Buscar

aliciene AV2

Prévia do material em texto

Nome: Aliciene de Souza Correa Matrícula: 201702068821Disciplina: CEL0043 / GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA Data: 19 /06/2020
1. 1. _______ de 2,00 Carla é uma diretora muito responsável e planeja o calendário escolar com bastante antecedência. Assim, para o próximo ano, programou uma carga horária anual de 800 horas , distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escola , incluindo o Conselho de Classe e os dias das provas. Esta programação está de acordo com a legislação vigente?
RESPOSTA: O planejamento da diretora não está de acordo com a legislação. Por que o conselho de classe não se inclui nas 800 horas distribuídas nos 200 dias letivos.
De acordo com o artigo 24 da Lei №9394/96 em seu inciso I diz que: a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
2. 2. _______ de 2,00 Por que o conselho escolar é um mecanismo tão importante para a gestão democrática?
RESPOSTA:
Porque o conselho escolar tem como função contribuir cada vez mais para que a escola cumpra sua função de educar, construir a democracia e a cidadania participativas, realizar um processo de aprendizagem significativa, respeitar e valorizar o saber e a cultura do estudante e da comunidade, usar significativamente o tempo pedagógico e ser democrática e participativa mente gerida.
Mas não é só isso. Muitas escolas têm experimentado o fortalecimento do Conselho Escolar como espaço de decisão e deliberação das questões pedagógicas, administrativas, financeiras e políticas da escola. Ou seja, essas escolas vêem o Conselho Escolar como um grande aliado na luta pelo fortalecimento da unidade escolar e pela democratização das relações escolares. O processo de democratização da escolha de diretores tem contribuído para se repensar a gestão escolar e o papel do diretor. Há uma tendência crescente de entender o diretor como líder da comunidade e como gestor público da educação e não como mero representante ou preposto de um determinado governo. Refletindo sobre os diretores eleitos, Paro afirma que.
parece que o diretor consegue perceber melhor, agora, sua situação contraditória, pelo fato de ser mais cobrado pelos que o elegeram. Esse é um fato novo que não Gestão democrática e a autonomia da escola 53 pode ser menosprezado. À sua condição de responsável último pela escola e de preposto do Estado no que tange ao cumprimento da lei e da ordem na instituição escolar, soma-se agora seu novo papel de líder da escola, legitimado democraticamente pelo voto de seus comandados, que exige dele maior apego aos interesses do pessoal escolar e dos usuários, em contraposição ao poder do Estado. Isto serviu para introduzir mudanças na conduta dos diretores eleitos, que passaram a ver com as solicitações de professores, funcionários, estudantes e pais” (PARO, 2001, p. 69).
 3. 3. _______ de 2,00 O princípio educativo que determinou o projeto pedagógico da educação escolar para atender a demandas da organização do trabalho de base taylorista/fordista, ainda dominante em nossas escolas, deu origem às tendências pedagógicas conservadoras em todas as suas modalidades, as quais, embora privilegiassem ora a racionalidade formal, ora a racionalidade técnica, sempre se fundaram na divisão entre pensamento e ação. Quando o texto faz referência à organização do trabalho de base taylorista/fordista, ele está-se reportando a uma concepção de gestão ainda presente na administração de muitos tipos de instituições, inclusive a escola. a) Explique a concepção de administração de "base taylorista/fordista" a que o texto se refere. b) Caracterize, por meio de um exemplo, a forma de gestão escolar que se relaciona com essa concepção.
a) Explique a concepção de administração de "base taylorista/fordista" a que o texto se refere.
RESPOSTA: O taylorismo caracteriza-se como uma forma avançada de controle do capital (com o objetivo de elevar a produtividade do trabalho) sobre processos de trabalho nos quais o capital dependia da habilidade do trabalhador... De que forma? Através do controle de todos os tempos e movimentos do trabalhador; ou seja, do controle de todos os passos do trabalho vivo. Estamos bastante distantes da forma descrita por Marx do ajustamento da base técnica às determinações do capital: num momento mais avançado do desenvolvimento do capitalismo, à questão historicamente recolocada de sua dependência frente ao trabalho vivo, o capital reage de uma forma diferente: ao invés de subordinar o trabalho vivo através do trabalho morto, pelo lado dos elementos objetivos do processo de trabalho, o capital lança-se para dominar o elemento subjetivo em si mesmo. Esta 'façanha' do capital significa, em uma palavra, a busca da transformação do homem em máquina. (MORAES NETO, 1989, p. 34).
