Buscar

Av1- Farmacognosia II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DATA:12/05/2020
	
	
	
	CURSO: FARMÁCIA
	
	CAMPUS: NOVA FRIBURGO
	DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA 2
	
	 TURMA: SDE0091/3003
	PROFESSOR: LUCIANA LESSA
	
	
	AV1(X)
	AV2( )
	AV3( )
1. Disserte quanto a biossíntese de fenilpropanóides
2. Classifique os taninos abaixo e diga qual são os seus produtos de sua hidrólise.
	a
	
	b
	
	c
	
	
	
	
	
3. Classifique e diferencie os lignóides.
4. Explique a relação das propriedades terapêuticas da camomila com seus metabólitos secundários.
5. Cite 2 drogas vegetais que contenham taninos como metabólitos secundários especificando o nome específico, as propriedades terapêuticas , os taninos presentes e suas respectivas classificações.
Respostas:
1. A biossíntese de fenilpropanóides inícia junto a fotossíntese com a Degradação da glicose. A glicose-6-fosfato é degrada em glicose e em via das fosfopentoses, sendo esse último uma via alternativa ( Via das pentoses fosfato ). A Glicose é então quebrada, dando origem a moléculas de ADP+Pi e NADH/ NAD+ e duas moléculas de ácido pirúvico. Esse ácido então passará por uma reação química chamado piruvato quinase, onde utiliza-se o fosfoenolpiruvato adiconado a uma mlécula de ADP que se transforma em uma molécula de Piruvato e uma de ATP. As moléculas energéticas não utilizadas nesse processo ( ADP+Pi, NADH/ NAD+) serão utilizados na respiração celular e outros processos para dar energia a planta. Enquanto isso, a via das fosfopentoses acontece em duas etapas, a não oxidativa e a oxidativa. A oxidativa faz a conversão de NADP a NADPH e a produção de pentoses-fosfato, também conhecido como ( Ribose-5-fosfato). E a não oxidativa recicla as pentoses fosfato a glicose-6-P, reorganizando moleculas catalisados por enzimas e produz uma gama de produtos, porém a que importa para nos seria a Eritrose-4-Fosfato, que junto com a Ribose-5-fosfato serão uitlizados na síntese de fenilpropanóides. A próxima etapa da biossíntese dos fenilpropanóides é a via do ácido chiquímico; Ácido chiquímico é formado pela condensação do fosfoenolpiruvatoe eritose-4-fosfato e pode ser metabolizado como ácido gálico ou ácido corísmico (Corismato). O corismato dá origem a três aminoácidos aromáticos: Fenilalanina, Tirosina e Triptofano. Os fenilpropanóides são metabolizados apartir da fenilalanina que sofre uma biotransformação chamada de fenilalanina-amônia-liase, se transformando primeiro em Ácido cinâmico e depois em Fenilpropanóides.
2. A- Tanino não hidrolizável; É formado pela via do ácido chiquímico e pela via da acetil-CoA. B- Elagitanino; São formados na hidrólise ácida das ligações éster onde ocorre a liberação do ácido hexahidróxidifênico que se arranja em ácido pelágico, que também forma ácido gálico e glicose. C- Galitanino; Sua hidrólise faz a liberação das moléculas de ácido gálico e glicose.
3. Os lignóides são macromoléculas cujo esqueleto é formado exclusivamente pelo grupo fenil-propânico. Depositam-se nas paredes das células vegetais e lhes fornecem rigidez. Os lignóides são divididos em lignanas e ligninas.
 Lignanas são dímeros formados através do acoplamento oxidativo de álcoois cinamílicos entre si ou destes com ácidos cinâmicos. 
 Neolignanas são dímeros oxidativos de alil fenóis e de propenil fenóis, entre si ou cruzados e não apresentam o carbono gama (C-y) oxigenado.
 Alolignanas são dímeros mistos de arilpropanóides ou seja, um dos monômeros apresenta o C-y e o outro, não. 
 Norlignanas é qualquer substância pertencente a um dos grupos acima, com um átomo de carbono a menos em um dos precusores primários.
 Oligolignóides são os produtos resultantes da condensação de três a cinco unidades fenilpropanóidicas.
 Heterolignóides são constituídos de moléculas de estruturas diversas, como, por exemplo, um lignóide acoplado a uma outra classe de produtos naturais.
4. A camomila apresenta várias ações terapêuticas derivado de seus metabólicos segundários como, por exemplo, ação antiespasmódico por conta das cumarinas e flavonóides que produz, e ação sedativa pela presença de apigenima e os triptofanos. A camomila também sintetiza terpenos, colina e falvonóides que possuiem propriedades antibacteriana, atividade antiinflamatório e clareamento de pelos, mas essa última utilidade é devido aos apigeninas.
5. Acacia mearnsii, também conhecida como “ Acácia negra ” . Essa droga vegetal apresenta uma grande concentração de Taninos condensados ( ácido Tânico) e por isso apresenta as seguintes ações farmacológicas: Precipitação de proteínas que formam uma camada protetora sobre tecido lesionado e propiciam um efeito antimicrobiano e antifúngico agindo em feridas, queimaduras e inflamações. 
Barbatimão, nome cientifíco: Stryphnodendron adstringens, possui propriedades farmacológicas como atividade anti-úlcera e propriedade hipotensora, por conta de sua alta concentração de Galocatequina, que é um Tanino não hidrosolúvel.

Continue navegando