Buscar

Metodologia e conteudos basicos de geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O ensino nas escolas no início do século XXI não pode ser mais baseado nos moldes do século passado. O mercado de trabalho exige dos profissionais novas capacidades de flexibilidade, adaptação e inovação para as quais a escola e também a geografia não estão correspondendo. De modo geral, sobre os objetivos da disciplina de geografia, analise as afirmativas a seguir:
I- Deve levar o aluno a entender o espaço geográfico e como as sociedades o transformam, e como se estabelecem relações de poder sobre a base territorial carregadas de disputas de interesses e contradições.
II- Possibilitar que o aluno se perceba enquanto sujeito do espaço que estuda, percebendo que os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho em sociedade, mediados pelo conhecimento e uso da técnica.
III- Permitir que o aluno compreenda que as suas ações individuais não trarão consequências para a sociedade ou para a natureza, mas suas ações em grupo refletirão nas transformações socioespaciais.
IV- Possibilitar que o aluno perceba o meio em que vive, bem como se localizar, orientar e se locomover, entendendo o espaço em escalas diversas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	No final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI), os turcos otomanos formaram um vasto império, conquistando terras do império árabe, dos senhores feudais europeus e do Império Bizantino. Este povo, que também era islâmico, mostrou-se mais tolerante com relação à religiosidade dos povos por eles dominados. Dentre as conquistas dos turcos, algumas tiveram consequências com impactos qualitativos e quantitativos sobre o conhecimento geográfico do final da idade Média e início da Idade Moderna. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os fatos relacionados à expansão e às conquistas dos turcos otomanos:
	 a)
	Apesar da conquista e domínio da cidade de Constantinopla, na atual Turquia, o comércio entre o extremo Oriente, na Ásia (região das Índias e China) não foi interrompido. O intercâmbio de elementos culturais dos diferentes povos não foi importante para a ampliação do horizontes geográficos.
	 b)
	Através da expansão dos turcos por terras do Oriente Médio, sul da Europa e nordeste da África, foi pacífica, não trouxe consequências como a interrupção do comércio entre Ocidente e Oriente, e também não impulsionou a organização das Cruzadas, expedições organizadas pelos europeus para libertar a terra santa.
	 c)
	Domínio de terras do norte da África, Oriente Médio e Europa, com destruição do Império Romano e da Igreja Católica. O Império Otomano, ou dos turcos, continuou a se expandir e continuou dominando as terras da Palestina, a Terra Santa. Houve a expansão do comércio e do conhecimento geográfico pelos turcos e europeus através das navegações.
	 d)
	Domínio das terras da antiga Palestina, denominada Terra Santa para cristãos católicos e ortodoxos. Conquista da cidade de Constantinopla (atual Istambul), ponto estratégico para as rotas da seda, ou seja, comércio entre os europeus e os povos do Extremo Oriente da Ásia, o que estimulou os europeus a vencerem o medo do oceano Atlântico e navegarem procurando novos caminhos para as Índias, o que levou às Grandes Navegações e grandes descobrimentos. Utilização dos algarismos arábicos e acesso a conhecimentos de invenções chinesas, como pólvora, papel e bússola.
	3.
	Dentre os povos da Antiguidade que possuíam conhecimento geográfico, os gregos se destacam. Este povo dominou vastas áreas do sul da Europa, Oriente Médio e nordeste da África, de onde controlavam e administravam cidades e povos. Assim, através da dominação e do comércio, acumularam conhecimentos geográficos, os quais eram enriquecidos com representações cartográficas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais conhecimentos acumulados pelos gregos:
	 a)
	Conhecimentos sobre relevo ou superfície terrestre, obtidos através do geografia descritiva, cujo objetivo era a localização de áreas ricas em produtos comerciais, minerais, as vias de acesso a estas áreas, problemas e obstáculos ligados ao abastecimento, contorno de possíveis fronteiras e distribuição de povos e grupos étnicos sobre as terras a conquistar.
	 b)
	Conhecimentos mitológicos sobre a existência de monstros, animais de dimensões extraordinárias e informações distorcidas de áreas distantes que impediram o desenvolvimento do conhecimento geográfico na Antiguidade.
	 c)
	Conhecimentos astronômicos com a diferenciação das estrelas dos planetas; movimento de revolução da lua em torno da Terra; conhecimentos de geometria (geografia matemática); ideias sobre as dimensões da Terra, distribuição de terras emersas e imersas, e dos seres humanos sobre a superfície; admitia-se a esfericidade da Terra, porém a teoria defendida era a geocêntrica, em que a Terra seria o centro do universo.
	 d)
	Conhecimento geográfico descritivo, cujo inventário sistemático de terras e povos permitia otimizar a administração do Estado.
	4.
	A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil, a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A disciplina chegou às escolas, desta forma, sobre a institucionalização do ensino da Geografia no Brasil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia.
