Buscar

GESTÃO EMPRESARIAL APLICADO AO TI

Prévia do material em texto

Processo de organização e as estruturas avançadas - 
Como os sistemas de Informação auxiliam nesse processo
 Orientador: André Machado
1
Um Sistema de Informação no cenário de gestão.
 Um sistema de informação de gestão é formado por outros sub sistemas e procedimentos que recolhem informações de diversas fontes dentro da empresa, tais dados podem ser usados para controlar finanças, estoque, compras, captação e contatos de clientes, por exemplo.
 
Os gerentes usam esse sistema para criar relatórios que lhes fornecem uma visão abrangente de todas as informações que eles necessitam para tomar decisões, que vão desde atividades corriqueiras até as estratégias mais importantes.
 
O principal objetivo de um sistema de informação em uma empresa é tornar a tomada de decisões dos gestores mais eficiente e produtiva. Ao reunir informações de uma variedade de fontes em um único banco de dados e apresentá-las em um formato lógico. O software pode fornecer tudo o que é necessário para a tomada de decisões, além de realizar uma análise aprofundada de questões operacionais.
2
Sistema de Informação gerencial e o processo de tomada de decisão 
 O sistema de informação gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão. A forma como dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que o a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa esta inserida. Este artigo tem como objetivo conceituar o que é o sistema de informação gerencial, mostrando sua importância e benefícios para as empresas que adotam o SIG como diferencial estratégico e como ferramenta fundamental no processo decisório da administração estratégica. Para melhor compreensão do leitor, têm-se casos de empresas que utilizam o SIG para fortalecer seu processo decisório.
3
OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS EM FACE DOS PROCESSOS DE INFORMATIZAÇÃO
4
O sucesso ou fracasso de um sistema de informação (SI) pode estar relacionado ao seu próprio processo de implantação, que envolve outros aspectos, além daqueles meramente tecnológicos, entre os quais a forte participação dos usuários. Albertin (1995, p. 61) destaca que o "SI tem se tornado um componente crítico do planejamento estratégico e da vantagem competitiva das organizações, levando os executivos a uma maior preocupação com a administração de informática". Após o período mais crítico de desenvolvimento, testes, adaptação e/ou implantação de um sistema de informação, como saber se tudo valeu a pena? Os benefícios compensam os custos? Os objetivos inicialmente definidos foram atingidos? Qual o nível de satisfação dos usuários? 
 continua no Próximo slide
OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS EM FACE DOS PROCESSOS DE INFORMATIZAÇÃO
continuação 
 Parece difícil mensurar os retornos com os gastos em informática. Paul Strassmann, autor do livro lançado em 1997, nos Estados Unidos, The Squandered Computer (O Computador Desperdiçado), discute o chamado paradoxo dos computadores ou paradoxo da produtividade. Ele analisou dados experimentais de cerca de 500 empresas desde 1980 e a sua primeira conclusão foi devastadora: "não há a menor relação entre quanto uma empresa investe em tecnologia da informação e seu sucesso econômico, seja ele medido como lucro, crescimento ou produtividade" (Strassmann apud Gurovitz, 1997, p. 86). Em síntese, altos investimentos em TI podem significar inovação, mas também desperdício. Gastar pouco pode ser sinônimo de prudência, mas também de atraso. Resta então atentar para o bom senso, pois em matéria de TI, o importante não é quanto se gasta, mas como se gasta. As decisões em relação à TI, portanto, são difíceis de serem tomadas, podendo envolver altos custos e os resultados nem sempre vêm a contento e no curto prazo.
5
1. RAPIDEZ NA TOMADA DE DECISÃO
6
Ao ter controle da performance do processo, é possível tomar decisões mais acertadas, pautadas em informações confiáveis. Assim, a organização conquistará agilidade para se adaptar rapidamente a mudanças no mercado ou a quedas de performance. Sem uma gestão de processos, isso dificilmente seria possível.
2. REDUÇÃO DE CUSTOS
7
Ao analisar a performance de um processo e seu fluxo é possível identificar desperdícios nos processos. Isso possibilita agir na causa raiz dos problemas, reduzindo os custos ocasionados por estes desperdícios.
