Buscar

Template - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Nome Completo: Elizabete da Silva Santana Macedo
	RGM: 20069481
	Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
	Data: 09/11/2020
	Curso: Licenciatura em História
	Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise e comente (com suas próprias palavras) as propostas gerais e as competências gerais da educação básica e como essas são relevantes para a formação do estudante. Destaque uma das competências gerais da educação básica e depois comente como essa competência se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação (Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicada). A sua análise deve conter, no mínimo, uma lauda (página).
Digite aqui seu texto:
A BNCC nos traz a proposta de um ensino igualitário, focado em trazer para todos os jovens e crianças uma educação que tenha no mínimo as qualidades nela inserida. Orientada nos princípios da ética, política e estética, temos a BNCC pautada em ações coerentes e corretas, visando o envolvimento do homem com a sociedade, com um documento bem projetado e organizado, para facilitar o entendimento dos leitores. Sua principal tarefa é ser uma base referencial, para a formulação e a adequação do currículo das redes de ensino do país. 
A BNCC por ser também um documento contemporâneo e plural, possibilita pensarmos na diversidade, trazendo para a sala de aula muito mais que uma educação focada no conhecimento científico, mas na formação do aluno e o seu comportamento no dia a dia, como lidar com as situações que surgem de maneira humana e coerente. Alinhada com a agenda 2030, A BNCC é um instrumento fundamental para o professor planejar suas aulas, articulada com as 10 competências gerais nele contidas, parametrizam, não apenas a formulação do currículo, mas garante um patamar comum de aprendizagem, voltado para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, e com isso também, a formação adequada dos professores.
As 10 competências gerais, são definidas para mobilização de conhecimento, habilidades, atitudes e valores, se relacionando e se desdobrando nas etapas do ensino básico, para ensinarmos os alunos a viver em sociedade, cumpridores dos seus deveres de cidadão, com atitudes e conceitos éticos.
Irei comentar brevemente sobre a competência de número 9, que nos fala sobre empatia e cooperação, pois no mundo de hoje falta o sentido de respeito, a pratica do bem e a distribuição de amor. O que nós, como professores, podemos fazer para ajudar os alunos? A lecionar o conteúdo trabalhando a empatia e a cooperação? Como agir com o aluno que comete Bullying como o colega? A punição e o castigo não é o caminho, temos que achar a raiz do problema e trabalhar com este aluno, ajuda-lo, pois tanto ele quanto o que sofreu maus tratos, precisam de um acompanhamento necessário e favorável, para a mudança de atitude do agressor e para a elevação da auto estima do agredido. Alinhando a competência 9 com os conteúdos curriculares, dentro da nossa área de atuação, conseguiremos iniciar uma jornada de ajuda e de apoio aos alunos, mostrando para eles que não temos somente um caminho, que a nossa personalidade não é inalterável, mas que somos sujeitos a mudanças e sempre mudar para o melhor, pois ao contrário disse é regredir.
Esta competência nos direciona a ensinar para o aluno o valor do ser humano, a praticar novos hábitos saudáveis, a entender que todos somos iguais, e que todos precisam ser ouvidos, respeitados e amados. Quando se falam de Amor, as pessoas logo já pensam no sentimento de um relacionamento amoroso, e amor é muito mais que isso, pois ele nos alerta a não fazer o mal, a não magoar, a abraçar quando alguém esta triste, e conversar quando alguém precisa ouvir uma palavra de força e carinho, esta competência foi a que mais me chamou a atenção e a que mais me tocou no sentido de ajudar os alunos, pois é isso que o mundo precisa, formarmos jovens no caminho certo hoje para serem os adultos pacificadores de amanhã.
REFERENCIAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Introdução a base nacional comum curricular. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao>. Acesso em 25 de outubro de 2020.