Buscar

2 Tecnologia da informação e comunicação em educação-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Aluno (a):								Matrícula:
Unidade: VP 8 Turno:		 Data: ____/____/_____
Docente: Andrea Rosário
1. Analise as informações:
I. Governos e municípios estão dando os primeiros passos informatizando as escolas.
II. Diante do avanço tecnológico, o professor não poderá ser apenas um técnico.
III. Na educação tradicional o papel do professor é de um facilitador.
Está(ão) correta(s):
a) I 
b) I e II. 
c) I e III.
d) I, II e III.
e) I.
2. A participação da administração escolar no contexto tecnológico. Cabe aos dirigentes da instituição:
I. Apoiar os professores.
II. Contribuir para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação na escola.
III. Diretores e coordenadores passariam a procurar formas de tornar viável o acesso de professores e alunos às novas tecnologias.
IV. A colocação do microcomputador na sala de aula não garante um ensino inovador, crítico e transformador.
Está(ão) correta(s):
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) II e III
e) III e IV
3. A tecnologia tem invadido nossas vidas, desde as formas de inventar tanto artefatos como métodos e técnicas, para estender a capacidade física, sensorial, motora ou mental do homem, facilitando e simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente lhe dando prazer. A tecnologia educacional tem alguns diferenciais. Dos itens a segui, qual é verdadeiro?
a) A tecnologia irá substituir a figura do professor. 
b) A tecnologia educacional irá substituir os professores.
c) A tecnologia serve apenas de apoio ao professor. 
d) A tecnologia deve ser usada apenas para ensinar inglês. 
e) A tecnologia não pode ser usa da no modo pedagógico.
4. Analise as informações:
I. Utilizar a tecnologia em sala de aula não é tão simples, vários fatores promovem o sucesso ou fracasso na utilização do recurso.
II. A função do monitor é não permitir que o professor perca tempo com ações rotineiras.
III. O professor do futuro deve estar preparado para o uso das tecnologias em sala de aula como ferramenta de apoio pedagógico. 
Está (ão) correta (s ):
a) I
b) II
c) I e II
d) II e III
e) I, II e III
5. A tecnologia não irá, em nenhum momento, substituir a figura do professor, o aluno pode ser o melhor em nível tecnológico, mas não condiz com seu português, seu inglês ou suas formas de calcular. Em nível educacional:
a) Ela simplesmente colabora e permite novos caminhos e soluções para sanar as deficiências de ensino.
b) A tecnologia são ferramentas, programas e técnicas que permitem que o aluno reflita e aprenda o que está sendo ensinado.
c) Algumas dessas técnicas são simples e de fácil aprendizado, transmitidas de geração para geração, e se incorporam aos costumes e hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas.
d) A habilidades especiais em lidar com cada tipo de tecnologia, que encontramos ao executar nossas atividades cotidianas, lidando com vários equipamentos, produtos e serviços originados da tecnologia.
e) A tecnologia está presente em nosso dia a dia, em tudo que fazemos, seja para se comunicar, alimentar, locomover, comprar e outras atividades rotineiras.
6. A tecnologia invadirá todas as secretarias das escolas, tornando-se um pré-requisito para contratações de futuros profissionais para a área. No contexto pedagógico, ela vem:
a) Do volume de serviços, da velocidade e da necessidade de se chegar à frente, os recursos tecnológicos têm invadido nossas vidas em todos os ambientes. Governos e municípios estão dando os primeiros passos informatizando as escolas, promovendo a primeira necessidade básica para se trabalhar na educação, que são os conhecimentos mínimos necessários para a operação de micros.
b) Capacitando todos os monitores e professores por meio de parceria entre o Ministério das Comunicações e da Educação. A previsão do governo federal é que, até 2014, seja implantada uma rede com 100 mil telecentros. Esses telecentros serão compostos por dez computadores, um servidor central, central de monitoramento com câmera de vídeo, impressora a laser, projetor multimídia e todo mobiliário (cadeiras e mesas).
c) substituir a figura do professor, como na charge, o aluno pode ser o melhor em nível tecnológico, mas não condiz com seu português, seu inglês ou suas formas de calcular. Em nível educacional, a tecnologia são ferramentas, programas e técnicas que permitem que o aluno reflita e aprenda o que está sendo ensinado.
d) Se fundamentando através da inserção dos laboratórios, os quais vêm sendo adquiridos em longa escala, inicialmente promovendo as preocupações das adequações necessárias para o seu uso. Primeiro, eles são adquiridos, instalados, inaugurados e depois se analisa como deverão ser utilizados, é o que vemos na grande maioria das escolas, que possuem laboratórios maravilhosos, com recursos de mídia infinitos. Mas, infelizmente, não são utilizados porque são proibidos, ou falta profissional capacitado para trabalhar.
e) Diferente da tecnologia do celular, pois ela pode ou não ser utilizada, fica a cargo dos professores e da coordenação pedagógica essa decisão. Diferente da sociedade, que tem de se adequar às novas formas de viver, ela simplesmente colabora e permite novos caminhos e soluções para sanar as deficiências de ensino.
