Buscar

CICLO ESTRAL E MENSTRUAL

Prévia do material em texto

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOR GERAIS
KAUANE CALAÇA
Ciclo estral e menstrual
Ponta Grossa – PR
2020
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOR GERAIS
KAUANE CALAÇA
Ciclo estral e menstrual
 (
Trabalho apresentado no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais na faculdade de medicina veterinária, na disciplina de Histologia e Embriologia administrada pela professora Christiane 
Slivinski
 para obtenção de nota parcial no segundo bimestre. 
)
Ponta Grossa – PR
2020
Ciclo estral e menstrual
 As mulheres tem um ciclo relacionado com a reprodução, o chamado ciclo menstrual. Nesse ciclo tem duas fases bem diferentes, uma em que é possível gerar filhos graças à liberação dos óvulos e um momento em que o corpo prepara-se para outro ciclo em razão da falta de fecundação (menstruação). 
Outros mamíferos também tem ciclos reprodutores, esse é chamado de ciclo estral mesmo que com funções parecidas, é diferente em cada espécie. Em animais como cadelas, esses ciclo é dividido em 4 fases, são elas:
- Anestro: É um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias e caracteriza-se por uma involução do útero. São observados na fase de anestro níveis de estrógeno e progesterona bem baixos, mas há aumento do nível de estrógeno na fase final desse período.
- Proestro: Nessa fase a cadela apresenta uma alta concentração de estrógeno no seu corpo. Isso faz com que a vulva do animal aumente de tamanho, o cérvix fique dilatado e o endométrio espessado. Nesse momento, pode-se perceber um sangramento na vagina do animal. Mas atenção: isso não se trata de uma menstruação .
No proestro, observa-se que os machos começam a interessar-se pelas fêmeas em razão da liberação de feromônios, entretanto, elas não permitem que ocorra a cópula. Esse período dura em média nove dias.
- Estro: É a fase de receptividade sexual, também conhecida como cio, que é caracterizada por uma diminuição nos níveis de estrógeno e um aumento nos níveis de progesterona. Verifica-se nessa fase a liberação de um corrimento de cor clara. Esse período dura em média nove dias.
Depois de dois ou três dias do ciclo do estro, tem a ovulação, nessa observa-se que a cadela libera ovócitos primários, que posteriormente sofrerão meiose no oviduto.
- Diestro: É uma fase após o cio da cadela, na qual ela não é mais receptiva ao macho. Nesse período, que dura em média 75 dias, há os níveis máximos de progesterona. São verificados também um corrimento mais mucoso, diminuição do tamanho da vulva e um comportamento calmo da cadela.
A fase de diestro é muito semelhante em cadelas gestantes e não gestantes. Algumas vezes, elas apresentam uma síndrome conhecida por pseudogestação, em que todas as características fisiológicas e comportamentais assemelham-se a uma gestação. Para tratar o problema, recomendam-se inibidores de prolactina, progestágenos e andrógenos.
Referencias bibliográficas
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ciclo estral";

Continue navegando