Buscar

Trab pregão e contratos

Prévia do material em texto

Faculdade de Educação Superior do Paraná - FESP
Trabalho Direito Administrativo II
Profª Fernanda Bourges
Valor 1,5
Nome: Laise Sonoda Afonso
1) Durante uma sessão de pregão presencial, após a fase de lances, a empresa classificada em segundo lugar se insurge quanto ao fato de o Pregoeiro não ter lhe facultado a redução do valor de sua proposta, uma vez que é microempresa. Considere o caso.
§ 3º No caso de pregão, a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.” 
Nota-se, portanto, que, no pregão, o direito de preferência é aplicável somente depois de concluída a fase de lances, e não quando da apresentação das propostas escritas.
2) A empresa Papel e Cia. venceu um pregão eletrônico e firmou um contrato com a Administração para fornecer 10.000 folhas de papel A4 por mês. A primeira entrega ocorreu em maio e a segunda em junho, contudo, ainda não recebeu o valor devido de julho. Assim, a empresa entende ser aconselhável suspender o fornecimento de julho. Considere o caso e justifique a sua resposta.
A Exceção do não cumprimento de contrato pelo atraso dos pagamentos superior a 90 dias, salvo calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, faz o contratado ter o direito de optar pela suspensão de suas obrigações de acordo com o Artigo 58 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993.
3) A empresa ZZZ foi contratada pela Administração para realizar uma obra na rodovia de acesso às praias, ocorre que o contrato foi assinado em agosto e a Administração somente autorizou o início da obra em novembro. Com o intenso fluxo de veículos durante o verão a empresa ZZZ necessitou de mais tempo e dinheiro para concluir. Considere o caso e justifique a sua resposta. 
Conforme a teoria da imprevisão que consiste no reconhecimento de que a ocorrência de eventos novos, imprevistos e imprevisíveis pelas partes, ou se previsíveis de consequências incalculáveis, permita a revisão do contrato para o seu ajustamento as circunstancias supervenientes. E neste caso é consideravelmente cabível tal ajustamento contratual Prevista nos artigos 478 a 480 do Código Civil.

Continue navegando