A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
TUBERCULOSE PULMONAR

Pré-visualização | Página 1 de 1

Tuberculose Pulmonar 
Profª.: Alline Oliveira do Nascimento Veloso
Disciplina: Saúde Comunitária (3º Período)
FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA – FPB
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Tuberculose Pulmonar
Conceito e Considerações Gerais
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. 
Causada por uma bactéria  Mycobacteruim Tuberculosis (Bacilo de Koch – BK). 
No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. 
Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente. 
O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. 
O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.
 
2
Tuberculose Pulmonar
Sintomas
 
3
Tuberculose Pulmonar
Diagnóstico
Epidemiológico
Quadro Clínico
Radiológico
Bacteriológico (baciloscopia – 3 amostra – escarro)*
Prova Tuberculínica (PPD) 
 
A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. 
4
Tuberculose Pulmonar
Diagnóstico
 
5
Tuberculose Pulmonar
Diagnóstico
 
 
6
Tuberculose Pulmonar
Diagnóstico
 
7
Tuberculose Pulmonar
Transmissão
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea - ocorre a partir da inalação de aerossóis. 
Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.
 Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. 
Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença. 
Embora o risco de adoecimento seja maior nos primeiros dois anos, uma vez infectada, a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida.
 
8
Tuberculose Pulmonar
Transmissão
 
A transmissão da tuberculose é plena enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos. Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes. No entanto, o ideal é que as medidas de controle de infecção sejam implantadas até que haja a negativação da baciloscopia. 
9
Tuberculose Pulmonar
Prevenção
A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Outra maneira de prevenir a doença é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive com alguém que tem tuberculose. 
Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde. Pessoas que possuem o bacilo recebem tratamento para prevenir o adoecimento.
 
10
Tuberculose Pulmonar
Prevenção
Além das vacinas disponibilizadas pelos postos de saúde aplicada nas crianças no primeiro mês de vida, a prevenção da tuberculose consiste mais em hábitos saudáveis de vida. 
Hábitos que incluem evitar ambientes com muitas pessoas e pouca ventilação, ou mesmo lugares altamente frequentados mas com pouca incidência solar, pois são muito propícios à propagação da tuberculose.
Além disso, um estilo de vida saudável e equilibrado com as vitaminas ideais também é um forte aliado na prevenção da tuberculose, isso porque vitaminas como o ácido ascórbico (vitamina C) ajudarão a fortalecer o sistema imunológico, impedindo a evolução desta bactéria no organismo.
Como na maioria das doenças, a tuberculose pode ser contraída por qualquer um, porém há alguns grupos de risco que devem ficar atentos, como as pessoas que mantenham contato com pessoas enfermas, idosos e crianças muito jovens.
 
11
Tuberculose Pulmonar
Tratamento
A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No tratamento, é preciso obedecer aos princípios básicos da terapia medicamentosa. 
A esses princípios, soma-se o Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose, que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.  
O estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e usuário é fundamental para que haja adesão do paciente ao tratamento e assim as chances de abandono sejam reduzidas. 
 
12
Tuberculose Pulmonar
Tratamento
O paciente deve ser orientado, de forma clara, quanto às características da tuberculose e do tratamento a que será submetido: medicamentos, duração e regime de tratamento, benefícios do uso regular dos medicamentos, possíveis consequências do uso irregular dos mesmos e eventos adversos. 
Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independente da melhora dos sintomas. 
É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de cepas resistentes aos medicamentos.
 
13
Tuberculose Pulmonar
Tratamento  Medicamentos
Rifampicina (R)
Isoniazida (H)
Pirazinamida (Z) 
Etambutol (E)
 
O tratamento é composto por uma fase intensiva, que dura dois meses, com a utilização do RHZE em dose fixa combinada, seguidos de quatro meses de RH, totalizando seis meses de tratamento (Ministério da Saúde). 
14
Tuberculose Pulmonar
 
15
Tuberculose Pulmonar
https://www.youtube.com/watch?v=q9GDRozsIBM
https://www.youtube.com/watch?v=ruZj_XNKVXs
 
16
Obrigada!