Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE I

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO/CURSO 
Curso: Pedagogia - 4º semestre.
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.
Nome: Vanessa de Oliveira Goulart.
RGM: 20577532.
Disciplina: Práticas de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Tutor: Eder Anelli da Silva.
ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I.
A cultura é formada pelas as características humanas e o modo de vida da sociedade, como ressalta (Francisco, 2017) “A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, características muito importante de uma determinada comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população”.
No contexto escolar o professor deve trabalhar a questão da pluralidade baseada na educação inclusiva e fundamentada em práticas pedagógicas apropriadas, nesse sentido, é preciso considerar a bagagem que o aluno traz de casa, com isso, deve entender as limitações e dificuldades de seus alunos, com o foco de promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, referente a bagagem que os alunos trazem de casa, parte dessas são contrárias ao que é diferente, e que muitas vezes é construída dentro do próprio ambiente familiar. 
Enquanto profissionais da educação, temos um desafio muito grande em tentar mudar essas concepções familiares, no entanto, com a socialização e com atividades que levam a tomada de consciência, é possível trabalhar a empatia, valores, ética, entre outros, buscando assim reconstruir o conhecimento de mundo dos alunos usando outras linguagens, pois a aprendizagem e o ensino não se fazem única e exclusivamente na escola, as diferenças não devem ser nunca motivo de exclusão no ambiente educacional, mas sim de exaltação pessoal e coletiva. Há muitas possibilidades de ações que pode ser desenvolvidas na escola e estendida a comunidade, como projetos ou uma simples conversa/debate com o objetivo de expor e buscar uma formação de respeito, tolerância e empatia ao que é diferente, não apenas cultural, mas as diversidades como um todo. 
Ainda baseado no pensamento de Francisco 2017. “O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo”. Segundo Teixeira. “A abordagem proposta para pluralidade cultural pelos PCN tem um objetivo muito claro: utilizar o estudo da pluralidade cultural como forma de eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social. Um objetivo ainda mais nobre ultrapassa o estudo de manifestações artísticas, e nos ajuda a buscar uma vida em sociedade mais equilibrada e mais feliz”. 
De acordo com o material teórico e a experiência no estágio dos anos iniciais do ensino fundamental, penso que os professores devem ter como propósito: a luta contra o preconceito e a discriminação que levam à exclusão, ao contrário do que historicamente tem sido feito, quando as diferenças ficam disfarçadas, como sendo para que as igualdades sejam negadas. Ainda baseado no pensamento de Francisco 2017. “O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo”.
REFERÊNCIAS:
FRANCISCO. Wagner de Cerqueira de. A diversidade cultural brasileira em sala de aula – Brasil Escola, 2017. Disponível em: <https://educador.brasil escola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-de-aula.htm>. Acesso em 17 de maio de 2020.
TEIXEIRA, Silvana. Como trabalhar a pluralidade cultural nas escolas? - Centro de Produções Técnicas e Editora Ltda. Disponível em: <https://www.cpt. com.br/noticias/como-trabalhar-a-pluralidade-cultural-nas-escolas>. Acesso em 20 de maio de 2020.

Continue navegando