Buscar

AV2 Prática Profissional do Contador

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
2 / 2 pts 
Analise o excerto a seguir:
Art. 225. As operações de incorporação, fusão e cisão serão submetidas à deliberação da assembleia-geral das companhias interessadas mediante justificação. (BRASIL, 1976).
BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as sociedades por ações. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm>. Acesso em: 29 maio 2018.
Havendo interesse das sociedades envolvidas, os administradores assinam um documento que, acompanhado da justificação, será apresentado à assembleia geral. Que documento é esse?
  
Protocolo
  
Documento de intensões
  
Contrato de compra e venda
  
Estatuto social
  
Contrato Social
Havendo o interesse das sociedades envolvidas, os administradores assinam um documento chamado protocolo que, acompanhado da justificação, será apresentado à Assembleia Geral Extraordinária para aprovação.
 
Pergunta 2 
2 / 2 pts 
Analise a definição sobre cisão apresentada a seguir:
Art. 229 - é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para este fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão. (BRASIL, 1976).
BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm>. Acesso em: 29 maio 2018.
 
Com base nesta definição, a cisão pode ser realizada de duas formas. Assinale a alternativa que indica quais são essas formas.
  
Cisão total e cisão geral.
  
Cisão inicial e cisão final.
  
Cisão total ou cisão parcial.
  
Cisão geral e cisão parcial.
  
Cisão ordinária e extraordinária.
De acordo com nossos estudos, a cisão pode ser total ou parcial.
Na cisão total, a sociedade cindida transfere todo o seu patrimônio para as novas sociedades constituídas, sendo extinguida ao final do processo. Por outro lado, na cisão parcial, a sociedade cindida transfere para as outras sociedades apenas parte do seu patrimônio líquido, mantendo em seu o poder a parte restante e mantendo-se em operação.
 
Pergunta 3 
2 / 2 pts 
Analise o texto a seguir:
Incorporação é quando “[...] uma empresa absorve todo o patrimônio de outra, trazendo seus ativos e passivos para dentro do Patrimônio da incorporadora, desaparecendo a incorporada” (MARTINS et al., 2010, p. 406).
MARTINS, E. et al. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.
 
Os lançamentos contábeis que deverão ser realizados na sociedade incorporadora tomarão por base:
  
O protocolo assinado pela administração ou pela justificação.
  
os balanços levantados na data-base ou no protocolo assinado pela administração.
  
Os balanços levantados e as justificações.
  
Laudos de avaliação e o protocolo assinado pela administração.
  
Os balanços levantados na data-base ou no laudo de avaliação.
Os lançamentos contábeis que deverão ser realizados na sociedade incorporadora tomarão por base os balanços levantados na data-base ou no laudo de avaliação.
 
Pergunta 4 
2 / 2 pts 
Analise a definição de cisão apresentada a seguir:
Cisão é quando “parcelas dos ativos e ou dos passivos de uma empresa são transferidos para uma outra ou para outras, criada nesse momento ou já existente anteriormente; pode ou não desaparecer a que teve seu patrimônio cindido”. (MARTINS et al., 2010, p. 406).
MARTINS, E. et al. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.
Com base nessa definição, quando uma empresa é cindida totalmente, o que acontece com as suas obrigações?
  
Serão de responsabilidade de todas as sociedades que receberam parte do patrimônio da empresa cindida de forma subsidiária.
  
As obrigações serão dos sócios dissidentes.
  
Como a empresa foi extinta, logo, suas obrigações não poderão mais ser cobradas.
  
Serão de responsabilidade de todas as sociedades que receberam parte do patrimônio da empresa cindida, de forma solidária.
  
A responsabilidade pelas obrigações assumidas pela empresa cindida será da primeira empresa criada a partir da cisão.
O Art. 233 da Lei 6.404/76 determina que, na cisão com extinção da companhia cindida, as sociedades que absorverem parcelas do seu patrimônio responderão, solidariamente, pelas obrigações da companhia extinta.
 
Pergunta 5 
2 / 2 pts 
As normas que regulam a Contabilidade brasileira são bastante amplas e complexas. O organismo central para a regulação dessa importante disciplina é o Conselho Regional de Contabilidade.
Dentre as finalidades do Conselho Federal de Contabilidade, todas as assertivas estão corretas, exceto:
  
O Conselho Federal de Contabilidade edita normas técnicas e profissionais de observação obrigatória pelos profissionais da Contabilidade.
  
O Conselho Federal de Contabilidade, por meio dos conselhos regionais de cada estado, exerce a fiscalização da profissão, sendo o CFC considerado o último órgão de recurso.
  
A finalidade de fiscalizar técnica e eticamente o exercício da profissão contábil é alcançada mediante trabalho desenvolvido pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.
  
Nos termos da delegação conferida pelo Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, constitui competência dos Conselhos de Contabilidade orientar, disciplinar, fiscalizar técnica e eticamente o exercício da profissão contábil em todo o território nacional.
  
O Conselho Federal de Contabilidade possui a prerrogativa de editar normas que regulamentam a profissão e essas normas podem extrapolarem os ditames da lei.
 
Como apresentado na Unidade 5 no tópico 5.1 Introdução.
 
Apesar de o Conselho Federal de Contabilidade possuir a prerrogativa de editar normas que regulamentam a profissão, não podem essas normas extrapolarem os ditames da lei. As leis são de competência exclusiva do
poder legislativo, não podendo o Conselho furtar essa competência sob a desculpa de normatizar a profissão. Em outras palavras, a norma editada pelo CFC deverá estar dentro dos limites da lei.
 