Altos custos em processos estão normalmente associados a atividades mal organizadas e até à falta de visibilidade do processo. A gestão de processos traz mais clareza para o trabalho e busca formas de tornar a sua execução a melhor possível.
3. OTIMIZAÇÃO DE TEMPO
8
Entender o fluxo do processo e sua performance permite analisar e reconhecer as etapas do processo que não estão fluindo como o desejado. Assim, é possível realizar ações para otimizar as atividades, eliminando pontos de bloqueio do processo (gargalos) e otimizando o tempo dos processos.
4. AUMENTO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
9
A gestão de processos visa equilibrar os desejos dos clientes com os objetivos da organização, tendo como foco os resultados. Por isso, todo o trabalho realizado precisa colaborar diretamente com a entrega de valor ao cliente. Processos mais fluídos impactam positivamente na experiência do consumidor, contribuindo para que suas interações sejam as melhores possíveis com a organização.
5. TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS
10
Outro benefício da gestão de processos é tornar os processos mais compreensíveis para todos, melhorando a comunicação entre os stakeholders. Dessa forma, tanto os gerentes como os executores do processo estarão alinhados com os resultados que o processo traz e o que deve ser feito para atingi-los.
6. PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS
11
Quando as organizações contratam novos colaboradores alguém precisa ensinar o trabalho para os novatos, não é mesmo? A gestão de processos facilita essa transferência de conhecimento dando suporte através de uma documentação coesa e organizada do processo. 
Mesmo para colaboradores já experientes, a documentação padronizada dos processos serve como apoio para realizar suas atividades. Sempre que algo fugir da memória, ele poderá consultar a documentação feita. Assim, a empresa reduzirá os custos destinados para capacitação, facilitando a entrada de novos colaboradores.
7. FORTALECIMENTO DE PAPEIS
12
A gestão de processos contribui para a consolidação de papéis dentro do processo. Isso significa que cada participante do processo terá mais consciência do impacto do seu trabalho no resultado final, influenciando positivamente na motivação dos colaboradores. Uma vez que os papéis estejam bem definidos, você verá que o fluxo do processo será mais assertivo.
8. MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS
13
Processos bem estruturados facilitam a distribuição de recursos, pois dão visibilidade ao que realmente precisa ser feito. Lembra das práticas de gestão de processos citadas anteriormente? Através delas é possível perceber a melhor forma de um processo ser executado e garantir a repetibilidade do conjunto lógico de atividades.
9. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS EFICAZ
14
A tecnologia e a gestão de processos estão intimamente conectadas, mas não adianta nada simplesmente automatizar o caos! Antes de levantar algum projeto de automação, é preciso conferir se o processo está operando na sua melhor performance e executar ações de transformação, caso seja necessário.
Nesse sentido, a gestão de processos contribui para “arrumar a casa”, garantindo melhor desempenho dos processos após a automação
CONCLUSÃO
15
Estes são os pontos chaves e os benefícios de se ter uma boa gestão de processos de negócios.
Mais do que apenas software;
Mais do que apenas do que realizar melhoria ou reengenharia de seus processos – também trata dos problemas gerenciais;
Não apenas hype, é parte integranteda gestão;
Mais do que apenas modelagem, é também sobre a implementação e execução desses processos – e requer análise;
Por último, mas não menos importante, como disciplina de gestão, o BPM exige uma visão organizacional de ponta a ponta e um bom senso comum, que em muitas empresas podem ser escassos.
https://www.heflo.com/pt-br/bpm/porque-usar-bpm-e-necessario/
https://www.fm2s.com.br/gestao-por-processos/
https://www.euax.com.br/2019/04/gestao-de-processos/
FONTES
16
DANIEL TRAJANO DIAS – 201804065961
GABRIEL CARVALHO RODRIGUES - 201803305721
VICTOR SOUZA DA SILVA – 201804129445
DOUGLAS GABRIEL GUEDES - 201809083885
AUTORES
17

Continue navegando