Buscar

animação classica atv 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A animação é um processo complexo que demanda tempo e técnica. Quanto mais conhecimento o animador tiver de técnicas e softwares que o auxiliem, melhor será o seu desenvolvimento e mais fácil será desempenhar tarefas mais complexas.
Muitas técnicas e ferramentas foram criadas para facilitar o desenvolvimento das animações, e uma destas foi a mesa de luz. Muito utilizada para a criação e o desenvolvimento de animações, a mesa de luz tende a facilitar o trabalho do ilustrador, tornando assim o desenvolvimento de suas ilustrações algo mais dinâmico e exato.
Agora, com base em seus conhecimentos e no conteúdo apresentado, discorra acerca do funcionamento de uma mesa de luz, seu processo de criação de uma animação, de que forma a sua utilização facilita no desenvolvimento das animações e porque a sua utilização é necessária em animações complexas.
Animação em Mesa de Luz
É uma mesa com uma abertura onde se localizam lâmpadas e por cima uma placa de acrílico leitoso para que a luz transpasse, neste acrílico estão pinos para fixação dos papéis onde são feitos cada desenho da animação e nesta parte onde fica o papel pode rodar para facilitar o trabalho do desenhista.
Os papéis são previamente furados para que se fixem nos pinos da mesa de animação, permitindo que o desenhista alinhe perfeitamente os desenhos das poses mantendo o papel no registro correto. 
Toda a animação que se cria frame a frame tende a ser desenvolvidas em mesas de luz. Desta forma, o ilustrador tem maior controle do seu desenvolvimento e consegue verificar as etapas anteriores conforme desenha.
Muitas técnicas para facilitar o desenvolvimento das animações foram criadas a partir de mesas de luz, que facilitam o processo de animação e diminuem o seu tempo de desenvolvimento das mesmas. Diferente da ilustração sem a mesa de luz, com ela se tem total controle dos detalhes anteriores e do que é necessário recriar ou não, dando a possibilidade de ver as camadas de ilustrações abaixo, podendo assim recriar a sequência correta, com riqueza de detalhes e de uma forma muito mais rápida e precisa.
No processo de criação de uma animação 2D tradicional, convém usar uma mesa de luz. Sobre ela são colocadas algumas folhas de papel onde os frames e keyframes (poses-chave) são desenhados. A luz deixa o papel transparente, e assim podemos usar os keyframes como referência para construir a animação. 
No caso de uma personagem, pegamos a cena já desenhada (primeira figura) com as posições chaves da personagem (Keyframes) e sobrepomos nela um outro papel na mesa de animação, ambos fixados pelos furos nos pinos. A partir daí, com o auxílio da luz que deixa ver o desenho da folha de baixo, vamos desenhando cada boneco na sequência e numerando a folha, no final vamos ter a sequência das poses da animação da personagem.
E no que diz respeito a animações complexas a mesa de luz é fundamental, pois sem ela não seria possível reproduzir as minucias de movimentos complexos, nem a riqueza dos mesmos, pois a mesa de luz permite que vejamos os desenhos entre si e assim podemos reproduzir os movimentos como o planejado, mantendo o alinhamento das folhas no registro, para poder produzi-las.

Continue navegando