Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Prévia do material em texto

NOME COMPLETO
	
Laís Gomes 
	RGM
	
	INSTITUIÇÃO
	
Universidade Cruzeiro do Sul
	DATA
	16/06/2020
	CURSO
	
Química- Licenciatura
	DISCIPLINA
	Estágio Curricular Supervisionado E.M I
Relatório Final de Estágio- Plano Emergencial
Devido ao fato de não ter realizado nenhuma carga horária na escola sendo que meu curso exige 100h, me encaixo na situação 3 do Plano emergencial. Assim sendo foram realizadas atividades para compor as 100 horas de estágio.
I- Atividades Realizadas 
	Atividade
	Quantidade Realizada
	Quantidade de Horas
	1. Plano de aula
	3
	10
	2. Relatórios das webconferências
	3
	5
	3. Estudo de caso
	2
	10
	4. Recursos educacionais abertos
	1
	20
	5. Relatório Final de Estágio
	1
	15
	Total de Horas
	100
II- Texto Dissertativo
Pergunta: Em que medida as atividades realizadas no Plano emergencial contribuíram para minha formação como professor e educador para o século XXI?
Em face ao momento em que estamos vivendo, o modo convencional de ensino e aprendizagem em sala de aula tornou-se inacessível. Assim sendo os professores viram-se obrigados a adotar novas metodologias de ensino fora da escola. Nessa prerrogativa, nós futuros professores, os quais estávamos realizando estágio nas escolas, também fomos diretamente impactados. Para cumprir dessa forma a carga horária do curso, foi a nós proposto diversas atividades. 
Os planos de aula realizados são de extrema importância na formação de um novo professor, pois explicita o que são os objetivos da aula, como serão atingidos e em quanto tempo. Dessa forma é possível criar um guia sobre os objetivos da aula, assim como propor opções criativas acerca do assunto. A familiarização com este tipo de atividade é de suma importância, já que em um futuro próximo essa tarefa se fará presente em nosso cotidiano.
As webconferências realizadas abordaram temas relevantes como BNCC, o ensino remoto, e o Ensino de Ciências no Brasil. Esses temas apresentaram conteúdos atuais, relevantes e de contribuição significativa em minha formação como educadora. Com essas palestras foi possível evidenciar neste novo contexto em que estamos inseridos, que nós professores e futuros educadores pensemos na nova metodologia e aplicação do ensino e aprendizagem. A sala de aula não é o único cenário de ensino e não podemos nos limitar a ela. Expandir as possibilidades, ampliar o universo das inúmeras formas de ensinar e cada vez mais usar a criatividade para que as crianças e os adolescentes se sintam empenhados e motivados no processo de aprendizagem.
Os estudos de caso, permitiram uma análise crítica e detalhada de vídeos com determinados conteúdos. O professor deve sempre conduzir sua aula, seja ela gravada ou não, de forma ética na transmissão do conteúdo, se fazendo entender de forma clara, objetiva e com o devido aprofundamento do conteúdo.
Os recursos educacionais abertos evidenciaram como a tecnologia permite acesso a uma infinidade de recursos que podem ser usados no processo de ensino e aprendizagem. Os REA são formas gratuitas e disponíveis de transformar cada jovem e cada professor em produtores de cultura e conhecimentos. Enfim, todas as atividades propostas e realizadas são de grande importância no processo de formação de um professor.

Continue navegando