A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Atividade 4 gestao em serviços de saúde

Pré-visualização | Página 2 de 3

preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa, basta boa vontade da gestão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, F, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o gerenciamento de mudanças busca que a organização atinja seu estado ideal, o melhor que a organização pode ser. A empresa deve criar uma visão de onde quer chegar e capacitar os indivíduos para se tornaram agentes de mudança para alcançar essa visão. As mudanças são necessárias para isso, não há como uma organização atingir melhores resultados, novos mercados e afins se não estiver disposta a gerenciar as mudanças necessárias.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Estudos de Spee e Jarzabkowski (2009 apud
NEIS, PEREIRA, MACCARI, 2017, p. 482) comprovaram que a implementação do processo de planejamento estratégico consegue relacionar as diversas unidades da organização. “[...] Sabe-se que para a execução bem-sucedida da estratégia é necessário que ela seja reconhecida e legitimada pelos diversos membros e grupos de interesses componentes da organização, e por meio dessas interações é possível até mesmo perpassar as fronteiras dos departamentos ou unidades, através da distribuição do poder hierárquico e da divisão das tarefas e unidades.”
NEIS, D. F.; PEREIRA, M. F.; MACCARI, E. A. Processo de planejamento estratégico e estrutura organizacional: impactos, confluências e similaridades. Brazilian Business Review , [Vitória], v. 14, n. 5, p. 479-492, 2017. Disponível em: http://www.bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/63/97 . Acesso em: 20 jul. 2020.
Analise as afirmativas a seguir com base na contextualização e no estudo desta unidade.
I. Algumas das etapas do planejamento estratégico são estabelecer a missão da empresa e sua visão para o futuro, analisar as forças e fraquezas da organização e oportunidades e ameaças do ambiente externo. Também deve considerar avaliar os resultados e rever o que for necessário no planejamento.
II. A análise SWOT consiste em verificar como a empresa pode aprender com seus concorrentes, quais práticas e estratégias eles usam que poderiam ser benéficas para a organização.
III. A missão trata de onde queremos chegar, o que a organização quer ser no futuro. Deve ser detalhada, com todas as metas a serem alcançadas e indicadores.
IV. Os valores tratam da identidade da empresa, são regras de estabelecem como a organização se comporta em determinadas situações.
V. A análise do ambiente externo busca entender como o que está fora da empresa pode afetar suas atividades, como concorrentes, clientes, entre outros.
Agora, assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as etapas do planejamento estratégico são: definição da missão, visão e valores, análise do ambiente externo, análise do ambiente interno, elaboração da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), análise das alternativas estratégicas, definição de áreas e objetivos estratégicos, e outras. Os valores são princípios, regras e aspectos culturais que regem a organização. Já a análise do ambiente externo trata do que está fora da organização, mas que pode influenciar suas atividades, como clientes, concorrentes, fornecedores etc.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme Gutierrez (1999, apud
ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”
ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação , Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, 2003. Disponível em:  https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000100002&script=sci_arttext . Acesso em: 20 jul. 2020.
Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.
	Resposta Correta:
	 
As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: existem diversas etapas para a tomada de decisões nas organizações, sendo elas: identificar o problema sobre o qual será decidido, reunir o conjunto de dados relevantes para analisar as causas e as consequências do problema em questão, investigar as possíveis soluções alternativas para o problema, avaliar as alternativas disponíveis, selecionar a solução mais adequada para o problema, implementar a solução escolhida dentre as alternativas e avaliar os resultados da decisão.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Bittar (2000, p. 72) “Em um setor como o da saúde, em que os recursos não são abundantes, a variável custo torna-se extremamente importante, pois somente a sua contenção permitirá atender o maior número de pessoas, além das implicações na qualidade. [...] os processos [...] necessitam ser avaliados e controlados quanto à sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e quanto a prevenção e redução da morbimortalidade [...] Quanto à questão da imagem, deve-se lembrar da percepção ou da satisfação daqueles que realizam os processos - os profissionais ligados diretamente à saúde, com suas condições de trabalho e de desenvolvimento pessoal.”
BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira , São Paulo, v. 46, n. 1, p. 70-76, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100011 . Acesso em: 20 jul. 2020.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a gestão de processos em serviços de saúde.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.
	Resposta Correta:
	 
Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as organizações de saúde são organizações profissionais, é uma organização do trabalho baseada na autonomia de grupos de especialistas. Essa é a principal característica que a difere da manufatura, e também vista como um obstáculo às mudanças, que podem diminuir a autonomia profissional. É comum uma resistência dessas organizações a adotar práticas da gestão de processos.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Hammer e Champy (1994 apud
TURRA, JULIANI, SALLA, 2018, p. 48), “o processo empresarial pode ser definido como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, que gera uma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.