Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Aula 10
		
	
		1.
		Segundo os PCN's (1997, p. 54), um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em orno da diversidade de textos que circulam socialmente. Esse trabalho pode envolver todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente.
Assim, considerando o exposto, qual das estratégias abaixo não corresponde às estratégias de leitura propostas por Magda Soares (2010):
	
	
	
	inferência.
	
	
	seleção.
	
	
	verificação.
	
	
	adivinhação.
	
	
	antecipação.
	
Explicação:
As estratégias de leitura propostas por Magda Soares são: seleção; antecipação; inferência e verificação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A professora Maria Amélia, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da alfabetização, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Maria Amélia organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão! Renata muda de opinião: - Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de outra história. José Gil escreveu, então, o texto O NOIVADO.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão. Como ele é um bobão. A Renata disse para ele: "Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão". Todo mundo confiou na Renata. (José Gil, 1a Série do Ensino Fundamental)
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
	
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A prática de leitura na alfabetização implica em seleção criteriosa e variada de textos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre a seleção dos textos de leitura, selecione a alternativa correta.
	
	
	
	É fundamental, ainda na alfabetização, desenvolver leituras utilizando textos que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como: cantigas de roda, parlendas, poesias, crônicas e histórias da literatura infantil.
	
	
	Não é interessante a criança ler na escola os mesmos tipos de textos que circulam no cotidiano das pessoas: rótulos, avisos, bilhetes informais e correspondência.
	
	
	As linguagens jornalísticas, televisivas e cinematográficas não devem ser trabalhadas em sala, uma vez que, constituem uma diversidade de linguagens longe da realidade do aluno.
	
	
	Não cabe ao professor escolher os textos que serão trabalhados em sala, mas ao livro didático.
	
	
	N.D.A
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(VUNESP) Em atividades como escolher o dia da semana para a Hora do Conto ou decidir sobre o nome da sala etc., a votação é um dos recursos apropriados e importantes no processo ensino-aprendizagem porque:
	
	
	
	Quando proposto pelo aluno, desenvolve o senso de justiça e exercita a adição em uma situação de real necessidade.
	
	
	Impede a intervenção do professor, desenvolve a independência da criança e pela contagem dos votos exercita a adição.
	
	
	Quando proposto pelo professor aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, possibilita o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.
	
	
	Ensina a adição e comparação de quantidades e também a obediência às regras estabelecidas.
	
	
	Para chegar a um resultado, é preciso comparação de quantidades, colocação do poder de decisão na criança e promoção de sua autonomia.
	
Explicação: Para chegar a um resultado, é preciso comparação de quantidades, colocação do poder de decisão na criança e promoção de sua autonomia.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para Galgiliani (2009) o leitor ler um texto e compreender o que está escrito, não basta decifrar os sons da escrita  (...)   
Com base no fragmento do texto acima e no nosso estudo, identifique as palavras que preencham corretamente as lacunas do texto abaixo.
A leitura na ___________________ não pode ser leitura como ______________. Por quê? Não promove a interação criativa com o texto, e tampouco desenvolve a formação desse ____________________ de ler., pois as crianças pouco percebem sentido na atividade da leitura.
	
	
	
	alfabetização; decodificação; decorar
 
	
	
	alfabetização; decorar; gostar
 
	
	
	escola; decodificação; gostar
 
	
	
	alfabetização; decodificação; gostar
 
	
	
	comunidade; decodificação; gostar
	
Explicação:
Valorizar a importância da leitura social.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Leia e pense sobre a relação das afirmativas que se seguem: Afirmativa 1 : Em entrevista ao Diário do Grande ABC , SP, A autora Magda Soares ressaltou que  no filme "Central do Brasil" alguns personagens conheciam a carta, mas não podiam escrevê-la por serem analfabetos. Eles ditavam a carta dentro do gênero, mesmo sem saber escrever.(...) No universo infantil há outro bom exemplo: a criança, sem ser alfabetizada, finge que lê um livro. Se ela vive em um ambiente literário, vai com o dedo na linha e faz as entonações de narração da leitura, até com estilo. Ela é apropriada de funções e do uso da língua escrita. Essas são pessoas letradas sem ser alfabetizadas. Afirmativa 2 : Para a autora Marlene Carvalho, "letrado, no sentido em que estamos usando esse termo, é alguém que se apropriou suficientemente da escrita e da leitura a ponto de usá-las com desenvoltura, com propriedade, para dar conta de suas atribuições sociais e profissionais". A respeito das afirmativas, assinale a opção correta:
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	
	 As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Das premissas abaixo, qual NÃO se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
	
	
	
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
	
	
	Os jornais têm especo de destaque nas aulas, pois se tratam de um texto vivo, relacionado ao contexto os leitores e que possibilitam uma série de interpretações em suas diferentes seções.
	
	
	São trabalhadas: conversas, leitura de textos, debates e brincadeiras, explorando de forma intensa os elementos da oralidade.
	
	
	A leitura e a escrita são trabalhadas dentro da função social que apresentam na sociedade. Neste sentido, na educação infantil, mas importante que ser alfabetizado, é compreender os usos que fazemos da leitura, da escrita e da oralidade.
	
	
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a Literatura Infantil no processo de formação do leitor, é CORRETO afirmar que: I - O tratamento da Literatura Infantil visando somente à habilidade de leitura ou como veículopara instrução moral ou cívica torna-se inadequado para a formação de leitor literário. II - A leitura pode contribuir de forma significativa numa sociedade letrada, no exercício da cidadania e no desenvolvimento intelectual. Para isso, não se faz necessário que o livro infantil seja agradável aos olhos, pois a estética não é condição para que a criança se interesse pelo livro. III - O bom leitor é aquele que, envolvido numa relação de interação com a obra literária, encontra significado quando lê, procura compreender o texto e relaciona com o mundo à sua volta, construindo e elaborando novos significados do que foi lido. IV - A leitura não é peça fundamental para construção de conhecimentos e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano. Esta se faz uma atividade de importância secundária. V - A escola é o único lugar em que a criança está em contato com o texto e com a leitura de histórias interessantes ao seu aprendizado. Estão corretas as seguintes afirmativas:
	
	
	
	I e III
	
	
	I, II, III, IV e V
	
	
	I, II e III
	
	
	Todas as alternativas são falsas.
	
	
	( ) II, IV e V II E III
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada

Continue navegando