Buscar

Prévia do material em texto

UNIP 
Cursos Superiores de Tecnologia
Em Gestão Financeira
PIM I
TPC COMÉRCIO DE PRODUTOS 
ALIMENTÍCIOS LTDA
Caroline da Silva, RA:1910568, Pólo Montenegro/RS.
Fabiana Sartori Emilio, RA: 1939210, Pólo Cursino/SP.
Fernanda Souza Cruz Simões, RA: 1923293, Pólo Anchieta/SP.
Nathália Aguiar Nunes Silva, RA: 1939002, Pólo de Praia Grande.
Abril, 2019.
1. INTRODUÇÃO	
2. DESENVOLVIMENTO	
2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO	
2.1.1 A Empresa
2.1.2 Produtos e Serviços.
2.1.3 Clientes
2.1.4 Concorrentes da Organização
2.1.5 Análise da Prática Atual de Gestão da Organização.
2.1.6 Estilos de Liderança
 2.1.7 Diferença de autoridade e poder
2.1.8 Motivação
2.2 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA	
2.3 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ....................................................................
3. CONCLUSÃO	
INTRODUÇÃO
 Este trabalho realizou a análise das atividades e gestão da empresa A "TAPIOTECA" nome fantasia da empresa , com razão social de ‘Tpc Comercio de Produtos Alimenticios Eireli” , inscrita no CNPJ 22.245301/0001-18, localizada na Avenida Washington Luis, S/N, No Aeroporto de Congonhas-SP, fundada no dia 14 – 04 – 2005 , tendo sua especialidade principal em Tapiocas, seguindo a linha sem glúten, sem açucares e lactose, um diferencial entre os demais estabelecimentos. Estão localizados nos aeroportaos de Congonhas, Santos Dummont e em breve no de Brasília. A casa do segmento de Fast-Food, pela rapidez em que é servida, recebeu o nome que fraz a alusão à cultura e conhecimento, pois tem como missão levar informação sobre alimentação verdadeiramento saldável, além de uma deliciosa refeição.
 Hoje dispondo de matriz e uma filial no Rio de Janeiro, emprega em torno de quase trinta pessoas.
 
