Buscar

av2 Feita

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional T:121
Professora Lygia Ayres
AV2- 2020.2 
A atividade vale até 8,0 (oito) pontos e poderá ser realizada individualmente ou em grupo de até 4 alunos. 
1. Motivação: ambiente físico e social
Vários dados documentados demonstraram que algumas características físicas do local de trabalho podem estimular reações emocionais negativas nos trabalhadores. Pesquisas mostraram, por exemplo, que extremos de temperatura podem afetar as atitudes dos trabalhadores, bem como o desempenho e a tomada de decisão; que tarefas diferentes exigem diferentes níveis ótimos de iluminação, estando a escuridão significativamente correlacionada com a insatisfação no trabalho; além de provar que características físicas do ambiente de trabalho como limpeza, instalações ao ar livre e riscos à saúde desempenham um papel muito importante na determinação do modo como as pessoas realizam suas tarefas. 
 Analise a questão acima à luz da teoria motivacional de Herzberg (2.0)
Seguindo a teoria de Herzberg, essa teoria visa muito a satisfação do seu colaborador e a motivação dele, logo é analisado o que possa estar causando a insatisfação a ele, e baseado em estudos, quando o trabalho é mais com o físico, isso se torna muito desgastante e causa estresse, pois isso acaba impactando no trabalho do colaborador, porque pode causar estresse, insatisfação pela desvalorização e isso gera emoções negativas, para que isso não aconteça, as empresas devem valorizar mais os trabalhos físicos, como se preocupar com seu colaborador, ver o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho, haver alguma pessoa profissional que possa conversar e visar a valorização do mesmo, isso ajudaria muito para não acontecer as emoções negativas. 
2. Grupos: atos públicos ou passeatas
Como forma de protestar ou mesmo reivindicar ações governamentais, muitas vezes, a população vai às ruas em massa. Assim aconteceu com as manifestações que mobilizou milhões de cidadãos atravessando continentes em função do assassinato de George Floyd em 25 de maio de 2020 em Minneapolis (EUA). 
Pergunta-se: 
a) Quanto à natureza, que tipo de grupo essas manifestações caracterizam? (1,0)
São grupos sociais, esses grupos são formados a partir de princípios, relações iguais, eles possuem interesses e objetivos em comum, no caso de George Floyd, esse grupo possuía um interesse e uma luta em comum que era uma luta contra o racismo e isso moveu diversas pessoas de diversos locais.
b) Justifique teoricamente sua resposta (1,0)
De acordo com a ideia falada anteriormente, é possível afirmar que podemos ter grupos sociais como os de participação e de não participação, pois aqueles que temos vínculo ou não, a pertença ou não a determinado grupo será fundamental para determinar nosso comportamento em relação aos outros,, embora saibamos que se por um lado temos o direito de nos identificar ou não com algum grupo, por outro devemos fugir do preconceito e discriminação (em todos os aspectos possíveis) dos que estão em outros grupos. E isso de encaixa no caso de George Floyd, porque as pessoas deixaram interesses, discriminação de lado, e foram lutar por um bem em comum, algo que deixou um país e sua população indignados. 
3. Equipes: Um outro dispositivo de trabalho
Em sua jornada para chegar ao trabalho em equipe em sua agencia bancária, Maria Albuquerque está propensa a substituir pessoas por equipes e partir definitivamente para uma administração participativa e democrática. Entretanto, considerando que equipes de trabalho não surgem ao acaso e nem melhoram automaticamente sua produtividade.
 Nesse sentido, o que vocês sugerem à Maria Albuquerque no sentido de implementar sua aposta em equipes? (2,0)
Tanto equipes e tanto grupos são bons, porém ocorre diferenças, podemos observar que Maria almeja algo mais organizado, algo que encaixe melhor na equipe de trabalho dela, nesse caso equipes são formados por pessoas, que conversam entre si, olham todos os temas e debatem para que cheguem em uma única conclusão, primeiro debatem e depois montam um único resultado, mas nisso é necessário tempo ao tempo, pois somente com o tempo as equipes possam se encaixar e tornar uma coisa única, para que seja tudo organizado e correto, Com isso, pode-se afirmar que trabalhar em equipe, é muito melhor que trabalhar em grupo, porque em grupo há um único líder, cada pessoa faz algo individualmente e em equipe é algo totalmente diferente, pois um ajuda ao outro, conversam sobre tudo e chegam a um único resultado final.
4. Conflitos: Um dispositivo de potência?
Na verdade, a vida das pessoas é uma eterna sucessão de conflitos. Em suas interações, quase sempre as pessoas, grupos e organizações estão envolvidas em alguma forma de conflito. As pessoas precisam de coerência e senso lógico no sentido de atingirem uma situação de harmonia umas com as outras. Como a organização depende de colaboração e cooperação de pessoas que trabalham, os conflitos precisam ser administrados adequadamente. Caso contrário eles afetarão negativamente o comportamento da organização. 
Pensado hoje como potência o conflito quando bem administrado trará benefícios à organização. Assim sendo, desenvolva alguns efeitos positivos (consequências positivas) que o conflito pode produzir no contexto organizacional (2,0)
Conflitos são parte das relações humanas, logo desta forma, devem ser analisados com o objetivo de serem reconhecidos como efeitos dos processos de alteridade. O convívio em sociedade pressupõe a responsabilidade da coexistência e interação com a diferença que nos constitui e assim os conflitos emergem nas mesmas relações que nos aproximam. Existem conflitos, entretanto, que promovem a ruptura da possibilidade de serem encaminhados pelos protagonistas dos mesmos e por isso necessitam de interlocução. Então podemos entender que os conflitos de caráter positivo têm a capacidade de gerar desemprenho extraordinário, duradouro e produzir inovações, além de conseguir preparar as novas gerações de líderes.
A tensão é universal, e a necessidade de administrá-la faz parte de ser
humano, e uma tensão bem analisada e executada pode mostras a melhor
capacidade dos indivíduos. Entretanto quando realizada de forma errada, convertem
um bom propósito em um fracasso, deixando pessoas prejudicadas durante o
processo.
Para liderar pessoas e organizações, é necessário ter uma estratégia e
uma visão bem definida e um alinhamento bem estruturado, para que assim
conflitos positivos sejam promovidos e “disputados” de forma correta.

Continue navegando