Buscar

parte avaliação licenciatura letras EAD-Faculdade Anhanguera

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Em um ambiente escolar, o professor deve sempre estar atento se a comunicação está sendo eficaz a ponto de gerar o conhecimento esperado. A troca de informações conscientiza os agentes da comunicação para que se tornem transformadores da realidade, tendo em vista que essa troca aumenta seu repertório de conhecimentos acerca de si mesmo, de seu grupo e de sua espécie.
Nesse contexto, o indivíduo se faz compreender pelo outro a partir da:
 Alternativas:
a)estratégia.
b)informação.
c)linguagem
d)metodologia.
e)habilidade.
Alternativa correta, letra C – linguagem. "A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.
A origem da linguagem é resultado de um processo de socialização  do ser humano, que é estimulado pelo meio em que se vive, no qual ocorre a adequação dele e a transformação, proporcionando associações das diferentes áreas sensitivas, perceptivas e motoras." (Fonte: "Linguagem e pensamento" em: https://brasilescola.uol.com.br/fonoaudiologia/linguagem-pensamento.htm)
2) Levando em consideração a relação entre a linguagem, a leitura e o uso adequado da escrita, utilizamos o gênero textual e seu enunciado. A proposição de Bakhtin (2016) acerca do enunciado aponta que este requer um uso apropriado à esfera escolar. Nessa esfera, o uso dos gêneros do discurso é imprescindível ao trabalho pedagógico, ou seja, os indivíduos utilizam a língua por meio de enunciados orais ou escritos, para expor seu pensamento.
Nesse contexto, o indivíduo espera de seu interlocutor que essa ação comunicativa se efetive em uma atitude responsiva:
Alternativas:
a) estática. 
b) passiva.
c) ativa.
d) extinta.
e) inativa.
Alternativa correta: letra C – Ativa.

Outros materiais