Buscar

Estudos Diciplinares IX AVALIAÇÃO - TI I (segunda tentativa)

Prévia do material em texto

Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES IX
	Teste
	AVALIAÇÃO - TI I
	Iniciado
	24/09/20 09:24
	Enviado
	24/09/20 09:45
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	20 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Criado no século 19 pelo belga matemático e astrônomo Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Muitas pessoas buscam descobrir seu IMC quando iniciam uma dieta específica ou uma atividade física. E estão certas, pois ele aponta a normalidade – peso adequado –, a magreza ou a obesidade em diferentes níveis. Mas, com o resultado deste cálculo em mãos, o que fazer? E o que este número final diz sobre a saúde de cada pessoa?
 
Tabela de referências valor x significado relativo à saúde:
 
IMC – Classificação do IMC
Menor que 16 – Magreza grave
16 a menor que 17 – Magreza moderada
17 a menor que 18,5 – Magreza leve
18,5 a menor que 25 – Saudável
25 a menor que 30 – Sobrepeso
30 a menor que 35 – Obesidade Grau I
35 a menor que 40 – Obesidade Grau II (considerada severa)
Maior que 40 – Obesidade Grau III (considerada mórbida)
 
Publicado pelo Ministério da Saúde, disponível em::
<
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53751-o-que-o-indice-de-massa-corporal-imc-diz-sobre-sua-saude>. Acesso em 10 de julho de 2019.
 
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma equação dada pela divisão do peso corporal do indivíduo, em quilogramas, pela altura medida em metros elevada ao quadrado (IMC = peso / altura 2).
Um profissional de educação física, trabalhando no departamento de medidas e avaliações, em uma academia, efetuou as medidas de peso e altura de um grupo iniciante de jovens adultos e encontrou a seguinte tabela de IMC, relacionada à condição de prática usual de exercícios físicos e estado geral de bem-estar físico: 
Tabela: IMC de jovens adultos iniciantes em uma academia. 
Fonte própria do autor.
Observação: jovem 2 = atleta de corrida de rua/ jovem 4 = atleta de lutas
Verifique as asserções a seguir com atenção:
I. O profissional de educação física deve encaminhar o jovem 1 para o médico e nutricionista para avaliar sua queixa de sentir-se cansado.
II. O profissional de educação física atesta que o jovem 4 está com sobrepeso e que está pouco saudável.
III. O profissional de educação física encaminha o jovem 3 para o médico e nutricionista antes de iniciar atividades físicas, pois atesta, pelo IMC, que o jovem está obeso e necessita de atenção multidisciplinar.
 
Assinale a alternativa que contém apenas asserções devidamente corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e III
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe a figura a seguir do salto em distância.
 
  
 
Disponível em <http://demotu.org/x/salto/fundamentos.html>. Acesso em 20 de agosto de 2010.
 
Considerando o salto em distância, o máximo impulso obtido pelo atleta ao pisar na tábua de impulsão se dá por meio:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Da máxima velocidade horizontal de corrida produzida pelo atleta e transformada em velocidade vertical no momento do impulso.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma equipe de futebol, chamada de time A, em uma final de campeonato precisa apenas de um empate para se tornar campeã do campeonato, porém, está perdendo o jogo por um gol e faltam poucos minutos para o término da partida, o que possibilitará a vitória da equipe adversária, ou seja, o time B.
Em um lançamento da bola pelo alto na área do time B, um jogador do time A salta e em um gesto muito rápido toca a mão na bola, pois somente com a cabeça não a alcançaria e a impulsiona ao gol adversário, concluindo a jogada e empatando o jogo.
Devido ao posicionamento dos árbitros no lance, não foi percebida a colocação da mão na bola e o gol é validado. Não existe o sistema de avaliação da jogada pelo vídeo e, apesar de os jogadores da equipe B solicitarem ao árbitro que a jogada deve ser impugnada e consequentemente o gol não validado, os juízes mantém o gol legitimado.
Os jogadores do time A comemoram o gol e a partida termina logo em seguida. O campeonato é concluído com o time A campeão. O time B, abatido, participa da cerimônia final e recebe as medalhas e troféu de vice-campeão.
 
Assinale a alternativa que melhor descreve a manifestação do fair play, ou jogo limpo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Houve fair play dos jogadores do time B ao participarem da cerimônia final e aceitarem o resultado da partida.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Em uma equipe multidisciplinar que visa à integração de diferentes campos do conhecimento em favor da assistência aos programas de saúde da família, o profissional da Educação Física deve avaliar as condições físicas dos pacientes e elaborar programas de atividades acessíveis, com base nas condições clínicas levantadas por toda a equipe. Também deve monitorar os impactos da adoção do programa no estado geral do paciente.
 
Assim, em consideração ao texto descrito, faz-se importante ao profissional de educação física:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
	a. 
Conhecer as áreas integrativas da saúde para poder debater e encontrar denominadores comuns com as outras áreas da saúde para promover e favorecer a qualidade de vida.
	
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um profissional de educação física é responsável pelas atividades físicas de uma academia instalada em uma empresa de grande porte, na qual ministra ginástica laboral em programas já constantes das atividades da empresa. Dois funcionários do setor administrativo, os quais participam da ginástica laboral regularmente, no entanto, se queixam de dores nas costas e nos membros inferiores. Os funcionários apresentaram exames médicos que constatam não haver problemas osteoarticulares nas regiões mencionadas.
 
Verifique as asserções a seguir.
 