(    ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural.
(    ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações.
(    ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Durante a Idade Média (século V - 476 d. C. até o século XIV - 1453 d. C.), a Europa, Oriente Médio e Norte da África passaram por um período em que os espaços geográficos foram reorganizados e reestruturados em função de mudanças culturais, políticas, econômicas e religiosas. Muitos conhecimentos gregos foram refutados pelos romanos, pelos povos europeus (alguns bárbaros) que viveram durante a Idade Média e também pela Igreja cristã. No entanto, a expansão do povo árabe e do islamismo contribuiu para o avanço do conhecimento geográfico, apesar da não preocupação direta com esse conhecimento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as contribuições dos povos árabes para o conhecimento geográfico, mesmo que indiretamente:
	 a)
	A expansão do Islamismo propiciou o avanço do conhecimento geográfico, pois conforme a religião muçulmana se expandia, aumentavam os conhecimentos sobre as vastas regiões do mundo conhecido pelos árabes, o que favoreceu a continuação da sua expansão, dominação e estabelecimento de rotas comerciais.
	 b)
	A reorganização de todos os conhecimentos acumulados pelos gregos e romanos através de traduções para a língua árabe, sem agregar conhecimentos novos.
	 c)
	Manutenção
da organização territorial dos gregos e romanos, os quais foram os povos que dominaram vastas áreas da Antiguidade Clássica. Estabelecimento de rotas comerciais e de peregrinação; tradução de obras gregas para o árabe; descrição das paisagens naturais, características e costumes dos povos que iam sendo dominados.
	 d)
	Reorganização territorial favorecendo a expansão do islamismo através de guerras e conquista de terras; estabelecimento de rotas comerciais e de peregrinação para Meca; tradução de obras gregas de Aristóteles e Ptolomeu para o árabe; descrição das paisagens naturais com possíveis recursos a serem explorados e características e costumes dos povos que iam sendo dominados.
	6.
	A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
(    ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
(    ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
(    ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	 b)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	 c)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	 d)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	8.
	A geografia pré-científica sempre existiu. Os homens sempre observaram com atenção os espaços percorridos e comparavam paisagens. As habilidades de localização, orientação e de locomoção sempre estiveram presentes com outras habilidades de caça, coleta, pesca, plantio e criação de animais. Antes da escrita, os homens já procuraram registrar representações dos espaços vividos e percorridos. A geografia se tornou ciência com a sistematização dos conhecimentos acumulados, por volta dos séculos XVII e XVIII na Europa, especialmente na Alemanha e França. No entanto, a geografia será estudada e terá um papel importante em outros países, como, por exemplo, a Grã-Bretanha. Com relação à escola geográfica britânica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para os ingleses, a geografia não é apenas cultural, acadêmica e política, podendo ser aplicada no planejamento do território.
	 b)
	Os ingleses utilizaram a geografia para o domínio externo, para organizar sua produção e controlar o crescimento demográfico e urbano.
	 c)
	Para os ingleses, a geografia serve para dar respostas a questões preliminares, como a unificação britânica.
	 d)
	Os ingleses criaram duas escolas geográficas, que constituem, ainda nos dias de hoje, dois importantes centros de estudos geográficos.
	9.
	Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços.
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	Na Pré-história e Antiguidade Clássica, as civilizações orientais (da Ásia ? Oriente Médio) e do nordeste da África possuíam um conhecimento prático com relação aos espaços ocupados e percorridos. Através deste, desenvolveram habilidades de localização, locomoção e orientação para sua sobrevivência, que conduziram a um desenvolvimento econômico comercial baseado principalmente na troca de produtos, conquista de terras e dominação de povos, intensificando as relações comerciais entre regiões mais distantes. Dentre as consequências da ampliação do conhecimento geográfico e desenvolvimento econômico na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Evidenciou-se a transposição gradativa dos povos da vida nômade para a vida sedentária, estabelecendo-se, assim, cidades importantes, em pontos estratégicos, tanto para a alimentação quanto para o controle militar.
	 b)
	Intensificação da navegação pelos mares Mediterrâneo, Vermelho, Negro e pelo oceano Atlântico em parte dos litorais europeu e africano. Aparecimento de pontos de comércio e aumento da dominação política e econômica dos povos e acumulação de conhecimentos geográficos que foram monopolizados pelos gregos, que mais tarde foram fundamentais para a sistematização e organização da ciência moderna.
	 c)
	O aumento no número de viajantes que partiram do Ocidente para o Oriente que se aventuraram pela cobiça do comércio, ou enviados pelo Papa para converter os soberanos orientais e libertar as terras santas
para o cristianismo, sob domínio dos turcos otomanos.
	 d)
	Diminuíram-se as frotas de navegação, pois com as relações comerciais já estabelecidas não havia necessidade de procurar novos povos para comercializar seus produtos, firmando-se, assim, os convênios já estabelecidos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando