Buscar

Metodos e pesquisas

Prévia do material em texto

Disc.: MÉTODOS DE PESQUISA   
	
	
	Acertos: 0,5 de 0,5
	19/11/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É característica da Pesquisa Participante:
		
	
	O pesquisador não conhecer o objeto de pesquisa com a finalidade de interferir neste com seus valores pessoais.
	
	É o tipo de pesquisa onde só há coleta de dados qualitativos
	
	A ausência de necessidade de submissão do projeto ao Comitê de Ética.
	
	É o tipo de pesquisa onde só há coleta de dados quantitativos.
	 
	O pesquisador estar inserido no ambiente do objeto pesquisado
	Respondido em 19/11/2020 15:32:19
	
Compare com a sua resposta: As fontes terciárias têm função de guiar o usuário da informação para fontes primárias e secundárias. Podem ser as bibliografias de bibliografias, os catálogos de catálogos de bibliotecas, diretórios, índices entre outros.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	"Desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza" (GIL, 2012, p. 50). Estas características correspondem a pesquisa:
		
	 
	Bibliográfica
	
	De campo
	
	Experimental
	
	Participante
	
	Pesquisa-acao
	Respondido em 19/11/2020 15:35:07
	
Compare com a sua resposta: O método é um conjunto de princípios gerais que norteiam, orientam a conduta do pesquisador durante o decorrer de sua pesquisa. É através do método que se garante a validade do conhecimento descoberto, sendo assim, é a parte mais importante da pesquisa.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que se refere à pesquisa aplicada.
		
	
	Trabalho sistemáticos, que utiliza conhecimentos derivados da pesquisa ou experiência prática com vistas à produção de novos materiais, equipamentos, políticas e comportamentos, ou a instalação ou melhoria de novos sistemas e serviços.
	
	Pesquisas destinadas unicamente à ampliação do conhecimento, sem qualquer preocupação com seus possíveis benefícios.
	
	Pesquisas voltadas para a aquisição de novos conhecimentos direcionados a amplas áreas com vistas à solução de problemas práticos.
	
	Pesquisas desenvolvidas através da colaboração de diversas agências de pesquisas distintas e com financiamentos diversos.
	 
	Pesquisas voltadas para a aquisição de conhecimento com vistas à aplicação numa situação específica.
	Respondido em 19/11/2020 15:38:24
	
Compare com a sua resposta: Em algumas pesquisas, diferentes indivíduos observam comportamentos e fazem avaliações e julgamentos. Para fazer isso, um observador usa instruções para classificar comportamentos em categorias. Um único indivíduo poderia fazer tais observações, mas a observação feita por uma só pessoa podem não ser fidedignas. A solução para este problema é ter, pelo menos, dois indivíduos observando o mesmo comportamento. Fidedignidade entre observadores é a correlação entre as observações feitas por dois indivíduos diferentes; a medida será fidedigna se houver alta concordância entre os juízes.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Psicólogos de uma unidade de saúde verificaram que a dependência química é um problema grave no território que atuam. Decidiram, então, realizar uma pesquisa com o objetivo de compreender o motivo dessa alta incidência e realizar ações estratégicas para diminuir os casos existentes. Identifique o tipo de pesquisa relatada.
		
	
	Pesquisa quase-experimental.
	
	Pesquisa experimental.
	
	Pesquisa básica.
	
	Nenhuma das alternativas descritas.
	 
	Pesquisa aplicada.
	Respondido em 19/11/2020 15:39:16
	
Compare com a sua resposta: A pesquisa participante é uma modalidade de pesquisa que tem como propósito auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas para os mesmos. É um modelo de pesquisa que difere dos tradicionais porque a população não é considerada passiva e seu planejamento e condução não ficam a cargo de pesquisadores tradicionais. A seleção dos problemas a serem estudados não emerge da simples decisão dos pesquisadores, mas da própria população envolvida, que os discute com os especialistas apropriados.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São feitas duas afirmações:
1) A abordagem qualitativa mostra-se como um caminho metodológico eficaz em pesquisas exploratórias, ou seja, àquelas que têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.
2) A pesquisa qualitativa permite investigar o objeto de estudo por meio da apreensão do universo subjetivo de um determinado grupo de indivíduos, havendo, portanto, a necessidade de delimitar um número mínimo de participantes para futuras generalizações.
Pode-se afirmar que
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	Respondido em 19/11/2020 15:37:50
	
Compare com a sua resposta: Padrão Resposta: Padrão de Resposta A ¿ O estudante deve identificar um fenômeno psicológico (ex: Envelhecimento; Depressão) derivado objetivamente da temática do texto e pertencente ao campo de estudo da psicologia. Não serão consideradas respostas que não façam menção ao fenômeno psicológico ou que o identifiquem de forma incorreta, caracterizando uma investigação que não diz respeito ao campo de estudo da psicologia. Não será considerado, também, fenômeno psicológico que não deriva objetivamente da temática do texto (ex: relacionamento familiar). B ¿ O estudante deve apresentar objetivamente um problema de pesquisa derivado do fenômeno psicológico anterior e da temática descrita no texto. É necessário lembrar que a correta formulação do problema determina a condução da pesquisa. C ¿ As etapas essenciais são: Justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia. O estudante deve construir o projeto de pesquisa de modo que seus elementos básicos estejam articulados de forma coerente com o problema de pesquisa apresentado.

Continue navegando