I. O profissional de educação física pode aplicar um programa de treinamento de força rápida que vise obter a máxima velocidade de execução para minimizar os problemas relatados.
 
Porque
 
II. Longos períodos na posição sentada sugerem pouca movimentação da musculatura dos membros inferiores e das costas e manutenção de força com pouca mobilidade articular.
 
Verifique a relação entre as asserções, assinalando a alternativa absolutamente correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Somente a asserção II é verdadeira.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A perda de peso corporal é muito útil para se controlar índices de massa gordurosa, evitando seu acréscimo e consequente aparecimento de doenças como diabetes, arteriosclerose (pode ser pela aterosclerose – fibrogorduras ou ateromas, pela calcificação arterial e, por fim, pela perda de elasticidade das paredes arteriais) e hipertensão arterial. Assim, é importante que o profissional de educação física esteja atento aos seus pacientes/clientes para acompanhar adequadamente a necessidade de perda de peso específica e controle de peso associado ao cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), um dos pilares da American College of Sports Medicine (ACSM) para atestar a saúde do indivíduo.
Ao se deparar com atletas que necessitam controlar o peso corporal e que sistematicamente devem perder peso, tais como: lutadores – judô, boxe, MMA, esportes de endurance e ginastas artísticas e rítmicas, patinadoras artísticas e fisiculturistas, o profissional de educação física verificou que a aplicação do IMC não era apropriada, pois atletas possuem composições corporais diferenciadas.
 
Verifique as seguintes asserções, que podem explicar essa preocupação do profissional de educação física.
 
I) O IMC lutadores e fisiculturistas pode ser mais baixo que as médias de pessoas comuns, devido à grande incidência de massa magra muscular necessária para esses atletas.
II) O IMC de ginastas femininas e patinadoras pode ser muito superior, pois o acréscimo de massa gordurosa chega a níveis muitoaltos para facilitar a performance esportiva.
III) Atletas de corrida de fundo (maratonistas e longas distâncias) possuem níveis de massa gordurosa extremamente baixos, o que pode afetar as referências do IMC atual, desvirtuando as conclusões necessárias para os programas de treinamento.
IV) A perda de massa gordurosa em ginastas femininas rítmicas e artísticas pode provocar danos aos processos endócrinos, afetando a menstruação regular dessas atletas e o IMC pode apresentar números bastante baixos de magreza.
 
Está certo o que se verifica nas seguintes afirmações
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III e IV
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O cerebelo é um dos principais, senão o principal órgão, que atua diretamente relacionado ao movimento, assim, pode-se afirmar que:
 
I) As suas funções são voluntárias, provindo da intenção do executante de determinada habilidade.
II) As células de Purkinje são os neurônios característicos do cerebelo, com muitos dendritos, os quais realizam muitas sinapses de ajuste e combinação.
III) O trato vestibular
se conecta por meio de vias eferentes às unidades motoras dos músculos.
 
Está absolutamente certo o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O cerebelo exerce influência reguladora sobre a atividade muscular. Esse órgão recebe impulsos originados em receptores das articulações, tendões, músculos, pele e também de órgãos terminais do sistema visual, auditivo e vestibular. Possui células com grande poder de realização sináptica e transferências eferentes precisas e com grande capacidade de organização motora. Assinale como se designam essas células específicas do cerebelo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Células de Purkinje, com quantidade acentuada de dendritos.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Veja a notícia de 09/09/2018, publicada por David Abramvezt e Richard Souza no site do Globo Esporte:
 
“Um brasileiro, que representa o Líbano, foi quem mais chamou a atenção, na manhã desta terça-feira, no início da disputa das preliminares do peso-meio-médio (até 63 kg para as mulheres e até 81 kg para os homens).  Ex-integrante da seleção brasileira e naturalizado libanês desde 2013, Nacif Elias reclamou muito ao ser desclassificado por uma entrada de golpe proibida na luta contra o argentino Emanuel Lucentti, pela primeira rodada. O juiz considerou que Nacif encaixou uma chave de braço quando estava de pé e encerrou o combate, dando a vitória para o hermano. Inconformado, Elias se negou a sair do tatame da Arena Carioca 2, discutiu com o juiz e ficou gritando em direção aos mesários. Depois de alguns minutos, ele decidiu deixar a área de luta e abandonou o ginásio chorando bastante. Atual vice-campeão asiático, Nacif tinha boas chances de ir longe na Rio 2016”. 
 
Disponível em
 < http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/judo/noticia/2016/08/brasileiro-que-luta-pelo-libano-perde-luta-por-acao-irregular-e-briga-com-juiz.html>. Acesso em 15 de julho de 2019.
 
Considerando o texto e as descrições das atitudes do atleta Nacif Elias, assinale a alternativa correta que se relaciona com o conceito de espírito olímpico ou fair play:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
O atleta não apresentou fair play. Suas atitudes foram contra o fair play formal e informal.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe a figura das etapas da realização do salto em distância a seguir.
Disponível em <http://demotu.org/x/salto/fundamentos.html>. Acesso em 20 de agosto de 2010.
 
O salto em distância é uma modalidade na qual o objetivo é percorrer a maior distância possível antes de realizar novo contato com o solo, na caixa de areia (CBA, 2008).
 
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Regras oficiais de atletismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
 
Assinale a alternativa que descreve a ordem correta de execução do salto em distância.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Corrida de impulso, impulso, suspensão ou fase aérea e queda ou aterrissagem.
	
	
	
Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020 09h45min05s GMT-03:00

Continue navegando