Buscar

POP COVID

Prévia do material em texto

Novo vírus que causa problemas respiratórios surgido em meados de janeiro de 2020 é denominado por COVID-19, popularmente conhecido como coronavirus. Surgiu na China infectando centenas de pessoas e trazendo consigo várias mortes. Em 11 de março de 2020 o surto de COVID-19 foi declarado pandemia em que o número de casos confirmados havia chegado há 121.000 espalhados em vários países pelo mundo. Os infectados podem apresentar um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
1. MANEJO CLÍNICO
· Identificação de caso suspeito de Síndrome Gripal e de COVID-19;
· Meios de se evitar o contágio nas UBSs
· Estratificação da gravidade da Síndrome Gripal;
· Casos leves: manejo terapêutico e isolamento domiciliar;
· Casos graves: estabilização e encaminhamento a serviços de urgência/emergência ou hospitalares;
· Notificação Imediata;
· Monitoramento clínico;
· Medidas de prevenção comunitária e apoio à vigilância ativa.
2. OBJETIVO
	Capacitar todos os profissionais da área da saúde assim como evitar a proliferação e agravos dos sinais e sintomas dos acometidos pela COVID-19.
3. CAMPO DE APLICAÇÃO
	Sala de Triagem específicas para síndromes respiratórias da UBS e Hospitais de referência.
4. EQUIPE RESPONSÁVEL
	Médicos, Enfermeiros e Técnicos de enfermagem.
5. MATERIAL NECESSÁRIO
	EPI’s: Luva, máscaras padrão de segurança (AN95, PFF 2, N99, N100 E PFF3) ou cirúrgicas; protetor ocular ou protetor de face; capote, avental ou jaleco. Sacos para descarte de resíduos contaminados, Higienizante para o ambiente, Álcool em gel e álcool a 70%, Sabonete líquido.
6. DESCRIÇÃO DO PASSO A PASSO DA ASSISTÊNCIA
	Realizar a devida higienização, se paramentar, em seguida ir fazer o acolhimento ao paciente. ofertar a máscara ao mesmo antes de orientá-lo a higienizar as mãos (ofertar álcool gel); A pessoa deve ser conduzida para uma área separada ou para uma sala específica visando o isolamento respiratório. A sala deve ser mantida com a porta fechada, janelas abertas e ar-condicionado e ventiladores da unidade deverão permanecer desligados. o médico avalia o paciente atende os requisitos de casos suspeitos e atende a vigilância epidemiológica da FVS (fundação de vigilância em saúde) SEMSA (secretaria municipal de saúde). 
É acionado o laboratório central para realizar a coleta de material da nasofaringe com o prazo de até 48 horas para a entrega de resultados, portanto o paciente e orientado a manter o isolamento em domicílio para aguardar o resultado do exame, sendo seu estado de saúde monitorado pela vigilância epidemiológica. em casos positivos as medidas de controle serão intensificadas, aliadas ao tratamento do paciente em casa ou unidade hospitalar de acordo com a gravidade do caso.
7. FLUXOGRAMA
8. RESULTADOS ESPERADO
Adotando os procedimentos indicados pelo POP, é esperado que a quantidade de profissionais e pacientes infectados alcance a marca de zero no número de casos, sendo uma medida eficaz o uso dos equipamentos de proteção individual e lavagem das mãos, criando uma barreira fundamental na proteção dos profissionais que atuam na área da saúde e os demais que participam.
9. AÇÕES EM CASO DE NÃO CONFORMIDADES
Uma não conformidade é a falta de máscaras N95, luvas, gorros, máscaras cirúrgicas comuns, aventais, óculos de proteção e álcool a 70%. Diante dessas situações, tornasse impraticável a realização de sua função.
REFERÊNCIAS
COVID-19: causas, sintomas, tratamento e prevenção. Ministério da saúde, 2020. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uiRKlsc7mDsJ:https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus. Acesso em: 13, Abril de 2020.
Novo Corona Vírus: causas, sintomas, tratamento e prevenção. Ministério da saúde, 2020. Disponível em: http://www.conass.org.br/ministerio-da-saude-lanca-publicacoes-para-profissionais-de-saude-sobre-o-coronavirus/ Acesso em: 11, Abril de 2020.

Continue navegando