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1.1 A Empresa
A "TAPIOTECA" nome fantasia da empresa, com razão social de ‘Tpc Comercio de Produtos Alimenticios Eireli” fundada no dia 14 – 04 – 2005 , tendo sua especialidade principal em Tapiocas, seguindo a linha sem glúten, sem açucares e lactose, um diferencial entre os demais estabelecimentos. Estão localizados nos aeroportaos de Congonhas, Santos Dummont e em breve no de Brasília. A casa do segmento de Fast-Food, pela rapidez em que é servida, recebeu o nome que fraz a alusão à cultura e conhecimento, pois tem como missão levar informação sobre alimentação verdadeiramento saldável, além de uma deliciosa refeição.
O menu, assinado pelo chef Guga Rocha, oferece opções livres de glúten e lactose, álem de priorizar ingredientes orgânicos e frescos. O chefe criou mais de 20 tapiocas com nomes e estilos de cidades do mundo. 
A possibilidade de acrescentar na massa chia, gergilim, cacau ou beterraba em pó ( que conferem ainda mais o sabor e valor nutricional), substituir a massa tradicional por crepioca, álem de possibilitar a montagem de sua própria tapioca com inúmeras opções de recheios, também fazem parte do nosso cardápio tudo isso para agradar todos os gostos. 
2.1.2 Produtos e Serviços.
A casa do segmento de Fast-Food, pela rapidez em que é servida, recebeu o nome que fraz a alusão à cultura e conhecimento, pois tem como missão levar informação sobre alimentação verdadeiramento saldável, além de uma deliciosa refeição.
O menu, assinado pelo chef Guga Rocha, oferece opções livres de glúten e lactose, álem de priorizar ingredientes orgânicos e frescos. O chefe criou mais de 20 tapiocas com nomes e estilos de cidades do mundo. 
A possibilidade de acrescentar na massa chia, gergilim, cacau ou beterraba em pó ( que conferem ainda mais o sabor e valor nutricional), substituir a massa tradicional por crepioca, álem de possibilitar a montagem de sua própria tapioca com inúmeras opções de recheios, também fazem parte do nosso cardápio tudo isso para agradar todos os gostos. 
 2.1.3 Clientes
As empresas que detém altos níveis de satisfação dos clientes, também parecem ter capacidade de se isolarem das pressões competitivas. Freqüentemente, os clientes estão dispostos a pagar mais e ficar com uma empresa que satisfaça suas necessidades e desejos. A visão de cada cliente sobre o valor do produto ou serviços que busca, difere em cada um. Assim, ele reage de diferentes formas, desde não perceber a importância de determinado serviço à sua empresa, até a valorizar itens que nada melhorarão seu desempenho organizacional. 
Os principais clientes da empresa estudada são restaurantes e casas de festas e eventos, a empresa também fornece para lanchonetes, cafés e bistrôs, porém como a empresa possui lojas sede e filiais em outros aeroportos, a empresa tem como foco os clientes rápidos, aqueles que passam pelo aeroporto para compras de lanches para viagem. 
2.1.4 Concorrentes da Organização
A análise dos concorrentes decompõe um aspecto da análise externa da organização. Ele acredita que seu tratamento deve ser detalhado, pois seu produto final irá proporcionar a identificação das vantagens competitivas da própria empresa e a dos concorrentes. Ressalta, ainda, que as diversas opções de empresas que ofertam produtos iguais ou similares no mercado, fazem com que os consumidores se tornem cada vez mais exigentes em suas escolhas. Assim, a empresa precisa se adaptar às novas exigências, a fim de se manter no mercado e concorrer com outras organizações, permanecendo competitiva e com boa saúde financeira. 
2.1.5 Análise da Prática Atual de Gestão da Organização.
A chamada gestão organizacional nada mais é do que a administração de um negócio, empresa ou organização com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis.
A função desse tipo de conceito de gestão tem como finalidade conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criar um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados.
Mas, na prática, você sabe o que uma gestão organizacional faz? 
Definir estratégias
A gestão organizacional é responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e expansão dos resultados da organização. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e políticas da empresa. Perguntas como: “Quem é a minha empresa e quais são os princípios e valores que ela tem?”. São fundamentais para a definição da estratégia e o conceito de gestão tornar-se efetivo.
Implantar a cultura organizacional
Comum no contexto empresarial, a Cultura Organizacional significa a junção de valores, crenças, normas e rituais adotadas por uma empresa. Uma boa gestão organizacional deve implantar uma cultura de práticas, valores e políticas que norteiam a empresa e devem ser seguidas por todos os colaboradores da organização. São as normas e condutas que regem a empresa, bem como a missão e visão organizacional.
Avaliar e promover o desenvolvimento dos colaboradores
A gestão organizacional também é responsável por avaliar o desempenho dos funcionários, além de promover melhorias, benefícios e desenvolvimento contínuo dos colaboradores para que estes sejam profissionais produtivos e com foco nos resultados. O conceito de gestão é fundamental no mundo dos negócios, pois é por meio da ferramenta de gestão empresarial que é possível analisar a postura profissional.
Recrutamento e promoção de profissionais
Uma boa gestão sabe investir nas pessoas, uma vez que o maior bem de uma organização é o capital humano (valor de cada indivíduo que contribui para o crescimento da empresa).
Por isso, é essencial trabalhar o recrutamento de talentos e a promoção de colaboradores dentro da empresa.
Toda empresa almeja bons profissionais, mas para conquistá-los é preciso ter uma equipe motivada e comprometida com a organização. Além disso, a retenção de talentos é primordial para a fidelização dos colaboradores.
2.1.6 Estilos de Liderança
Líder autocrático (chefão): Manda, impõe, exige e coage. O subordinado obedece, aceita cegamente e desconhece.
Líder liberal (mero colega): Ausenta-se, omite-se, ignora,deixa ficar. O subordinado faz o que quer e quando quer.
Líder democrático (impulsionador): Orienta, estimula, ensina e ajuda. “O subordinado colabora, participa, sugere, decide, ajuda e coopera.”
2.1.7 Diferença de autoridade e poder
Poder: É a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não o fazer. Weber, em sua definição básica de poder, diria: “Faça isso, senão vai ver!”
Autoridade: É muito diferente de poder, já que ela envolve a habilidade de levar outros a fazerem – de bom grado – sua vontade. Na visão de Weber, a definição de autoridade seria “Farei isso por você”. 
Poder é definido como uma coisa adquirida, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Estabelecer autoridades sobre pessoas requer um conjunto especial de habilidades.
Diferenciar poder de autoridade é lembrar que o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas.
O poder funciona, mas destrói relacionamentos. A insatisfação proveniente desse tipo de relação gera conflitos, como por exemplo: greves, baixa produtividade, alta rotatividade, sabotagem, absenteísmo, desmotivação, etc. 
2.1.8 Motivação
A motivação funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a situação que o envolve. As pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional básico, e o mesmo indivíduo pode ter diferentes níveis de motivação que variam ao longo do tempo, ou seja, ele pode estar mais motivado em um momento e menos em outra ocasião. A conclusão é que o nível de motivação varia entre as pessoas e numa mesma pessoa através do tempo. Além das diferenças, existem as variações no mesmo indivíduo em função do momento e da situação.
	GERÊNCIA
	
	LIDERANÇA
	Planejamento e orçamento: estabelecimento de etapas detalhadas e cronogramas para alcançar os resultados necessários e, em seguida alocação dos recursos necessários para fazer a mudança acontecer.
Organização e recrutamento de pessoal: estabelecimento de uma estrutura para executar os requisitos do plano, recrutamento de pessoal para essa estrutura, delegação de responsabilidades e autoridade para realizar o plano, fornecimento de políticas e procedimentos que ajudarão a orientar o pessoal e criação de métodos ou sistemas para monitorar a implementação.
Controle e solução de problemas: monitoração de resultados, identificação de desvios do plano, e planejamento e organização para que esses problemas sejam resolvidos.
	
	Estabelecimento da orientação: desenvolvimento de uma visão do futuro – freqüentemente num futuro distante – e de estratégias que produzirão as mudanças necessárias para se atingir essa visão
Alinhamento de pessoal: comunicação da direção a ser seguida, com palavras e ações, a todos aqueles cuja cooperação pode ser necessária, de modo a influenciar a criação de equipes e coalizões que compreendam a visão e estratégias e aceitem sua validade
Motivação e inspiração: injeção de ânimo nas pessoas para que elas superem as maiores barreiras políticas, burocráticas e de recursos opostas à mudança, satisfazendo as necessidades básicas, mas freqüentemente não-atendidas, dos seres humanos
	Produz um grau de previsibilidade e ordem, e tem o potencial para produzir de forma consistente os resultados a curto prazo esperados pelos vários acionistas (por exemplo, para os clientes, estar sempre no prazo; para os acionistas, estar dentro do orçamento)
	