7. Diante do avanço tecnológico, o professor não poderá ser apenas um:
a) Técnico, em paralelo, que se trabalha a formação contínua de professores em deficiência mental, auditiva, visual, superdotação, altas habilidades e outras.
b) Objeto, ferramentas, programas e técnicas que permitem que o aluno reflita e aprenda o que está sendo ensinado.
c) Ser mais ou menos ativos durante o processo de aprendizagem; alguns se interessam mais, outros ficam quietos e não participam da proposta.
d) Único caminho para alcançar ou manter-se em condições de competitividade em nível individual ou nacional,
e) Técnico, mas um profissional que desenvolve, implementa inovações, participando ativamente e criticamente do processo, transformando-se em um agente dinâmico cultural, social e curricular que possa tomar decisões educativas e elaborar projetos com os colegas controlado pelo coletivo.
8. Um estudo desenvolvido em uma escola superior do estado de São Paulo analisou a diferença entre a sala de aula tradicional e aquela com tecnologia, em especial quanto ao uso da internet, visando descrever quais foram as mudanças que ocorreram nas formas de aulas, antes e após a utilização dos recursos tecnológicos aplicados na escola. O estudo concluiu, em um quadro comparativo, a situação do ensino tradicional e com o uso das novas tecnologias. O professor, com a nova tecnologia é:
a) Um colaborador ativo.
b) Um facilitador.
c) Pensamento crítico.
d) Sem limites
e) Interação.
9. Analise as informações. Sobre a descrição de tecnologia, é correto afirmar:
I. As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
II. Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
III. O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Está (ão) correta (s ):
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I, II e III
10. A entrada da informática na educação, no Brasil, está ligada diretamente ao ingresso dos microcomputadores, que ocorreu nos últimos trinta anos, principalmente no campo da microeletrônica, acarretando inúmeras transformações. Essas transformações ocorreram em vários setores econômicos. Quais foram esses setores?
a) Indústrias, bancos e telecomunicações.
b) Universidades, escolas e telecomunicações.
c) Lojas de produtos eletrônicos, bancos e telecomunicações.
d) Concessionárias, Lojas de produtos eletrônicos e escolas.
e) As escolas de ensino fundamental, médio e as universidades.
11. No ano de 1983 ocorreu investimento na educação com tecnologia no país. Como se deu esse investimento?
a) Política de Informática Educativa (PEI), do governo federal, das secretariasestaduais e municipais de educação e das universidades, a fim de inserir o computador no processo ensino-aprendizagem.
b) Comitê Assessor de Informática na Educação de Primeiro e Segundo Graus – CAIE/SEPS, aprovou-se o programa de ação imediata em informática na educação.
c) I Plano Setorial: Educação e Informática, prevendo ações nos segmentos de ensino e pesquisa relacionadas ao uso e aplicação da informática na educação.
d) Centro de Informática Educativa do MEC – CENIFOR, subordinado à Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa, seu papel era assegurar a pesquisa, o desenvolvimento, a aplicação e a generalização do uso da informática no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis e modalidades.
e) Comissão Especial de Informática na Educação (CE/IE), que elaborou e aprovou o projeto Educom – Educação com computadores, ficando a cargo da FUNTEVÊ, apoiado financeiramente pela Secretaria Especial de Informática (Seinf-MEC), pelo CNPq e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
12. Os avanços tecnológicos educacionais começaram na década de 1970, com a caracterização de dois pontos de vista: um restrito e outro amplo. Como se classifica um restrito?
a) Se enquadrava em uma linha diferente, baseada no desenvolvimento e na administração dos elementos sistêmicos.
b) O termo pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura.
c) O restrito estava limitado ao ensino dirigido apenas à utilização dos recursos dos microcomputadores no aspecto físico, ou seja, dominar os equipamentos.
d) É os processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos.
e) O conhecimento procede de ações que se generalizam por aplicação a novos objetos, gerando um esquema, uma espécie de conceito prático.

Continue navegando