Buscar

Estatísticas aplicadas

Prévia do material em texto

O que é estatística?
“Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos".
 Dugé de Bemonville
A estatística está presente em praticamente todas as funções do ser humano, juntando as funções manuais e tecnológicas, e todo conhecimento agiliza os cálculos matemáticos. Além das análises feitas a partir de informações organizadas. 
As empresas se baseia nos seus processos, internos e externos através da estatística para a qualidade e produção para que os custos sejam menores e os lucros cresçam cada vez mais, além de estabilizar os produtos, pois quanto maior a qualidade o custo final seja compensado tanto para ao empresa quanto para o cliente.
Conceitos da estatística:
Como o estudo da estatística temos em mente estudar uma ou mais características dos elementos de uma população. 
População: conjunto de indivíduos, objetos ou informações que apresentam pelo menos uma característica.
A estatística ocupa-se fundamentalmente das propriedades das populações cujas características são possíveis de representação numérica como resultado de medições e contagens.
A representação gráfica das séries estatísticas tem por finalidade sintetizar os resultados obtidos e, assim, chegar a conclusões sobre a evolução do fenômeno ou sobre como se relacionam os valores da série. O gráfico mais apropriado ficará a critério do pesquisador, respeitando os elementos de clareza, simplicidade e veracidade (NOGUEIRA 2009).
Resumo de Variáveis 
Variáveis podem ser divididas em dois tipos: qualitativas e quantitativas.
Variáveis qualitativas: Nominal (cor dos olhos, sexo, cor dos cabelos, etc)
 Ordinal (classe social, grau de instrução, etc)
Variáveis quantitativas: Contínua (peso, altura, medidas, etc)
 Discreta (número de filhos, número de carros, etc).
Descrição da Estatística 
É dividida em 2 grandes campos:
Estatística descritiva: É aquela que se preocupa com a coleta, organização, classificação, apresentação, interpretação e análise de dados através de gráficos e tabela e cálculo de medidas.
Estatística indutiva: É aquela que partindo da amostra estabelece hipóteses, tira conclusões sobre a população de origem e que formula previsões, além de cuidar da análise e interpretação dos dados.

Continue navegando