Buscar

Relações Interétnicas (SOC101) Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Relações Interétnicas (SOC101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648803) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25395435
	Nota da Prova:
	7,80
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A realidade nacional e as interpretações clássicas do Brasil foram orientadas pela discussão racial até pelo menos 1960. Primeiramente, a partir da ideologia do racismo científico, fundamentada no determinismo biológico entre o final do século XIX e início do XX. Segundo, a partir de um discurso antropológico de Gilberto Freyre, focado na cultura, ao invés da biologia. Disserte sobre a democracia racial brasileira.
	Resposta Esperada:
- Todo país procura entender-se. Até 1960, as grandes questões discutidas pelas Ciências Sociais estavam voltadas à interpretação da realidade brasileira.
- As relações raciais estiveram presentes desde o surgimento das Ciências Sociais no Brasil.
Em razão de um passado de escravidão, as populações negras foram percebidas como biologicamente diferentes dos brancos.  
- O racismo científico pregava a inferioridade das populações negras. Da mesma forma, acusava a mistura de raças como danosa ao país.
- Era uma discussão fundamentada no evolucionismo e no determinismo biológico, na eugenia.
- Na década de 1930, Gilberto Freyre deslocou o centro do debate. Ao invés de pensar a biologia, pensou em termos de cultura.
- Ao contrário dos racistas, Gilberto Freyre apontou em "Casa-Grande & Senzala" que a grande originalidade do Brasil era a miscigenação entre as raças.  
- Segundo a ideia, não haveria barreiras que impedissem a mudança ou ascensão social de não brancos.  
- Essas movimentações sociais entre as raças brasileiras apagariam os conflitos e estimulariam a harmonia social interna do Brasil. Neste sentido, o Brasil não seria um país com preconceito de cor.
	2.
	A Globalização é um fenômeno bastante estudado pelas disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Diversos são os enfoques possíveis para a análise, caracterização e explicação do que representa a globalização, bem como dos efeitos e mudanças que vem causando às sociedades. Segundo o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (2005), pode-se argumentar sobre a existência de diversas globalizações. Nesse sentido, disserte sobre o sentido daquilo que Boaventura de Sousa Santos chama de globalização cultural.
FONTE: SANTOS, Boaventura de Sousa. Reinventar la democracia e reinventar el Estado. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
	Resposta Esperada:
*A Cultura assumiu um papel importante nas sociedades contemporâneas, bem como os meios de comunicação, como a internet. Dentre os aspectos levantados está o aparecimento de ideia de cultura global, em razão da convergência entre países, culturas, produtos, meios de comunicação. *Uma preocupação levantada pela ideia de cultura global é a do risco da homogeneização cultural, isto é, ao apagamento de culturas minoritárias ou periféricas, em detrimento da cultura de massa, da indústria cultural e do consumo. Culturas, línguas, tradições estariam ameaçadas diante da enxurrada de imagens produzidas nos países centrais. *Nesse processo, valores, artefatos e universos simbólicos culturais se globalizam, da mesma forma que determinadas identidades locais reagem ao fenômeno da cultura global.
Parte inferior do formulário

Outros materiais