Buscar

Direito do comercio internacional Act 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando se trata de comércio entre países, dificilmente haverá possibilidade de um empresário fazer valer, de maneira unilateral, as leis de seu país. Isso porque não há obstáculos relativos à soberania de cada nação, que a ampara – inclusive em relações comerciais – diante de ameaças estrangeiras. Por isso, no Comércio Internacional, a resolução de controvérsias procura sempre ser alternativa, precisamente para inspirar a colaboração, ao invés da ameaça. Quais são as formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC? Em que elas se fundamentam?
são três as formas de resolução de controvérsias perante a OMC. A consulta é amigável, o Painel funciona como julgamento em primeira instância e as Apelações são direito recursal.
Para solucionar as controvérsias é necessário um sistema que resolva essas disputas. Dentre as diversas formas de solução de controvérsias no Comércio Internacional, podemos citar o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC, que é regulado pelo Dispute Settlement Understanding (DSU). Não se trata de decisões com força vinculante, isto é, com capacidade coercitiva, obrigando as partes; antes baseia-se na possibilidade de abranger todos os membros da OMC. As controvérsias estabelecidas passam por um processo e são levadas a termo por meio de uma decisão, desde que as partes não manifestem interesse em resolver o conflito por conta própria, e autorizam a retaliação da parte envolvida, caso uma decisão não for observada pela outra. Podem ser elaborados, nesse sentido, consultas à OMC, quando a outra parte é intimada para solucionar, de maneira pacífica, a controvérsia. Caso não seja possível, leva-se a discussão a um Painel formado por cinco especialistas da área, que fixam os parâmetros a serem cumpridos pelas partes - momento em que a discussão se torna pública. As decisões do Painel podem ser questionadas perante o Corpo de Apelação da OMC, que podem revisar a decisão tomada.

Continue navegando