Buscar

AVALIANDO 4

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Dona Cacilda, é uma idosa com 75 anos e tem se queixado de dor generalizada há cerca de 3 anos. Foi levada ao reumatologista que após avaliação clínica e exame de densitometria óssea, foi diagnóstica com osteoporose. Baseado nos seus conhecimentos sobre a patologia, marque a alternativa correta.
		
	
	O sexo masculino possui duas ou três vezes mais chances de fratura de quadril que o sexo feminino. Esta relação se justifica, nos homens, pela maior perda da densidade mineral óssea (DMO) que as mulheres.
	
	O tratamento de escolha é somente baseado na medicação que estimula a formação óssea.
	 
	A atividade física pode trazer grandes benefícios para pessoas osteoporóticas, como o ganho de massa muscular, que pode promover aumento da massa óssea (ou reduzir sua perda).
	
	Embora o envelhecimento afete o sistema ósseo, em ambos os sexos, o processo de reabsorção óssea começa a preponderar sobre o processo de formação do osso, no entanto seus efeitos não são significativos.
	
	A realização de exercícios físicos específicos não possui efeito sobre o quadro de osteoporose, embora ajude na manutenção da independência física.
	Respondido em 11/11/2020 18:04:02
	
Compare com a sua resposta: Devem ser enfatizados: Ganho de mobilidade; Manutenção do equilíbrio postural; Flexibilidade; Habilidades motoras que propiciem independência funcional (subir e descer escadas, calçar sapatos, levantar-se rapidamente). Deve-se levar em consideração, tipo de exercício, frequência, intensidade e duracão para uma correta prescrição.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Muitos idosos, mesmo recebendo o tratamento adequado para as doenças que os acometem, continuam apresentando incapacidade para executar as AIVD e/ou ABVD. Isso implica em comprometimento da qualidade de vida e pode significar que existam doenças ainda não diagnosticadas. A incapacidade funcional prévia é fator preditivo de desfecho desfavorável em idosos com doenças agudas. Existem muitos instrumentos para se avaliar a incapacidade funcional. Qual instrumento abaixo não é utilizado para avaliar incapacidade funcional?
		
	 
	 Escala de Lawton
	 
	 Escala da MAN
	
	 Índice de Katz
	
	 Escala de Barthel
	
	 Medida de independência funcional
	Respondido em 11/11/2020 18:03:44
	
Compare com a sua resposta: Agressor viver na mesma casa que a vítima; Filhos serem dependentes financeiramente de pais idosos; Idoso depender da família de seus filhos para sobreviver; Abuso de álcool e drogas pelos filhos, outros adultos da casa ou pelo próprio idoso; Ambiente de pouca comunicação, pouco afeto e vínculo na família; Isolamento social da família e da pessoa idosa; Idoso ter sido ou ser agressivo nas relações com seus familiares; Haver história de violência na família; Cuidador ter sido vítima de violência doméstica; Presença de depressão ou qualquer tipo de sofrimento mental ou psiquiátrico.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre o quadro Clínico da Doença de Parkinson, assinale a resposta incorreta:
		
	
	 O tremor acontece principalmente em mãos, antebraço, membros inferiores, maxila e língua.
	
	 A rigidez pode reduzir a ADM e causar contraturas e deformidades posturais.
	
	 A nutrição será comprometida e pode gerar pneumonia por aspiração.
	 
	 Os músculos extensores do tronco se tornam mais fortes causando uma postura mais cifótica.
	
	 A rigidez provoca no paciente com Parkinson alto gasto energético.
	Respondido em 11/11/2020 18:06:57
	
Compare com a sua resposta: Úlceras de pressão; Trombose; Pneumonia; Constipação; Perda de força muscular; Contraturas e encurtamento muscular; Afasia; Disfasia.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	OS SINTOMAS DE PREJUÍZO COGNITIVO, COMO DESORIENTAÇÃO, PERDA DAS HABILIDADES DE LINGUAGEM, PERDA DA CAPACIDADE DE CÁLCULO E JULGAMENTO INADEQUADO NÃO CONSTITUEM ALTERAÇÕES NORMAIS DO ENVELHECIMENTO, PARA ISSO É IMPORTANTE QUE O PROFISSIONAL DE SAÚDE CONHEÇA AS CONDIÇÕES COMUNS QUE AFETAM A COGNIÇÃO, QUE SÃO:
		
	 
	DELIRIUM, DEMÊNCIA E DEPRESSÃO
	
	DEPRESSÃO, DIABETES E DOENÇA DE ALZHEIMER
	
	AVC, DEMÊNCIA E TRAUMATISMO CRANIANO.
	
	CÂNCER, DELIRIUM E DEMÊNCIA
	
	ALZHEIMER, AVC E ESQUIZOFRENIA
	Respondido em 11/11/2020 18:07:23
	
Compare com a sua resposta: Ciclo de vida compreende o processo de transformação do ser humano e suas alterações, desde seu início até o fim da vida que pode ser subdividido em ciclos específicos. Fases: concepção, recém nascido, criança, adolescente, adulto, climatério e idoso
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e estão associadas à elevados índices de morbi-mortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce. Cerca de 30% das pessoas idosas caem a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos. As mulheres tendem a cair mais que os homens até os 75 anos de idade, a partir dessa idade as freqüências se igualam. Dos que caem, cerca de 2,5% requerem hospitalização e desses, apenas metade sobreviverá após um ano (Cadernos de Atenção Básica, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Ministério da Saúde, 2006). Dos testes abaixo, qual é o mais indicado para avaliação de quedas em idosos?
		
	 
	Timed Up and Go Test.
	 
	Escala de Barthel.
	
	Indice de Katz.
	
	Escala de Ashworth.
	
	Medida de Independência Funcional.

Continue navegando