O fordismo caracteriza o que poderíamos chamar de socialização da proposta de Taylor, pois, enquanto este procurava administrar a forma de execução de cada trabalho individual, o fordismo realiza isso de forma coletiva, pela via da esteira. (ibidem, p. 36-37).
b) Caracterize, por meio de um exemplo, a forma de gestão escolar que se relaciona com essa concepção.
RESPOSTA: As teorias que constituíam a base da formação e da prática da administração escolar eram as teorias gerais de administração. Concebia-se a administração como uma área de conhecimento tout court, com princípios, leis, métodos e técnicas universais, aplicáveis a qualquer setor da atividade humana. Com este pressuposto, as disciplinas oferecidas em cursos de formação de administradores escolares ou gerentes eram chamadas de Teorias de Administração Aplicadas à Educação.
 4. 4. _______ de 2,00 Complete a afirmativa abaixo: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9.394/96 TÍTULO V Dos Níveis e das Modalidades da Educação e do Ensino CAPÍTULO I Da Composição dos Níveis Escolares Art. 21. A educação escolar compõe-se de:.................................................................. EPS 16/06/2020 18(37:
RESPOSTA: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
II - educação superior.
5. 5. _______ de 2,00 Motta (2017) inicia o seu livro discutindo sobre a "Realidade social, educação e escola". A partir dos estudos e discussões acerca deste tema, descreva como questões como a evasão escolar, a realidade social de pais e alunos e.
RESPOSTA: A evasão escolar é considerada um dos graves problemas do sistema escolar brasileiro, principalmente em crianças carentes, além de ter um grande número de reprovações nos anos iniciais do fundamental, insuficiência na alfabetização e letramento, exclusão da escola ao longo dos anos ou dificuldades escolares não superadas pelos alunos que comprometem o seguimento dos estudos, que logo “evadem” da escola. A finalidade de explicar a repetência não só está ligada as deficiências do aluno, mas por outros fatores como: características individuais dos alunos, as condições familiares, a interação professor-aluno, aspectos internos e estruturais da organização escolar ou , podendo ser ela a dificuldade de acesso a uma escola, a falta de interesse e motivação por parte da família ou do aluno ou até mesmo a necessidade de trabalhar 
A família tem sua parcela de responsabilidade, quanto devido à desestruturação familiar, a necessidade de complementação de renda, falta de recursos financeiros, que muitas famílias, hoje, necessitam de apoio, que acarreta a infrequência do aluno na escola. Muitos alunos vão à escola e lá fazem suas refeições, muitas das vezes não há material didático suficiente e precisam parar de estudar para ajudar em casa, são muitos os casos de alunos adolescentes e jovens. Além de ter famílias com sérios problemas afetivos e não acompanhar a vida escolar do aluno, mas que esta procurasse a escola e se interessasse mais pelo saber da criança, talvez fosse possível evitar aevasão escolar.
“De fato, só se educa pelo meio na educação pela família é que este princípio fundamentalmente ainda melhor se aplica”. (TEIXEIRA, 1967, pág.54)
E ao fracasso escolar, a aprendizagem e o desempenho dependem primeiramente da inter-relação entre mãe e filho, e posteridade, entre professores de alunos, ou seja, a relação entre mãe e filho constitui fator primordial para um bom desempenho do aluno, posteriormente vem a relação professor/aluno. Levando em conta que o fracasso acarreta um número elevado seguido de várias reprovações, comprometendo a vida escolar da criança, que logo desmotiva o jovem e sua permanência na escola.
De acordo com a LDB (1996) a evasão escolar tem sido um tema que leva ao desenvolvimento tanto nas escolas como na sociedade de projetos para tentar diminuir ou erradicar esse problema:

Continue navegando

Outros materiais