Buscar

Atvidade Prática Perícia Abiental- Jhoni de Oliveira Xavier

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Perícia Ambiental
)
 (
Data:
 03
/
11
/ 201
9
.
) (
Aluno(a):
 Jhoni de Oliveira Xavier
)
 (
A
tividade de 
Prática
)
 (
NOTA:
)
	
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 10(dez) questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação 
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01.
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado 
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor 
1. O que é poluição ambiental? Cite um exemplo.
R: Poluição ambiental é qualquer tipo de alteração ao meio ambiente causado por ação antrópica, pode ser por exemplo por emissão de CO2 de veículos.
1. Qual a definição de passivo ambiental?
R: Passivo Ambiental são ações que a empresa deve tomar afim de corrigir algum dano ao meio ambiente
1. Porque a perícia ambiental é um instrumento importante ao meio ambiente?
R: A perícia é importante pois é possível saber se está se fazendo cumprir o que é previsto em lei. Por exemplo: na cidade de Francisco Beltrão no Paraná, uma empresa estava construindo um condomínio onde os estudantes da federal do Paraná e os professores do curso de engenharia ambiental acreditam ser uma área de Topo de Morro (que é uma app), houve autorização de uma empresa ambiental, para verificar se estava ou não de acordo (uma vez que era uma empresa ambiental contra discentes e professores da área), o MP chamou um perito para que o mesmo emitisse um laudo sobre a área, esse processo se iniciou em 2017. 
1. Quais são os princípios do direito ambiental?
R: Desenvolvimento Sustentável: Leva em conta o equilíbrio entre as questões de natureza econômica, política, social, cultural e ambiental, de modo a satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. 
Precaução: Caracteriza-se pelo fundamento de que a falta de certeza científica absoluta sobre as consequências de determinado ato não deve ser desculpa para não se adotarem medidas eficazes que impeçam a degradação ambiental.
 Prevenção: Visa prevenir os possíveis danos ambientais, eliminando ou reduzindo as suas causas e consequências, com base no prévio conhecimento de um nexo causal.
 Poluidor-pagador: Estabelece que o poluidor deve arcar com os custos das medidas adotadas para manter a qualidade ambiental, sem se afastar da prevenção. Esse princípio indica, desde logo, que o poluidor é obrigado a corrigir ou recuperar o ambiente degradado, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a ação poluente. Além disso, aponta para a responsabilização dos agentes perante terceiros em relação aos danos a eles causados, direta ou indiretamente, devido à degradação dos recursos naturais.
 Cooperação: Contempla o pressuposto de que deve ser dada prioridade à cooperação entre o Poder Público e a sociedade na solução de problemas relacionados ao meio ambiente, sua defesa e preservação para as gerações futuras, levando sempre em conta o interesse público. Esse princípio é reforçado pela abrangência dos impactos das atividades humanas, tanto negativos quanto positivos, que não ficam restritos aos limites territoriais (dimensão transfronteiriça e global das atividades degradadoras), o que demanda cooperação nos níveis local, regional, nacional e internacional.
1. O que visa a Política Nacional do Meio Ambiente lei 6.938/81.
R: A PNMA tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
1. Quais os impactos ambientais que uma indústria química pode gerar ao meio ambiente devido a sua atividade?
R: Depende da indústria, mas pode desde poluição sonora, desde gases emissão de efluentes líquidos, entre outras.
1. Quais são os procedimentos técnicos da perícia ambiental?
R: Leitura completa e criteriosa dos autos do processo, depois é feito os levantamentos preliminares, vistoria ao local e por último se faz o laudo pericial.
1. Qual o roteiro do laudo pericial?
R: Se inicia com os conceitos do que estão no relatório, após a visita, se coloca o problema nos autos e o foi feito de maneira correta ou não esse processo.
1. Explique a diferença entre perito e assistente técnico.
R: O perito é um auxiliar da justiça, enquanto o assistente técnico é de confiança da parte envolvida no processo, sendo indicado e pago diretamente por ela. A parte não é obrigada a ter assistente técnico na perícia. O perito escreve o laudo e o assistente técnico, o parecer. Assim como o laudo é uma prova, o parecer é outra, igualmente.
1. Como se tornar um perito ambiental?
R: O primeiro passo é a formação técnica, segundo passo é a qualificação: é preciso se qualificar através de cursos específicos, e da leitura das legislações pertinentes e metodologias existentes para a execução de perícias ambientais.
Atividade Prática: Perícia Ambiental

Continue navegando