Buscar

AVALIANDO CINÉSIOTERAPIA

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
	Sobre o complexo articular do ombro é possível afirmar:
		
	
	Possui dois graus de liberdade
	
	Durante o movimento de abdução, ocorre metade do movimento na articulação glenoumeral e outra metade na articulação escapulo torácica
	
	É uma articulação sinovial condilar
	
	É a articulação mais estável do corpo humano
	 
	É um complexo articular formado por quatro articulações (escapulo torácica, acromioclavicular, glenoumeral e esternoclavicular)
	Respondido em 16/11/2020 15:16:09
	
Compare com a sua resposta: Benefícios, auxilia na mobilidade articular, na execução dos movimentos sem compensações, melhor circulação local, reduz o risco de lesões... Classificação: Estático, divide-se em ativo, passivo e ativos assistido. Balístico; Alongamento que vai ao limite da amplitude e realiza oscilações
	
QUESTÃO 2
	Durante o deslizamento, na qual um osso desliza sobre o outro, devido as superfícies articulares serem congruentes, é notório que a superfície articular que se move influência na direção do deslizamento, chamada de regra côncavo-convexo. Esta regra, é considerada a base para o fisioterapeuta determinar a direção da força da mobilização articular aplicada em técnicas de manipulação articular. Sobre a regra côncavo-convexo, análise as proposições: 08- Quando a superfície articular móvel é convexa o deslizamento ocorre na mesma direção à do movimento osteocinemática. 10- Quando a superfície que se move é côncava o deslizamento ocorre na mesma direção do movimento osteocinemática. 12- Quando a superfície que se move é côncava o deslizamento o deslizamento ocorre na direção oposta do movimento osteocinemática. 17- Durante a extensão da tíbia em relação ao fêmur, a superfície articular da tíbia rola e desliza anteriormente sobre os côndilos femorais. 19- Na dorsiflexão, o tálus rola anteriormente em relação à perna e, em seguida, desliza posteriormente, sendo limitado a progredir no deslizamento posterior pelo ligamento calcaneofibular. O somatório das alternativas corretas são:
		
	
	25
	
	48
	
	37
	
	30
	 
	46
	Respondido em 16/11/2020 15:17:33
	
Compare com a sua resposta: Fibular longo e fibular curto.
	
QUESTÃO 3
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	
	amplitude de movimento passiva.
	 
	osteocinemática.
	
	trabalho linear.
	
	hipermobilidade.
	
	artrocinemática.
	Respondido em 16/11/2020 15:23:34
	
Compare com a sua resposta: Alongamento unilateral dos dois quadrantes posteriores: paciente em decúbito dorsal e terapeuta ao lado do paciente para orientá-lo. A posição inicial do paciente deve ser sempre com os joelhos fletidos e os pés apoiados na maca e a cabeça em uma leve flexão (travesseiro). O paciente realiza uma inspiração profunda e ao realizar uma expiração suave e prolongada deve abraçar uma das pernas em direção ao itmon. Sustentar por 20 segundos mantendo seu ritmo respiratório fisiológico. Em seguida a perna do paciente volta para a posição inicial e realiza-se o mesmo procedimento para a perna oposta. Alternar as pernas por até 5 vezes dando ênfase ao lado onde a musculatura encontra-se mais encurtada. – Alongamento bilateral dos dois quadrantes posteriores: paciente em decúbito dorsal e terapeuta ao lado do paciente para orientá-lo. A posição inicial do paciente deve ser sempre com os joelhos fletidos e os pés apoiados na maca e a cabeça em uma leve flexão (travesseiro). O paciente realiza uma inspiração profunda e ao realizar uma expiração suave e prolongada deve abraçar ambas as pernas em direção ao ritmon. Sustentar por 20 segundos mantendo seu ritmo respiratório fisiológico. Em seguida as pernas do paciente voltam para a posição inicial. Repetir este procedimento por 5 vezes.
	
QUESTÃO 4
	Sobre cinesioterapia julgue os itens abaixo I- O ganho de ADM é o objetivo principal quando utilizamos as técnicas de exercício ativo livre II- Quando o paciente não é colaborativo o fisioterapeuta fica limitado ao exercício ativo assistido como conduta de tratamento para manutenção da ADM III- O exercício ativo resistido tem como foco principal o ganho de força IV- O exercício passivo é o único indicado para paciente em estado de coma. V - Delorme não é uma técnica utilizada em exercícios ativo livre. Estão corretas somente as afirmativas:
		
	
	I, II e IV
	
	II, III e V
	 
	III, IV e V
	
	I, II e V
	
	I, III e IV
	Respondido em 16/11/2020 15:21:52
	
Compare com a sua resposta: Exercício passivo
	
QUESTÃO 5 
	Mônica 39 anos, apresentou síndrome do impacto do ombro. Já saiu da fase aguda, mas apresenta limitação da mobilidade do movimento de abdução do ombro direito. Utilizando a regra do CÔNCAVO/CONVEXO qual o procedimento para ganho da mobilidade de abdução do ombro direto
		
	
	Paciente sentado, terapeuta com a mão por baixo da axila, deslizar o úmero superiormente.
	
	Paciente deitado em DD, terapeuta com a mão entre a porção distal do acrômio e cabeça do úmero, deslizar a cabeça do úmero posteriormente.
	
	Paciente deitado DL direito, terapeuta com a mão por baixo da axila, deslizar o úmero superiormente.
	
	Paciente em DV, terapeuta com a mão entre a porção distal do acrômio e a cabeça do úmero, deslizar a cabeça do úmero anteriormente.
	 
	Paciente sentado, terapeuta com a mão entre a porção distal do acrômio e a cabeça do úmero, deslizar o úmero inferiormente.
	Respondido em 16/11/2020 15:26:54
	
Compare com a sua resposta: Alteração no sistema respiratório: Diminuição do trabalho respiratório com consequente perda de força da musculatura da ventilação; Diminuição de volumes e capacidades pulmonares; Dificuldade para tossir; Estase de muco em áreas mal ventiladas levando a infecções pulmonares; Atelectasias; Broncoaspiração.

Continue navegando