Buscar

Biofilmes: Comunidades de Microrganismos

Prévia do material em texto

BIOFILME
*atm= antimicrobiano
ma camada fina e viscosa envolvendo bactérias que se aderem a uma superfície. 
os biofilmes não são somente camadas limosas bacterianas, mas sistemas biológicos; as bactérias são organizadas em uma comunidade funcional coordenada. 
Os biofilmes geralmente são fixados em superfícies, como uma pedra em um lago, um dente humano ou uma membrana mucosa. 
Essa comunidade pode ser de uma única espécie ou de grupos diversos de microrganismos. 
Na comunidade de um biofilme, as bactérias são capazes de compartilhar nutrientes e são protegidas de fatores danosos do ambiente, como a dessecação, os antibióticos e o sistema imune corporal. 
A íntima proximidade dos microrganismos dentro de um biofilme também pode apresentar a vantagem de facilitar a transferência de informação genética, por exemplo, por conjugação. 
Um biofilme geralmente começa a se formar quando uma bactéria de vida livre (planctônica) se fixa em uma superfície. Se essa bactéria crescesse em uma monocamada uniformemente fina, esta ficaria superlotada, os nutrientes não ficariam disponíveis na parte mais profunda e resíduos tóxicos se acumulariam. Os microrganismos nas comunidades de biofilme algumas vezes evitam esses problemas, formando estruturas em forma de pilares com canais entre eles, pelos quais a água pode introduzir nutrientes e retirar resíduos. Isso constitui um sistema circulatório primitivo. 
-Estados de vida
Vida livre: planctônicas
Comunidade sésseis: biofilme

Continue navegando