Buscar

desafio colaborativo

Prévia do material em texto

UNINASSAU
LETRAS INGLÊS- EAD
 METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUAGEM 
PROFESSOR EXECUTOR: UEUDJA GERMANO SILVA
TUTORA: KELLY CRISTINE MARTINS DOS SANTOS
 ALUNA: LYS DANIELLE TENÓRIO CÉSAR
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DO INGLÊS
(DESAFIO COLABORATIVO)
 MACEIÓ, 2020.
A Linguística Aplicada é um campo de estudo que se dedica aos estudos linguísticos. É considerada por muitos estudiosos como área de estudo que trata de questões ligadas à linguagem, como os problemas de linguagem, preocupando-se com suas práticas de uso, a prática social e a aprendizagem da língua, seja ela materna ou estrangeira.
Dentre os filósofos que tiveram grandes contribuições na área da linguística, podemos destacar Mikhail Bakhtin, que definiu noções, conceitos e categorias da análise da linguagem com base no discurso. Um dos aspectos mais inovadores do Círculo de Bakhtin foi analisar a linguagem como um processo interposto pelo diálogo. 
De acordo com os estudos de Michel Pêcheux, as discussões entre língua e linguagem eram diferentes do pensar, o estruturalismo e a gramática transformacional ocasionaram uma discussão sobre o estudo da linguagem. Não era mais concebível pensar na linguagem apenas como algo meramente burocrático, cheio de regras a serem seguidas mas, provocar sua prática atribuindo valor ao seu sentido, agregando termos como ideologia e transformações sociais referenciando a linguística como a teoria dos mecanismos sintáticos e a teoria do discurso como responsável pelos processos semânticos.
Saussure publicou em seu livro, distintos conceitos sobre a língua e a fala, significado e significante, paradigma e sintagma, diacronia e sincronia, dentre outros. A seguir, conheceremos um pouco sobre cada um deles.
Língua é o conjunto de valores que se opõem uns aos outros, inserida na mente humana. Já a fala, é considerada um ato individual, pertencente a cada indivíduo que a coloca em uso. Sintagma é definido pelo autor, como sendo a combinação de formas mínimas em uma unidade linguística superior (os fonemas) e o paradigma, constituem-se nos elementos que se juntam com a memória, relacionados ao significado. Por fim, a sincronia é definida como sendo o estudo da linguagem em um determinado momento do tempo, enquanto a diacronia entende-se como, as transformações que essa linguagem sofre, ao longo do tempo.
Essas teorias são de fato, de suma importância para o desenvolvimento da Linguística, de uma maneira geral pois, foram essas contribuições acerca desses extraordinários autores que, compuseram o desenvolvimento da língua, da fala, da gramática e até hoje, auxiliam na evolução desse processo tão inerente da linguagem. Assim como no Gerativismo que, defendia essa linguagem, como uma capacidade inata ao ser humano, de falar, compreender sendo um processo biológico, nos leva a crer que esse processo nos ajuda a ter essa competência de falar e fazermos as escolhas corretas, para esse movimento onde podemos expressar nossas ideias e o que pretendemos dizer a outros indivíduos; expressando assim nossos pensamentos, concretizados através do uso da linguagem e do processo da fala. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL, Luciana Leão. Michel Pêcheux e a Teoria da Análise de Discurso: Desdobramentos Importantes para a Compreensão de uma Tipologia Discursiva. Linguagem - Estudos e Pesquisas, Catalão/GO, vol. 15, n. 1, p. 171-182 jan./jun. 2011. 
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Linguística; Brasil Escola. Disponível em:< https://brasilescola.uol.com.br/portugues/linguistica.htm>. Acesso em 15 de nov. de 2020.
PINHEIRO, 
Tatiana. Mikhail Bakhtin, o filósofo do diálogo. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/1621/mikhail-bakhtin-o-filosofo-do-dialogo>. Acesso em 15 nov. 2020.

Continue navegando