Pergunta 6 
2 / 2 pts 
Analise o texto a seguir:
P3. O objetivo da NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL é facilitar a formulação consistente e lógica das normas. Ela também fornece uma base para o uso de julgamento na solução de problemas de contabilidade. (NBC TG – Geral).
A NBC TG – Geral, que tem seus objetivos apresentados no texto anterior, são segregadas em:
  
Normas Gerais, simplificadas e específicas.
  
Normas completas e normas incompletas.
  
Normas completas, normas simplificadas e normas específicas.
  
Normas completas, simplificadas e Gerais.
  
Normas Gerais, específicas e discriminatórias.
As NBC TG – Geral é segregada em normas completas, que tratam sobre as empresas em geral, normas simplificadas, que tratam das Pequenas e Médias empresas (PMEs) e normas específicas, que tratam, como o nome mesmo diz, de assuntos específicos que compreendem as interpretações técnicas e os comunicados técnicos.
 
Pergunta 7 
2 / 2 pts 
Analise o texto a seguir:
200.1 Esta Norma descreve como a estrutura conceitual contida na NBC PG 100 se aplica a determinadas situações para contadores externos. Esta Norma não descreve todas as circunstâncias e relacionamentos que podem ser encontradas por contador externo que criam ou podem criar ameaças ao cumprimento dos princípios éticos. Portanto, o contador externo é incentivado a permanecer alerta a essas circunstâncias e relacionamentos. Esta Norma se aplica também aos Técnicos em Contabilidade, no que couber. (NBC PG 200).
O texto destacado apresenta o assunto constante na NBC PG 200. Em quais normas esse tema é tratado?
  
Nas normas de contabilidade aplicadas ao setor público.
  
Nas normas de contabilidade aplicadas aos contadores que atuam como auditores independentes.
  
Nas normas de contabilidade convergentes com as normas internacionais.
  
Nas normas de contabilidade aplicadas aos contadores que atuam como peritos.Nas normas de contabilidade aplicadas a todos os profissionais de contabilidade.
As normas de contabilidade aplicadas a todos os profissionais de contabilidade é a norma NBC PG – Geral. Essa norma é segregada em NBC PG 100, NBC PG 200 e NBC PG 300. O texto apresentado refere-se à NBC PG 200, logo, é parte integrante da NBC TG – Geral, que traz as normas de contabilidade aplicadas a todos os profissionais de Contabilidade.
 
Pergunta 8 
2 / 2 pts 
Analise o texto a seguir:
Deverão constar do distrato: 
a) a importância repartida entre os sócios, se for o caso; 199 Manual de Atos de Registro do Comércio
b) referência à pessoa ou pessoas que assumirem o ativo e passivo da sociedade porventura remanescente; 
c) indicação dos motivos da dissolução; e 
d) indicação do responsável pela guarda dos livros (art. 53, inciso X do Decreto 1.800-96.). (Manual de Registro do Comércio, CRC/RS, p. 198).
CRC/RS. Manual de registro do comércio. Disponível em: <http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_manual_atosj.pdf?368dfb>. Acesso em: 15 maio 2018.
 
O Distrato Social é um item integrante de um serviço prestado por escritórios de contabilidade. Qual esse serviço é realizado por qual departamento?
  
Departamento Pessoal.
  
Departamento Societário.
  
Departamento Contábil.
  
Departamento Fiscal.
  
Departamento Administrativo.
Um dos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade é o serviço de legalização, alteração e encerramento de empresas. Quando uma sociedade empresarial encerra suas atividades, precisa confeccionar um documento chamado Distrato Social. Esse serviço é prestado pelo Departamento Societário.
 
Pergunta 9 
2 / 2 pts 
Analise o texto a seguir:
De acordo com Fabretti (2009, p. 5), a contabilidade tributária é o “[...] ramo da contabilidade que tem por objetivo aplicar na prática conceitos, princípios e normas básicas de contabilidade e da legislação tributária, de forma simultânea e adequada”.
FABRETTI, L.C. Contabilidade Tributária. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009
Assinale a opção a seguir que apresenta apenas impostos de competência dos estados:
  
ICMS, IPVA e II
  
IPTU, IPVA e ICMS
  
ITCMD, ICMS e IPVA
  
II, IE e IR
  
ITBI, ICMS e IPVA
Os impostos de competência dos estados são: ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações; ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços e IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
 
Pergunta 10 
2 / 2 pts 
Analise o texto a seguir:
O cumprimento da missão das entidades empresariais está fundamentado no conceito de criação de valor, associando dentro do mesmo escopo o processo de informação gerado pela contabilidade para que as entidades possam cumprir adequadamente sua missão. (PADOVEZE, 2010, p. 34).
PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 2010.
A criação de valor de uma empresa passa por uma gestão competente, que deve ser amparada por relatórios que apresentem informações úteis e relevantes. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica quais os relatórios obrigatórios a serem utilizados pelas empresas, com base na Lei 6.404/76.
  
Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Livro-caixa, Livro-razão, Balancetes Mensais.
  
Balanço Patrimonial, Livro-caixa, Livro -razão, Balancetes Mensais.
  
Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado.
  
Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Resultado Abrangente.
  
Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Livro-caixa.
De acordo com o Art. 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações obrigatórias a serem apresentadas pelas empresas são:
I. balanço patrimonial;
II. demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III. demonstração do resultado do exercício; e
IV. demonstração dos fluxos de caixa; e 
V. se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

Continue navegando