Buscar

2ª Atividade_3ªAvaliação

Prévia do material em texto

Amore 2ª ATIVIDADE
3ª AVALIAÇÃO DE TEORIA PSICOLÓGICA I- COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Professora: Profa. Me. Mariana Guedes de O. Franco
Alunos: Mizael Galbrian de Souza Costa e Laura Morico
Curso: Psicologia 
Data da Entrega: 23/07/2020
Ano/Período: 3º ano / 5º período
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO
· Leia os enunciados apresentados com atenção.
· Esta avaliação deve ser realizada em duplas ou em trios;
· Trechos com plágio irão zerar a pontuação do trabalho;
· Avaliações com trechos idênticos serão zeradas;
· Utilize linguagem formal científica;
· A entrega do trabalho deve ser feita através do formulário: https://forms.gle/odVf1f8VD2bcZFHy6
Leia atentamente o estudo de caso abaixo:
As preocupações de Wagner
Wagner é um homem branco, de 42 anos, casado e pai de duas meninas, de 8 e 5 anos de idade. Ele trabalha como consultor em uma financeira de grande porte, onde tem reuniões individuais com clientes cujas contas de aposentadoria ele cuida. Ele está casado há quase sete anos com Júlia, uma bibliotecária de 34 anos. Suas duas filhas são adotadas. Wagner se descreve como uma pessoa que se preocupa demais. Suas preocupações excessivas envolvem as finanças da família, a saúde dos parentes, a poupança para pagar a universidade das filhas, a política e o meio ambiente, além de problemas menores, como o conserto do carro e comprar roupas. Devido a suas preocupações, Wagner gosta de fazer planos para o futuro. Por exemplo, já desenvolveu um plano bem elaborado para que as filhas cursem universidade. No passado, suas preocupações com o conserto do carro levavam a visitas regulares na oficina, além das revisões de praxe, para que o carro fosse vistoriado antes que fosse detectado algum problema. Em diversas ocasiões a oficina encontrou problemas potenciais. Outras preocupações, como interesse sobre política e o meio ambiente, não podem ser resolvidas com planos para o futuro, o que ele acha frustrante. Wagner seguidamente tem dificuldades para dormir e se sente tenso e estressado. Julia reconhece que essas preocupações são excessivas e costuma questiona-lo a respeito. Contudo, ela também valoriza sua devoção a família e acha que Wagner cuida bem dela e das crianças. Ao mesmo tempo, ela gostaria que Wagner ficasse menos estressado com problemas menores e que conseguisse relaxar e aproveitar a vida. Uma das áreas de maior preocupação de Wagner é a manutenção de seu emprego. Ele acredita na ideia “preocupar-me com meu emprego vai me ajudar a mantê-lo” e por isso, presta atenção e busca notícias sobre os índices de desemprego no país, além de estar sempre atualizado sobre os dados mais recentes da economia e sobre as previsões para os próximos meses. Diante da situação de pessoas estarem sendo demitidas em sua empresa, Wagner geralmente se preocupa e tem diversos pensamentos do tipo “e se...”. Nessas ocasiões sente-se ansioso, seu corpo fica muito tenso, sente dores nas costas e maxilar. Quando os níveis de ansiedade e tensão muscular estão muito intensos, Wagner busca apoio e se dedica ainda mais a compreender o cenário econômico atual.
Uma das representações visuais do modelo cognitivo é a imagem seguir:
7
6
5
4
3
2
1
Como é possível observar, o modelo compreende sete elementos que se inter-relacionam.
QUESTÃO 1 (2,5)
Descreva esses sete elementos no caso de Wagner
1- As pessoas do trabalho de Wagner estão sendo demitidas. 
2- Ele acredita que se preocupar com o emprego, vai ajudar a mantê-lo. 
3-Os processos de atenção são voltados as preocupações exacerbadas na situação financeira da família, o bem estar familiar, além das preocupações sobre o investimento nos estudos das filhas e questões a nível macrossocial. 
4- Ele tem pensamentos do tipo “E se...”, o mesmo fica se questionando, desenvolvendo assim os pensamentos mal adaptativos. 
5- Se sente tenso, estressado e apresenta casos de ansiedade.
6-Dores nas costas, no maxilar e apresenta sintomas de insônia.
7- Pesquisa ainda mais sobre o cenário atual (desemprego, economia e etc).
QUESTÃO 2 (2,5)
Explique a relação entre os elementos do modelo e como, no caso de Wagner, a inter-relação entre eles contribui para a manutenção da ansiedade 
No caso analisado, Wagner demonstra uma enorme preocupação com sua vida financeira, na qual é sempre descrita visando não ter condições de pagar a faculdade das filhas em breve, assim a preocupação em gerar uma poupança para esses fins, caso aconteça algo. 
O fator desencadeador está relacionando com as várias demissões na empresa em que Wagner trabalha, gerando assim, pensamentos maus adaptativos, onde o mesmo interpreta que para manter o emprego é melhor se preocupar e estar sempre em alerta, avaliando assim, uma possibilidade de demissão.
Para “tranquilizar este pensamento” ele dedica uma boa parte da sua atenção em buscar notícias sobre desemprego e economia, acreditando que fazendo isso, manterá o seu emprego.
Toda esta preocupação que rodeia a sua vida, desde as preocupações que giram em torno da sua situação pessoal, quanto profissional o deixa tenso e estressado, modificando seu sono e provocando dores nas costas, maxilar e causando quadros de insônia.

Continue navegando