Buscar

Paper_Jogos e Brincadeiras na Construção do Processo de Aprendizagem na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4
Jogos e Brincadeiras na Construção do Processo de Aprendizagem na Educação Infantil
Claudia Ferreira da Silva Inácio1
Edineia Santana de Aguiar1
Luciene Beatriz Dias da Silva1
Eleni de Oliveira Ramos²
	
RESUMO
Este estudo tem como objetivo mostrar uma análise sobre as vivências educativas, tomando como foco de análise o lúdico como facilitador da aprendizagem. A ludicidade e os jogos auxiliam no desenvolvimento da educação, essa possibilidade permite que os educadores realizem atividades que estimulam o conhecimento e torne esse aprendizado um processo mais agradável através das brincadeiras e jogos. A construção do conhecimento nas crianças precisa se dar através de recursos prazerosos e que respeitem sua individualidade e singularidade por meio de múltiplas linguagens como atividades lúdicas: pintura, jogos, colagem, dança, poesia, modelagem, faz-de-conta, maquete, cartaz, teatro, música, culinária. Para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e também físico das crianças é importante considerar o brincar pois a interação entre o espaço, objetos e a relação com os colegas possibilita a comunicação e consequentemente auxilia no processo de alfabetização na educação infantil. Conclui-se que, por meio da educação afetiva e social com práticas lúdicas, o educando irá adquirir a aprendizagem indispensável à cidadania, tornando-se um adulto criativo, seguro, autoconfiante, independente e autônomo, sabendo trabalhar em grupo e conviver em sociedade.
Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Jogos. 
1. INTRODUÇÃO
Ensinar é um processo que exige o respeito aos saberes dos educandos e não simplesmente fazer uma transferência de conteúdo sem discutir o porquê dos mesmos (FREIRE, 1996, p. 30), sendo esta, uma forma considerada tradicional, que pode limitar a ação educativa e que muitas vezes não inclui jogos e brincadeiras no planejamento educacional. 
A problemática desse projeto está focada na análise do lúdico na educação infantil, por meio da hipótese de que os jogos e brincadeiras podem ser instrumentos pedagógicos utilizados pelos educadores como um meio facilitador no processo de ensino-aprendizagem.
O presente trabalho tem como finalidade mostrar a contribuição do lúdico na educação infantil e destacar a importância das atividades lúdicas como estratégias metodológicas.
O jogo, o brincar e o brinquedo são ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização e desempenha um papel fundamental na aprendizagem, através dessas atividades as crianças reproduzem muitas situações vivenciadas no seu cotidiano.
A brincadeira na vida da criança é muito importante, por isso as atividades lúdicas devem ser espontâneas, criativas e que levem prazer a quem pratica. O lúdico é um processo de mediação entre a criança e a realidade, em que o brincar se torna indispensável à saúde física, emocional e intelectual. 
Portanto, a ludicidade se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e o desenvolvimento integral dos alunos, e deve estar inserida na vida das crianças com atividade diária e prazerosa.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Buscando analisar como o lúdico pode favorecer e desenvolver o aprendizado, buscando assim possíveis melhorias na qualidade de ensino, porém a brincadeira por mais simples que aconteça ajudará a criança no seu desenvolvimento no processo de aprendizagem de cada aluno, sendo que cada brincadeira tem um sentido próprio e por isso deve ser um momento prazeroso e bem divertido. 
Para que este processo de aprendizagem aconteça é necessário que o professor proporcione inovações em seu método de ensino, para que assim transmitam aos alunos um aprendizado prazeroso atrás da ludicidade, porém quando esse processo do lúdico não é inserido na vida da criança ele apresenta maior dificuldade no aprendizado. Conforme Valle (2008, p. 10) “Ludicidade é envolver-se numa atividade, utilizando objetos, em geral brinquedos, que trazem prazer a criança”.
“Brincando a criança desenvolve suas capacidades físicas, verbais ou intelectuais. Quando a criança não brinca, ela deixa de estimular, e até mesmo de desenvolver as capacidades inatas podendo vir a ser um adulto inseguro, medroso e agressivo. Já quando brinca a vontade tem maiores possibilidades de se tornar um adulto equilibrado, consciente e afetuoso.” (VELASCO, 1996, p. 78)
