Buscar

Questionario sobre HIV

Prévia do material em texto

Exercícios sobre HIV (Biofísica e Bioquímica)
1 - Qual o significado de sorologia positiva para o HIV?
O resultado positivo indica que a pessoa está infectada pelo HIV e pode passá-lo para outras pessoas, mas o teste positivo não significa que a pessoa esteja doente de AIDS. Ela pode ser apenas uma portadora do vírus. Pode se dizer que uma pessoa tem AIDS quando apresenta os sintomas da doença.
2 - Existe a possibilidade de uma pessoa ser soropositiva e não ter o vírus?
Quem tem o vírus não necessariamente vai desenvolver a doença. Quando tratado, o paciente soropositivo consegue viver normalmente sem manifestar a aids, que é uma infecção que atinge o sistema imunológico.
3 – Qual é a resistência do HIV no meio ambiente?
O HIV é capaz de sobreviver em sangue ressecado em temperatura ambiente por até seis dias, mas a concentração do vírus em sangue ressecado é quase universalmente baixa. O HIV sobrevive por mais tempo quando não é exposto a luz ultravioleta (UV).
4 – HIV se Pega pelo beijo? Porta de entrada?
 Não, o beijo não transmite a doença, exceto se houver lesões do infectado e durante o ato, pode transmitir o vírus para a outra pessoa.
As portas de entrada para o vírus são:
- Sexo oral sem camisinha;
- Sexo na vagina sem camisinha;
- Sexo anal sem o uso do preservativo;
-Uso de seringa por mais de uma pessoa;
-Transfusão de sangue contaminado;
- Da mãe infectada durante a gestação, no parto ou na gestação;
-Instrumentos cortantes ou que furam que não são esterilizados.
5 - Por que algumas pessoas são refratárias à doença?
Um pequeno grupo de pessoas conhecidas como “controladoras de elite” do HIV, os tais pacientes que estão infectados com o vírus, mas não apresentam sintomas por décadas, mesmo sem o uso de medicação.
Acontece que quando o HIV infecta o corpo, ele se dirige para as células imunológicas chamadas de células T, os “controladores de elite” têm células CD8 T, que são mais eficientes em matar células infectadas pelo HIV no sangue.
6 – Qual a probabilidade de um homem ser infectado após transar com uma mulher soropositiva? E se houver sangramento?
A probabilidade depende de fatores como o tipo de sexo praticado (oral, vaginal, anal), a presença de circuncisão e de outras doenças sexualmente transmissíveis concomitantes, a carga viral do HIV-1 no sangue e a presença da ejaculação durante o ato sexual, já que a carga viral presente no sêmen é semelhante à do sangue.
Ela se configura uma relação de risco e, assim existindo a chance de que a pessoa tenha contraído o HIV. O vírus do HIV está presente em secreções (fluidos corporais) como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o fluido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra.
7 – O HIV pode ser transmitido por insetos?
Não. O HIV não é transmitido por insetos ou por mosquito.
8 – Pode-se infectar durante a prática de esportes?
Não. A infecção pelo HIV precisa de condições específicas para acontecer.
9 – Como pode se dar a transmissão oral do HIV?
A transmissão do HIV ocorre quando há uma troca de fluidos corporais (como sêmen, fluidos vaginais, leite materno, sangue ou fluidos pré-ejaculatório) e isso é possível durante o sexo oral, quando há feridas abertas como cortes ou machucados na boca ou gengiva ou infecções na garganta ou na boca que estejam inflamadas.
10 - Como age o medicamento para impedir que o vírus passe da mãe ao feto?
Os antirretrovirais são ingeridos diariamente e combatem o vírus, mas infelizmente, não é possível eliminá-lo totalmente do organismo e curar a doença, eles mantem a carga de HIV baixa e a contagem de células de defesa alta, sua quantidade pode ser reduzida a ponto de não prejudicar o funcionamento do sistema imunológico. Quando isso acontece, o paciente chegou à carga indetectável, isso significa que as chances de transmissão do HIV serão muito menores. 
 O início do tratamento e as doses são determinados pelo médico e pela saúde da grávida.
11- Quando duas pessoas feridas entram em contato (sangue-sangue ou secreções) qual a chance de pegar AIDS?
Há uma grade chance de infectar-se com HIV quando o sangue, esperma e secreção vaginal contendo o vírus entra em contato direto com a mucosa ou ferida.
12 – O que determina se um indivíduo portador ficará ou não doente?
O vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As mais atingidas são as células brancas de defesa, os leucócitos. O vírus se insere dentro do DNA destas células e faz milhões de cópias de si mesmo, rompendo a célula em busca de outras para continuar a infecção.
13 - O HIV se propaga no ar?
Não.
14 – Que doenças são oportunistas do portador?
Os pacientes com AIDS podem facilmente desenvolver gripes e resfriados, que podem ser solucionados facilmente. No entanto, devido ao comprometimento do sistema imune, pode haver o desenvolvimento de doenças mais graves, como a tuberculose e a pneumonia, por exemplo, cujo tratamento é mais complexo.
15 – A camisinha é 100% efetiva na prevenção?
Não. A camisinha reduz o risco de transmissão em 80%. É importante lembrar que o risco de transmissão em uma única relação sexual é naturalmente muito baixo. Com o uso da camisinha, ele se torna praticamente nulo.
16 - Órgãos de portadores podem ser transplantados?
Sim, desde que seja para um paciente também HIV positivo.
17 – O vírus pode ser transmitido pela saliva?
O contato com saliva, lágrima, suor ou gotículas expelidas no espirro de alguém com HIV não o transmite.
18 – Qual o marcador clínico que indica o início da terapia anti - HIV?
