Buscar

Modelo de Artigo Cientifico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
TÍTULO DO TRABALHO/ARTIGO
Nome do acadêmico (obedecer a ordem alfabética) [footnoteRef:1] [1: Dados do aluno ] 
Nome do orientador (obedecer a ordem alfabética) [footnoteRef:2][footnoteRef:3] [2: Dados do orientador ] [3: ] 
Resumo 
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método e os resultados da pesquisa , com no máximo 250 palavras.
É o item que tem por objetivo fornecer uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Para sua composição deve se levar em consideração os seguintes aspectos:
• Ressaltar Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Conclusão da monografia. Essas palavras devem ser escritas em negrito no corpo do texto;
• Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa;
• Usar frases concisas e objetivas, evitando o uso de frases negativas, símbolos, fórmulas, equações;
• Não usar abreviaturas;
• Anteceder o texto, em folha única, em português;
• A formatação do texto deve ser justificada num único parágrafo, sem tabulação;
• Somente no final da monografia, após os anexos, é obrigatório o resumo em inglês ( abstract).
Obs. O artigo deverá ter entre 08 e 12 páginas.
Palavras-chave: ao final do resumo, indicar de três a cinco palavras-chave, que sejam essencialmente relevantes e deem significado ao artigo, especialmente quando pesquisado na internet.
1. iNTRODUÇÃO
A introdução é um apanhado geral do conteúdo do artigo científico sem entrar em detalhes.
Apenas poucos parágrafos são o suficiente. Deve descrever brevemente a importância da área de estudo e especificada a relevância da publicação do artigo, ou seja, explicar como o trabalho contribui para ampliar o conhecimento em uma determinada área da ciência, ou se ele apresenta novos métodos para resolver um problema. Apresenta-se uma revisão da literatura recente (publicada nos últimos 5 anos), especificando sobre o tópico abordado, ou forneça um histórico do problema.
Na introdução espera-se que o autor traga a pergunta de pesquisa, ou seja, o problema que será pesquisado. Pode explicitar-se em forma de pergunta. Para facilitar, segue tópicos a seguir:
1 Definir claramente o assunto;
2 Situá-lo em relação a outros já publicados, apresentando o estado em que se encontra a pesquisa;
3 Esclarecer o ponto de vista, sob qual o tema será apresentado;
4 Apresentar a hipótese da pesquisa, avaliando também sua importância e justificando, assim a escolha do tema;
5 Relacionar com outras pesquisas da mesma área.
Para facilitar a introdução, responder as perguntas: de que assunto trata a sua monografia, porque acha importante tratar este assunto, qual é seu objetivo, o que pretende defender nesta monografia? No último parágrafo da introdução você escreve a justificativa.
Ex.: ... ”Diante do exposto acima, justifica-se pesquisar...”
Obs: A introdução deve ter no máximo duas folhas
2. Objetivo(s)
Aqui você deve esclarecer o objetivo ou finalidade da monografia. Este deve ser claro, preciso e coerente. 
Todo trabalho tem um único objetivo primário e pode haver um ou mais objetivo(s) secundários(s). O objetivo é a pergunta do seu trabalho.
3 Método
É a parte que você descreve como realizou a sua investigação, instrumentos metodológicos empregados. Deve conter informações suficientes para que os outros investigadores possam avaliar as observações e repetir o método empregado, ou seja, você deve informar claramente como, quando e em que condições os procedimentos foram realizados e quais os passos que foram seguidos, informando ainda o período e o local de realização da pesquisa e apresentar os critérios de inclusão e exclusão.
Entretanto, processos e técnicas já descritos na literatura devem ser referidos apenas por citações, que podem constar inclusive em notas de rodapé. Devem ser descritos detalhadamente os objetos utilizados na investigação.
4 . DISCUSSÃO/ANÁLISES DOS RESULTADOS
Descrição panorâmica dos dados levantados para propiciar ao leitor a percepção adequada e completa dos resultados obtidos de forma clara e precisa, sem interpretações pessoais. Se possível, utilize figuras, gráficos e outras representações diagramáticas atrativas para ilustrar claramente os dados. Gráficos e tabelas devem sempre ter legendas, dizendo exatamente o que representam. 
Os gráficos devem: Apresentar legenda de maneira clara, descritas abaixo das figuras, fora da moldura, indicando-as em ordem sequencial; ser numerados em algarismos arábicos sob a denominação genérica de Figuras.
As tabelas devem: Ser autoexplicativas, dispensando consultas ao texto ou outras tabelas; numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos; devem conter título na parte superior, sem ponto final, alinhado pelo limite esquerdo da tabela, após a 
indicação do número da tabela; na parte inferior da tabela, no mesmo alinhamento do título, deve constar a legenda; o traçado é simples na linha superior, inferior e na que divide o cabeçalho do conteúdo; não devem traçar as linhas verticais externas, pois estas configuram quadros e não tabelas.
Quando a tabela ocupa mais de uma página, deve-se indicar no rodapé, à margem direita da tabela a palavra “continua...” e, na página seguinte, antes do cabeçalho da tabela, à margem esquerda, “...continuação” e conclusão na página que encerrar a tabela. Mas, você também pode diminuir o tamanho da fonte e tentar configurar a tabela numa página só.
Os quadros referem-se à mera apresentação de dados. Diferentes das tabelas, 
os quadros apresentam traçados laterais, fechando-os.
Obs: Toda abreviatura utilizada em figuras, tabelas ou quadros, deverá conter uma legenda explicativa.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Resumir, apontar e reforçar as idéias principais e as contribuições proporcionadas pelo trabalho faz parte da discussão/conclusão. A finalização do artigo pode dizer o que foi aprendido através do seu estudo. A conclusão deve ser analítica, interpretativa, e incluir argumentos explicativos. Deve ser capaz de fornecer evidências da solução de seu problema através dos resultados obtidos através do trabalho. Cada objetivo deve ser analisado e confrontado com os achados da pesquisa.
6. Referências (exemplos)
SOBRENOME, N. S.; mkkjhh, N. S. Quisque et mhjjhji felis: Nullam non mollis quam, volutpat ornare lectus. São Paulo: Editora; São Paulo: Editora, 19XX. 968 p. 123.
SOBRENOME, N. S. Sed fermentum egestas justo vel commodo: In in orci vel risus consequat feugiat pulvinar vel nisi. 19XX. 102 f. Proin in ipsum id ligula sollicitudin, São Paulo, 19XX.
PAÍS. Lei nº 1.234-5, de XX de mês de 19XX. Etiam et ante, Mattis Viverra, Cidade, ESTADO, XX dez. 19XX. Seção 1, p. 1234.
SOBRENOME, N. S.; SOBRENOME, N. S. Nullam fringilla mi ac neque malesuada. In: DONEC FERMENTUM TEMPUS NUNC UT MAXIMUS, X., 19XX, Estado. Nomedarevista... Estado: UNIVERSIDADE, 19XX. p. 12-34.
SOBRENOME, N. Título do artigo. X. ed. Cidade: Editora, 19XX. 123 p.
SOBRENOME, N. Título. Publicador, Estado, XX set. 19XX. Disponível em: <http://www.enderecodosite.com>. Acesso em: XX set. 19XX.
SOBRENOME, N. et al. Título do artigo. Cidade, SIGLAESTADO: Editora, 1994.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais