A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
questoes dinamica das relações interpessoais

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	A eficácia do processo de comunicação também depende de um outro importante fator: o ruído. Ele pode ser responsável pela não concretização do seu intuito de informar, como também você poderá fazê-lo de forma equivocada, ou seja, sua informação poderá chegar ao receptor de forma distorcida.
A seguir, citaremos um dos ruídos de comunicação mais comuns.
Vejamos esta frase: Se, no momento do processo de comunicação, um ou mais participantes assumem uma posição defensiva, é bem provável que haja algum tipo de interferência na comunicação. As pessoas que se sentem ameaçadas ou atacadas têm diminuídas suas possibilidades de entendimento.
 
A qual dos ruídos se refere essa frase?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Fonte das informações.
	Respostas:
	a. 
Fonte das informações.
	
	b. 
Tipo de informação.
	
	c. 
Defensividade dos participantes.
	
	d. 
Grande carga de informação.
	
	e. 
Localização física.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Definimos liderança como uma capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas e objetivos organizacionais. A figura do líder, em todos os campos de nossas relações, tem importância muito significativa. Ao líder associamos adjetivos positivos tão especiais que nos distanciam da possibilidade de um dia estarmos nessa posição: alegre, motivador, criativo e, acima de tudo, carismático. Para entendermos melhor o conceito de liderança e suas evoluções, vamos citar algumas teorias:
I- São relacionados à aparência, à estrutura, à energia e à força física.
II- São ligados às características de adaptabilidade, entusiasmo, autoconfiança e elevado coeficiente intelectual.
III- São relacionados aos aspectos de cooperação, habilidades interpessoais e habilidades administrativas.
 
Qual(ais) frase(s) representa(m) as teorias do traço?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: para entendermos melhor o conceito de liderança e suas evoluções, vamos citar algumas teorias, entre elas a Teoria dos Traços. Segundo essa teoria, a liderança é uma característica inata, ou seja, o indivíduo já nasce com aptidão para a liderança. Nesse sentido, só exerce a liderança quem tem traços físicos, intelectuais, sociais e direcionados para aquela tarefa.
• Os traços físicos são relacionados à aparência, à estrutura, à energia e à força física.
• Os traços intelectuais são ligados às características de adaptabilidade, entusiasmo, autoconfiança e elevado coeficiente intelectual.
• Os traços sociais são relacionados aos aspectos de cooperação, habilidades interpessoais e habilidades administrativas.
• Os traços relacionados à tarefa se referem às características do impulso de realização, persistência e iniciativa.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Emissor, receptor e mensagem são considerados os elementos nucleares no processo de comunicação. Porém, é necessário conhecermos outros três elementos muito importantes: código, canal e contexto.
Vejamos três desses elementos:
I- Representa as circunstâncias nas quais a comunicação se estabelece. Constitui-se em um referente situacional, que deverá ser comum para emissor e receptor.
II- Representa o meio pelo qual a mensagem é transmitida. É pelo canal que a mensagem realiza sua circulação. Podemos optar por canais escritos, orais, digitais, entre outros.
III- É o conjunto de signos ou a linguagem utilizada para efetivar a transmissão das mensagens. São os sinais dos quais nos utilizamos para fazer nossa mensagem ser decodificada. É importante ressaltar que o sinal (ou signo) escolhido para a transmissão precisa, necessariamente, ser de conhecimento do receptor. Caso contrário, a mensagem jamais será entendida. Constitui-se nas linguagens escrita, oral e não verbal (gestos, sinais visuais, sinais corporais).
 
Qual(ais) elemento(s) se refere(m) ao código?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente III.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: código é o conjunto de signos ou a linguagem utilizada para efetivar a transmissão das mensagens. São os sinais que utilizamos para fazer nossa mensagem ser decodificada. É importante ressaltar que o sinal (ou signo) escolhido para a transmissão precisa, necessariamente, ser de conhecimento do receptor. Caso contrário, a mensagem jamais será entendida. Constitui-se nas linguagens escrita, oral e não verbal (gestos, sinais visuais, sinais corporais).
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	O ambiente externo (macroambiente) se refere à bagagem pessoal dos indivíduos e também a fatores como os políticos, econômicos, culturais etc. O sistema de valores compartilhado pelos membros é o que diferencia uma organização das demais. Conforme Chanlat (2001, p. 27), “o ambiente externo influencia as relações por concentrar toda a bagagem pessoal dos indivíduos que constituem o grupo chamado organização”.
 
Vejamos algumas variáveis que impactam o ambiente:
I- Motivação.
II- Político.
III- Cultural.
 
Qual(ais) comportamento(s) anterior(es) se refere(m) à estabilidade emocional?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Somente I.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
II e III.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	O ambiente interno (microambiente) se refere ao interior das organizações. Cada empresa tem seu próprio ambiente, ou seja, sua cultura, de que obtém seus resultados. O clima organizacional se refere também ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio empresarial e está relacionado ao grau de motivação de seus participantes. Esse clima afeta o comportamento das pessoas, o que, por sua vez, afeta o próprio desempenho nos negócios, ou seja, o desempenho empresarial, que é o resultado da combinação dos recursos disponíveis.
Vejamos alguns desses recursos:
I- Humanos.
II- Materiais.
III- Financeiros.
 
Qual(ais) desses recursos se relacionam com o texto anterior?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente II.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O sucesso ou o fracasso das nossas relações sociais significativas depende exclusivamente da nossa competência comunicativa individual. As percepções de competência dos colaboradores e sua relação podem influenciar na forma como cada um responde aos comportamentos dos outros, à motivação e ao alcance de metas. Sabemos que o relacionamento é um desafio constante, mas podemos ajudar tanto o nosso setor como outros, melhorando os julgamentos sobre nós mesmos e sobre outras pessoas, bem como auxiliando na compreensão dos relacionamentos humanos, promovendo a autoanálise entre os indivíduos. A compreensão da forma de pensar do outro nos ajuda a evitar atritos e a solucionar problemas, promovendo assim relações saudáveis, em que a sinergia, o respeito e a empatia estarão presentes.
 
Vejamos alguns processos de interação:
I- Aquele que gera a mensagem.
II- Aquele que recebe a mensagem.
III- Aquele que não participa da interação pessoal.
 
Qual dos processos se relaciona com o receptor?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente II.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: na comunicação interpessoal há um processo de interação entre os indivíduos. O emissor (aquele que gera a mensagem) tem como papel dar sentido ao que comunica, enquanto o receptor (aquele que recebe a mensagem) depende de seus fatores motivacionais e subjetivos para compreender o que foi comunicado.
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os conflitos demonstram que existem ideias, sentimentos, atitudes ou interesses que podem chocar-se.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.