Buscar

Aap4 - Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap4 - Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
01- Efetue a leitura a seguir:
 
“ Relações de conflito existem quando diferentes concepções e/ou ideias de ciência, de sociedade, de educação, de política são debatidas, constituindo-se como situações de aprendizagem se forem bem dialogadas e negociadas entre indivíduos e grupos, de forma aberta e transparente. Nessa perspectiva, é preciso compreender as opiniões/posturas diferentes para que não haja manipulação de interesses”.
 
Neste contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. Professores que possuem resistência ao processo de formação, que não gostam de participar, não estudam e não leem, atrapalham o processo pedagógico e podem causar conflitos no interior do corpo docente.
 
PORQUE
 
II. No ambiente escolar, um conflito pode nascer de várias vertentes: falta de comunicação, diferentes concepções, diferença nas ações para resolução de problemas, entre outras situações.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2)
“A escola de todo dia é a escola de gente "nenhuma", pois comporta heterogeneidades. É a mistura de tudo na ilusão de uma unidade, em alguns silenciamentos marcando corpos e estigmas, na lida com as diferenças (...) Nesses desafios e na urgência de solucioná-los, se vê em meio a uma política de funcionamento escolar que, frequentemente, cria uma distância entre ensinar e viver, restringindo-se ao conteúdo pedagógico”.
Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) Conflitos são comuns no ambiente escolar, especialmente devido ao fato do grande amálgama de pessoas, vivências e experiências distintas, o que pode gerar descompassos nas relações interpessoais.
(   ) Indisciplina é raramente causa de conflitos nas instituições escolares.
(   ) Questões relacionados ao bom comportamento dos alunos no ambiente escolar são exclusivamente de responsabilidade das famílias dos mesmos.
(   ) A comunicação clara entre professores e gestores, com o intuito de esclarecer e discutir os encaminhamentos, evita mal-entendidos e conflitos futuros.
(   ) Eventuais diferenças e conflitos entre gestores e corpo docente não são fatores que levam à problemas em relação ao ensino e aprendizagem dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
e) V –F – F – V – F.
3)
Para subsidiar sua resposta, efetue a leitura a seguir:
“Enquanto os programas escolares apresentam homogeneidade, sistematização, continuidade, coerência e ordem, as culturas juvenis se mostram flexíveis, instáveis e fragmentadas. Essas diferentes lógicas que convivem no espaço escolar entram em conflito, o que acaba por gerar, frequentemente, a resistência de jovens e adolescentes ao que as escolas propõem configurando e/ou ampliando práticas de indisciplina”.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A escola almeja a participação efetiva da família na vida escolar dos filhos, não só no acompanhamento das atividades pedagógicas.
II. A boa qualidade das relações interpessoais na escola não é ocasionada somente através da disciplina, mas também na construção da autoridade e na maneira de promovê-la na escola
III. É necessário o impedimento da participação ativa da comunidade nas decisões referentes à escola, para evitar conflitos e disputas acerca dos rumos da escola.
IV. Grande parte dos professores lida com os conflitos de maneira reativa, isto é, de maneira a deixar aos alunos a predominância das interações em sala.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
c) I, II e IV, apenas.
4)
De acordo com Semis (2018) apud John (SD), “O exercício das competências socioemocionais pode tirá-los da posição de plateia passiva, e fazê-los se envolver ativamente no combate ao bullying. “Eles podem usar a empatia, serem responsáveis e assertivos, defender o que é certo e confrontar os ‘brigões’”, afirma.”. Ele ainda sugere que as competências socioemocionais podem ser classificadas em cinco eixos:
c) Extroversão ou engajamento com os outros.

Continue navegando