Buscar

Atividade Discursiva - Gestão do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com o Sr. Thomas Stewartiv é chamado de capital intelectual, à soma do conhecimento de todos os colaboradores de uma empresa oferecendo à mesma uma vantagem competitiva. Portanto, os gerentes precisam identificar os produtores desse capital na sua empresa, incentivá-los a compartilhar o conhecimento e gerenciá-lo.
Capital Intelectual define o conjunto de contribuições não materiais que na era que estamos vivendo, são considerados como os principais ativos das empresas do terceiro milênio.
Enquanto o capital intelectual são os ativos intangíveis de uma empresa (capital humano, capital estrutural e capital relacional), a gestão do conhecimento tenta formalizar e sistematizar os processos de gestão, identificação e controle.
O capital intelectual refere-se à combinação de ativos intangíveis que permitem que a empresa funcione, sendo eles: conhecimento, informação, propriedade intelectual e a experiência que pode ser usado para criar valor. 
Por sua vez, o capital intelectual consiste em:
• Capital Humano
• Capital Estrutural
• Capital Relacional
• Capital Interno
• Capital Externo
O capital humano se refere ao conhecimento explícito ou implícito, útil para a empresa, na qual possuem as pessoas que trabalham na organização, e sua capacidade de aprender. O Capital humano é a base para a geração de dois outros tipos de capital intelectual.
O capital estrutural é o conhecimento que a organização consegue formalizar, explicitar e sistematizar. Isto inclui todo o conhecimento estruturado que depende da eficácia e eficiência interna da organização: os sistemas de informação e comunicação, a tecnologia disponível, processos de trabalho, patentes, sistemas de gestão. O capital estrutural é de propriedade da empresa, é fica na organização quando as pessoas saem.
Capital relacional se refere ao valor que tem para a empresa o conjunto de relações que mantém com o exterior. A qualidade e a sustentabilidade da base de clientes de uma empresa e seu potencial para gerar novos clientes no futuro são questões essenciais para o sucesso, como é o conhecimento que pode ser obtido a partir da relação com outros agentes do exterior (alianças, fornecedores, etc.).
Capital interno são os conceitos, processos, sistemas administrativos, modelos desenvolvidos por pessoas e empresas.
 	Capital externo é o relacionamento com os clientes, os stakeholders, os fornecedores, os concorrentes, a gestão da marca, a imagem e a reputação.
Na realidade, as organizações bem-sucedidas têm funcionários talentosos distribuídos por todas as funções. Identificar as pessoas, entender o que eles fazem e como eles geram algumas informações sobre o capital intelectual da empresa que é possível controlar.
Na prática, a gestão do conhecimento é uma ferramenta, como por exemplo: uma força de vendas composta por vinte vendedores, onde três estão vendendo acima dos objetivos, a gestão deve assegurar que estes três "transfiram" seus conhecimentos para o resto de seus colegas, de modo que o desempenho superior seja padronizado.
https://administradores.com.br/artigos/gestao-do-conhecimento-e-capital-intelectual
https://www.ibccoaching.com.br/portal/a-relacao-entre-a-gestao-do-conhecimento-e-o-capital-intelectual-nas-organizacoes

Continue navegando