Conforme Valle (2008, p. 10) o brincar se faz presente no desenvolvimento, pois desperta o interesse lúdico dependendo da fase em que o ser humano se encontra. Destaca-se a infância como sendo a idade das brincadeiras e que, por meio delas, as crianças satisfazem grande parte dos seus desejos interesses particulares (CORIÁ – SABINI, 2004, p.27)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	
FONTE: http://simplifiqueaulasextras.com.br/atividades-ludicas-o-que-e/
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A análise proposta neste trabalho tem natureza qualitativa com o objetivo de investigar mos mais sobre o contexto da ludicidade e a perspectiva de alguns teóricos Com referência a associação da criança com o lúdico e o conhecimento, é um estudo de natureza descritiva, onde se utilizam fatores bibliográficos entre eles livros e sites de busca como o Google.
Com o designo de argumentar o questionamento, Qual a contribuição do lúdico para ação de ensino e aprendizagem.
Sendo a escola, ou ponto de referência de um processo educativo formal, é pertinente resgatar o conceito de metodologia lúdica: " são todos os métodos, todos os recursos usados pelo professor Para que ocorra o ensino aprendizagem de maneira prazerosa por parte do aluno" (Silveira, 1998, p.15 ).
A metodologia lúdica desafia o aluno na busca de soluções para tais situações, possibilitando avanços na sua aprendizagem significativa.
Segundo Rizi e Haydt (1998), "o ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é o impulso para o jogo".
5. CONCLUSÃO
Neste trabalho o objetivo principal foi averiguar as contribuições que o lúdico pode oferecer a aprendizagem e ao desenvolvimento integral das crianças na educação, principalmente na educação infantil, relacionando-a aos aspectos cognitivos, sociais e físicos. Sendo elencadas a importância que o brincar, o brinquedo, jogo e a brincadeira têm na vida das crianças.
A criança é um sujeito histórico social, co-autor de sua história, sendo um ser ativo, criativo e curioso, que participa integralmente de sua vida. A imaginação, a magia é despertada por tudo ao seu redor, buscando sempre respostas para suas indagações, estimuladas através do elemento lúdico, de um livro, brinquedos, jogo, instrumento, materiais diversos, tudo vira um brinquedo, um brincar.
Contribuindo para expressar sentimentos, desejos, desenvolvendo-se fisicamente, adaptando ao mundo social, propiciando um crescimento saudável e feliz.
Na realização das atividades lúdicas pode-se observar alegria, risos, empolgação, energia, satisfação que cada criança demonstra.
Na educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, percebe-se o quanto é de suma importância criar espaços lúdicos e diversificados: cantos temáticos literalmente lúdicos, disponibilizados de tal forma, que as crianças possam ter autonomia para construírem suas brincadeiras, usando criatividade e fantasia.
O lúdico ao ser incluído na rotina da educação infantil muda o cenário, muda a forma de ensinar e principalmente de aprender. Tudo fica alegre, propiciando trocas afetivas, construindo laços de amizades, de compreensão, respeito e solidariedade. Nesta perspectiva percebe-se o quanto a ludicidade tem importância na primeira infância.
As crianças ao vivenciar momentos lúdicos aprendem muito, desenvolvendo-se integralmente, sendo diariamente um significativo progressivo, em todas as áreas do conhecimento.
Nas salas pode possuir cantos lúdicos ou temáticos, tais como: canto da história, do livro, dos brinquedos, dos jogos, do desenho, entre outros. Em que os materiais fiquem disponibilizados para os educando.
Portanto, é na educação afetiva e social e principalmente na prática lúdica que o educando irão adquirira aprendizagem indispensável à cidadania, tornando-se um adulto criativo, seguro, autoconfiante, independente e autônomo, sabendo trabalhar em grupo e conviver em sociedade.
REFERÊNCIAS
CORIÁ – SABINI, M A Jogos e brincadeira na educação infantil. Campinas: Papirus, 2004
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: Crescer e aprender - O resgate do jogo infantil. São Paulo, SP: Moderna, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis – O jogo, a Criança e a Educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 1999.
RIZI, Leonor. HAYDT, Regina. Atividades Lúdicas na Educação das Crianças. São Paulo: Ática, 1998.
SILVEIRA, Maria Joanete Martins da. O Ensino e o Lúdico. Santa Maria: Multiprees, 1988.
VELASCO, Calcida Gonsalves, Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprit, 1996.
VALLE, Tânia Gracy Martins. Práticas educativas: criatividade, ludicidade e jogos. Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.v.12:II.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso (PED2663/5) – Prática do Módulo V – 15/06/20

Continue navegando