Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
 
 DISCIPLINA: PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES- CEL0381
 
 
 
 
RIO DE JANEIRO
2020
NATÁLIA...
 
2
 Relatório exigido para Prática como Componente 
 Curricular da disciplina de Avaliação Institucional.
 Orientador: MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES
NOVEMBRO
2020
 Itaú Social e Fundação Lemann
Nesse trabalho escolhi duas grandes intuições parceira da Natura, e suas ações que desenvolvem em favor da educação, empresas de diferentes funções, porém com o mesmo objetivo na educação. Iniciaremos pelo projeto Aprendendo Sempre é uma plataforma online e gratuita, que reúne soluções, orientações, experiências e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Aprendendo Sempre é uma iniciativa de uma coalizão de organizações sociais para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantir que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas em todo o Brasil. Aprendendo Sempre é resultado de um esforço coletivo de organizações sociais do terceiro setor, com o objetivo de promover atividades de ensino e aprendizagem fora das escolas, de forma efetiva e com equidade, tornou-se um desafio sem precedentes para a comunidade escolar. Esta plataforma reúne uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas para ajudar a facilitar esses trabalhos. Para o Itaú Social, ações que promovem o uso social da leitura, da escrita e da matemática são investimentos estratégicos, pois o domínio dessas competências fundamentais permite o acesso às demais áreas do conhecimento e garante a participação social efetiva.
O Itaú Social organizou uma série de materiais de apoio no enfrentamento dos desafios gerados pela pandemia do Coronavírus na educação. O conteúdo, que inclui ferramentas como vídeos, apresentações e instrumentos, busca apoiar, principalmente, as secretarias municipais de educação. Já os materiais produzidos para as secretarias estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento foram construídos na perspectiva de colaboração com as redes municipais. Apresentando seus programas:
Calendário letivo: cumprir o calendário letivo em dias e horas é muito importante para garantir o direito à educação de cada criança, adolescente e jovem. Agora, quais as possibilidades de reorganização, considerando o cenário atual? Quais normativas devem ser consideradas? O site traz ainda planilhas para a reorganização do calendário e um modelo de plano de ação.
⠀
Alimentação escolar: é preciso garantir o acesso à alimentação escolar para todos os alunos durante o período de isolamento social. Como os municípios podem se estruturar para isso? Quais modelos de acesso à alimentação podem ser mais adequados e quais cuidados são necessários no processo de fornecimento?
Atividades pedagógicas não presenciais: o foco deve ser a redução dos potenciais danos ao aprendizado das crianças e adolescentes. Como atingir a todos estudantes, especialmente os que se encontram em situações mais vulneráveis? Como acompanhar a participação e envolvimento dos estudantes? Como as atividades vão dialogar com as aulas após a paralisação?
⠀
Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva: os estudantes público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Como reorganizar o calendário escolar para atendê-los? Como produzir videoaulas que garantem a acessibilidade? De que forma estabelecer uma atuação em rede?
Letras e Números: a proposta é promover e/ou apoiar ações que enxerguem a leitura, a escrita e a matemática como instrumentos de cidadania, deslocando a visão consagrada de que são “meras competências escolares” para o entendimento de que são elementos constitutivos da vida plena na sociedade.
Escrevendo o Futuro: é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa.
O programa reúne iniciativas relevantes e abrangentes. Uma delas é o portal “Escrevendo o Futuro”, ambiente de formação a distância que disponibiliza materiais para o ensino da leitura e da escrita. A plataforma promove a troca de experiências entre os usuários e o contato com desafios e soluções para a prática de sala de aula.
O programa realiza, ainda, a “Olimpíada de Língua Portuguesa”. O concurso de produção de textos, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, mobiliza professores e alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A Fundação Lemann é uma organização familiar e sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e apoia pessoas comprometidas em resolver grandes desafios sociais do país. Desde 2002, a Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Eles realizam projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiam centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Um dos objetivos da Fundação Lemann é colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e formar líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade.
Educação pública de qualidade
Educação é um direito de todos. E nós escolhemos trabalhar com a educação pública para que alunos de norte a sul do país tenham todas as oportunidades que sonharem. Apoiamos milhares de escolas com soluções inovadoras e com iniciativas que já existem e dão bons resultados. Trabalhamos lado a lado com professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem que forma para a vida.
Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração
O PARC oferece suporte técnico para que os estados, em regime de colaboração com seus municípios, possam desenhar e desenvolver uma política com foco na alfabetização das crianças na idade certa. Com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, o PARC é inspirado no Programa de Alfabetização do Ceará - experiência reconhecida nacionalmente por elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais de 3,5 para 6,1.
A ideia do programa é colaborar com diferentes realidades do Brasil construindo políticas sólidas que façam a diferença na aprendizagem por muitos anos e décadas (independente da nossa parceria ou da gestão vigente).
CONSTRUINDO CAMINHOS
O roteiro apresenta uma lista de ações que precisam acontecer para que seja possível garantir os direitos de aprendizagem aos estudantes. Em cada tópico, estão mencionados materiais e ferramentas que podem apoiar as secretarias em cada etapa. Como ponto de partida para esse trabalho, o documento sugere o currículo, que deve ser a principal referência para todas as ações e políticas pedagógicas de uma rede de ensino, no contexto da pandemia ou fora dele. Ao tornar claros os objetivos que se deseja alcançar, ele favorece um trabalho eficaz e coerente, capaz de garantir os direitos de aprendizagem a todos os estudantes. 
Ensino Híbrido
Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptara rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor!
O Ensino Híbrido propõe:
· Maior engajamento dos alunos no aprendizado
· Melhor aproveitamento do tempo do professor
· Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas
· Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno
· Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos
· Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno
Referências Bibliográficas
https://www.convivaeducacao.org.br/
https://www.institutonatura.org/instituto-natura-10-anos/
 https://www.institutonatura.org/nossas-acoes-no-contexto-do-covid-19/
https://www.itausocial.org.br/
https://fundacaolemann.org.br/
https://fundacaolemann.org.br/educacao-publica-de-qualidade
https://fundacaolemann.org.br/projetos/parceria-para-alfabetizacao-via-regime-de-colaboracao

Outros materiais