Buscar

portifolio ginastica laboral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentado nos conteúdos estudados, responsa as seguintes questões:
1) Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?
Basicamente qualidade de vida e promoção de lazer, essa manutenção feita no ambiente de trabalho acaba por renovar as energias, além da interação interpessoal e a melhora nos resultados obtidos no seu âmbito de trabalho. Importante para prevenir distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho.
As divisões são ginastica laboral preparatória e ginastica laboral compensatória.
2) Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.
Com o passar dos anos, as pessoas foram e estão cada vez mais presas ao seu ambiente de trabalho, além do estresse, problemas como disfunções motoras tipo a LER vem sendo conquistadas por seus colaboradores, sendo assim, para Polleto (2002), a GL, um programa de melhora da qualidade de vida no trabalho, amenizando os efeitos negativos do mesmo. Para Castilho (2001) define A GL como um conjunto de praticas elaboradas a partir da atividade profissional produzida pelo trabalhador, em que se procura compensar as estruturas osteomolecularres mais utilizadas e ativar as menos utilizadas.
3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.
Compensatoria, tendo em vista o tempo de trabalho de um trabalhador comum, em sua grande parte, exercendo funções extremamente repetitivas e estressantes, trabalhando sua correção postural, exercícios respiratórios e flexibilidade.
4) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação deGinástica/Cinesioterapia Laboral? Por quê?
Com certeza, como uma forma de compensação aos erros ergonômicos, devemos planejar e compensar as estruturas que estão sendo mais afetadas por falta deste planejamento.
5) Descreva os benefícios do exercício nos sistemas a seguir:
a) Sistema Cardiorrespiratório.
Ajuda na circulação sanguínea e oxigenação de todo o corpo.
b) Sistema Musculoesquelético.
Melhora a força e a capacidade muscular de produzir movimentos específicos diários, promove a flexibilidade e mobilidade articular, prejudicada no dia a dia com o trabalho repetitivo.

Outros materiais