	Os produtos mudam, geralmente em um nível surpreendente, e têm a capacidade de produzir mudanças extremamente úteis (por exemplo, novos produtos desejados pelos clientes, novas abordagens das relações de trabalho que ajudem a tornar a empresa mais competitiva.
2.2 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Sabe-se que a tecnologia é de fundamental importância nos dias de hoje para o comercio e tantos outros segmentos, a eficiência e a velocidade dos sistemas são fundamentais para a execução do trabalho.
Segundo Stair e Reynolds (2011), os softwares de aplicação, é dedicado ao atendimento das necessidades gerais e especificas dos usuários.
Todos os sistemas da TAPIOTECA são de prateleira, a empresa se adaptou a eles, adquirindo novas formas de atendimento, produção e controles.
A TAPIOTECA usa em seu PDV (ponto de venda) o sistema operacional Colibri, um software vertical, esse sistema registram o pedido do cliente, envia para a produção, a produção recebe através da impressão do pedido.
O cliente efetua o pagamento e é emitido o cupom fiscal, que é enviado através de outro sistema o SAT, um programa utilitário, para a receita federal.
No Colibri, temos todo o histórico da venda do dia e todas as informações para o fechamento do caixa. 
Ao final do dia, é enviado o arquivo para o Back office, um software vertical, onde é controlado o estoque.
Nesse outro sistema aplicativo, é dada a entrada das notas de compra, via xml, e a saída do estoque é feita através das fichas técnicas, com a informação das quantidades recebida do Colibri.
Com o controle de estoque, são programados os pedidos, gerando menos desperdício, e estoque parado.
No departamento financeiro, é usado o sistema Bancadis,um software horizontal, onde toda nota de compra é lançada e criado um contas a pagar, assim como a conciliação com as operadoras de cartão e bancaria, alem das planilhas e processadores de textos.
Na gestão de pessoas, temos o relógio de ponto, onde é coletada a digital e a informação é enviada para o sistema Nexus, um software horizontal,onde é consolidado todas as informações para o fechamento da folha de pagamento.
Além dos aplicativos bancários, onde temos acesso as entradas e saídas dos recursos financeiros.
Todos os sistemas funcionam graças ao uso da Internet.
É utilizado o Microsoft Word para redigir textos e documentos de rotinas administrativas como: contratos, memorandos, ofícios entre outros.
Utilizamos ainda, o programa Excel para elaboração do DRE, das lojas. Onde os gerentes mensuram semanalmente seus resultado.
Segue foto exemplar: 
2.3 Comunicação Empresarial
Conceito
Comunicação Empresarial é um meio estratégico de planejamento usados dentro da empresa com a finalidade de valorizar a imagem da organização, para alcançar os resultados atribuídos.
2.3.1 Comunicação Interna
A comunicação interna é um aspecto decisivo nas empresas, pois gera maior produtividade, há uma diminuição da rotatividade dos colaboradores e fortalece a cultura da empresa.
ATapioteca possui diversas formas para comunicação entre os colaboradores e gestor com a presença de atribuições que são continuas. Um princípio que a empresa atribui é; desviar dos ruídos na comunicação, pois dispor a comunicação com os colaboradores na intenção de evitar falhas operacionais e estratégicos, com feedbacks aos mesmos. Ao ouvir todos os funcionários constantemente, mantendo um relacionamento empresa e colaborador, cria elo, demostra confiança e evita eventuais desentendimento.
A rede de franquia de fastfood da empresa estudada prega e executa a ética no trabalho, determinando diretrizes, oferta aos colaboradores iniciativa de comunicação para que o possa desenvolver as tarefas, sendo executado com respeito, empatia, e voz ativa dentro da organização.
2.3.2 Comunicação Externa 
As ações dentro da empresa são planejada com carinho e repassada ao público para que cada indivíduo tenha a oportunidade de saborear a sua própria criação, além do cardápio tradicional disponível na loja física, incentiva e aguça o cliente a inventar combinações, cores e sabores sendo doces e salgados, geralmente no subconsciente do cliente ao experimentar uma receita de sua criação eleva o ego e o nome da empresa fica na lembrança.
As suas criações remetem aos sabores caseiros de infância, despertando a memória afetivas dos clientes; outra forma explorada é a identidade visual com cores vibrantes, marcantes e de fácil associação. Atraindo olhares, destacando-se de seus concorrentes chamando atenção de todos a sua volta, mesmoos que não pertencem ao público alvo.
Para tudo existe um significado, mesmo que não seja perceptível, toda a abordagem é para atrair o consumidor e fidelizar o cliente.
2.3.3 Comunicação Interpessoal no trabalho em equipe
O sucesso se dá por meio de união e um trabalho bom executado, a Tapioteca fornece aos colaboradores treinamento, palestras motivacionais, cursos básicos para abordagem do cliente e incentiva que todos pratique a cordialidade, sendo assim os funcionários é considerado um pilar, todas as funções são essenciais e importante, a participação direta ou indireta alavanca a empresa.
2.3.4 Atendimento ao público
Ao final de cada atendimento, a equipe Tapioteca, oferece a critério do cliente pesquisa de satisfação, com objetivo de saber o grau de satisfação do cliente.
3. CONCLUSÃO
A organização é a essência da empresa, expressada pela maneira como ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização, ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da organização.
Se preocupando em organizar e garantir que todos os colaboradores estarão em sintonia entre si e engajados com a organização.
É uma cultura que vai definir o perfil de quem será contratado, vai definir quem vai querer ficar e fazer parte do time, ou não.
Ter uma cultura empresarial forte não significa ser uma empresa colorida como a Google, por exemplo. Mas sim estar ciente do que guia cada estratégia e divulgar isso corretamente para todos os envolvidos.
Cada vez mais, possuir uma cultura consolidada se torna essencial para as organizações e a forma como ela é comunicada e se apresenta no dia a dia dos colaboradores é que faz a diferença.

Mais conteúdos dessa disciplina