A presença de sinais clínicos de imunodeficiência (sintomas constitucionais e/ou processos oportunistas), a contagem de células T CD4+ e a quantificação de carga viral são os principais parâmetros utilizados pela maioria dos especialistas para se iniciar e monitorizar a terapia antirretroviral em pacientes com infecção pelo HIV.
19 – Qual a forma mais efetiva de transmissão? E qual a mais comum?
A forma mais efetiva é por relações sexuais (vaginais, anais ou orais) desprotegidas, isto é, sem o uso do preservativo; e compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue, o que é frequente entre usuários de drogas ilícitas - que também podem contrair mais doenças, como hepatites.
A forma mais comum é pelo sexo oral sem camisinha. Uso de seringa por mais de uma pessoa. Transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.
20 - Quais as condições para uma pessoa soropositiva ter uma vida normal?
Uma pessoa soropositiva pode desenvolver uma vida normal tomando os medicamentos adequados e/ou não apresentar os sintomas por cerca de 10 anos ou mais. Em casos raros, pode ser que ele nem chegue a apresentar. 
21 – Qual o risco de transmissão ao recém-nascido pelo aleitamento? 
O risco de transmissão é grande, estima-se que 15 a 30% das crianças amamentadas contraem o vírus.
22 – Quanto tempo após a infecção aparecem os anticorpos? Nesse período, há outro método? Qual a confiabilidade do teste? 
O período de janela imunológica para detecção de anticorpos em um ensaio imunoenzimático que detecte anticorpos da classe IgM é de 22 dias, para a detecção de antígeno p24, é de aproximadamente 17 dias; e detecção de RNA HIV, de 12 dias após o período de eclipse.
O teste rápido possui 99% de sensibilidade e especificidade em infecções crônicas pelo HIV, mas possui uma taxa de falso negativos (resultado negativo em quem tem o vírus) em até 12% das infecções agudas.
23 – Porque ocorre redução de CD4 na infecção pelo HIV?
Porque o HIV destrói progressivamente certos glóbulos brancos do sangue chamados linfócitos CD4+. Os linfócitos ajudam a defender o corpo contra células estranhas, organismos infecciosos e câncer. Assim, quando o HIV destrói os linfócitos CD4+, as pessoas ficam vulneráveis ao ataque por muitos outros organismos infecciosos. 
24 – O que é janela imunológica?
É período que um organismo leva, a partir de uma infecção, paraproduzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção, hospedeiro e ao agente viral, dentre outros e a sensibilidade do teste utilizado para detectá-la
25 – Pode se adquirir o vírus na manicure, barbeiro, dentista, sanitários, tatuagem, piercing?
Sim, desde que os instrumentos individuais não sejam esterilizados corretamente.
26 - O homem só pega o vírus se tiver lesão no pênis?
Não. Se ele tiver relação sexual com uma pessoa soro positivo sem o uso de preservativo ele poderá der infectado através dos fluidos corporais.
27 - A manifestação da doença ocorre em quanto tempo?
É na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV (tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença). Esse período varia de três a seis semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV.
28 – Se eu tiver relações sexuais hoje e adquirir o vírus, e amanhã tiver relações com outra pessoa, posso transmitir?
Sim, depois de duas ou três horas a pessoa pode ser capaz de transmitir o HIV.
29 – Qual a probabilidade de uma mulher soropositiva ter um filho soro+?
A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis menores que 1%.
30- Quanto tempo após a infecção é possível identificar o vírus em exame laboratorial?
Acredita-se que após sete dias de sintomas, inicia-se a detecção no sangue de anticorpos na fase aguda da doença (IgM), indicando contato recente com o vírus.
31 - Após entrar em contato com material contaminado e/ou exposição de risco (relação sexual, etc..), qual o procedimento?
A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente. A pessoa exposta deve manter por 6 meses as precauções para evitar a contaminação de outras pessoas, como não doar sangue, usar preservativos e evitar a gravidez, pois este é o período necessário para confirmação da doença. Amamentação também não é recomendada nesse período.
32 - Qual o melhor método de desinfecção de instrumentos, agulhas, etc...?
A esterilização.
33 - Qual o tratamento de uma gestante soro+ durante a gestação?
As gestantes que forem diagnosticadas com HIV durante o pré-natal têm indicação de tratamento com os medicamentos antirretrovirais durante toda gestação e, se orientado pelo médico, também no parto. O tratamento previne a transmissão vertical do HIV para a criança.
34 – Qual a probabilidade de um homem adquirir o vírus após transar UMA VEZINHA SÓ com uma mulher positiva? E se houve sangramento?
Se ele transar sem camisinha a probabilidade é grande, pois o vírus é transmitido através de fluidos corporais e do sangue, mas se ele transar com caminha o risco reduz substancialmente a infecção, mas não elimina completamente o risco de ser infectado.
35- Risco de transmissão por sexo oral (de novo) ?
O risco de transmissão do HIV pelo sexo oral sem proteção é baixo, mas existe.
36 – Porque é tão difícil achar uma cura para a AIDS?
O principal obstáculo para curar a infecção causada pelo HIV é um reservatório latente do vírus nas células responsáveis por orquestrar a resposta imune do organismo, o que permite que a enfermidade persista de forma que não seja detectada pelo sistema imunológico ou afetada por drogas antirretrovirais

Mais conteúdos dessa disciplina