Buscar

Genética Básica - Determinação do sexo

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS- Genética Básica / Determinação do sexo
1- O que é herança holândrica?
2- O que é uma herança sexo-ligada ou totalmente ligada ao sexo?
3- Qual o tipo de herança da calvície em humanos?
4- Caracterize a herança autossômica dominante.
5- Caracterize a herança autossômica recessiva.
6- Como é a diferenciação sexual nos mamíferos?
7- Como é a determinação do sexo em aves?
8- Qual a importância dos Genes CHD (chromo-helicase-DNA-binding) na
maioria das aves?
9- Cite dois genes importantes do cromossomo Y.
10- Cite alguns caracteres qualitativos ligados ao sexo nos animais
domésticos.
RESPOSTAS:
1. É uma herança restrita ao sexo, ligada ao cromossomo Y. Nesse caso todo homem afetado tem o filho afetado também, já as filhas serão normais. Alguns fatores podem contribuir para sabermos se a herança é ligada ao sexo, sendo eles:
1º) Quando o cruzamento de um macho afetado com uma fêmea não afetada gera uma descendência diferente do cruzamento entre um macho não afetado com uma fêmea afetada.
2º) Quando a proporção fenotípica entre os descendentes do sexo masculino forem nitidamente diferentes da proporção nos descendentes do sexo feminino.
2. É a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não homóloga dos cromossomos sexuais, ou seja, no caso da espécie humana, os genes presentes no cromossomo X não tem correspondentes no cromossomo Y.
3. É um tipo de herança autossômica influenciada pelo sexo, nesse caso, incluem-se as características determinadas por genes localizados nos cromossomos autossomos, que são de certa forma, influenciados pelo sexo do indivíduo. Dentro do par de genes autossômicos, um deles é dominante nos homens e recessivo nas mulheres, e o inverso ocorre com o seu alelo.
4. Uma doença autossômica dominante significa a presença do par de genes dominantes num par de cromossomos que não aquele que determina o sexo, portanto tanto os indivíduos do sexo masculino, como feminino podem ser afetados.
5. Uma doença autossômica recessiva é caracterizada por atingir homens e mulheres na mesma proporção e induzida pelo gene recessivo originado do cruzamento dos pais do indivíduo, sendo que a doença só se manifesta se tiver 2 alelos recessivos.
6. Nos mamíferos os machos são heterogaméticos (n+XY), as fêmeas são homogaméticas (n+XX). Assim a determinação do sexo, se estabelece pelo arranjo formado entre o cromossomo X originário da fêmea e o cromossomo X ou Y originário do gameta masculino.
7. Nos aves as fêmeas são heterogaméticos (n+ZW), os machos são homogaméticas (n+ZZ). Assim a determinação do sexo, se estabelece pelo arranjo formado entre o cromossomo Z originário do macho e o cromossomo Z ou W originário do gameta feminino.
8. Tais genes são responsáveis para determinação do sexo nas aves, a partir de testes dos genes CHD das plumas, a partir de um exame de eletroforese, sendo que se o indivíduo tiver duas bandas é fêmea, e se tiver 1 banda é macho.
9. Os dois genes importantes do cromossomo Y se chamam, sedutoramente, Sry e Eif2s3y. O primeiro determina o desenvolvimento dos testículos no embrião, e o segundo faz com que as células precursoras dos espermatozoides proliferem.
10. Umas das características qualitativas ligada ao sexo nos animais é a coloração dos pelos, tendo como exemplo a cor da coloração preta e amarela dos gatos, que é uma características fenotípica exclusiva das fêmeas.

Continue navegando