Buscar

Direito Trabalhista Peça 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) do Trabalho da 2ª Vara do Trabalho de Goiânia/GO
Processo nº 0010001-10.2017.518.0002.
Albano Machado, já qualificado nos autos em epígrafe, doravante simplesmente denominado recorrente por seu advogado que esta subscreve, nos autos da reclamação trabalhista que move em face de Maria José Pereira, também já qualificada no presente feito, ora denominada recorrida, vem interpor 
CONTRARRAZÕES AO RECURSO ORDINARIO,
com base no art. 900 da CLT, requerendo a Vossa Excelência que, após os procedimentos de praxe, as razões em anexo sejam remetidas ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.
Termos em que pede juntada de ferimento. 
Data, assinatura.
EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO
RECORRENTE: ALBANO MACHADO /
RECORRIDO: MARIA JOSE PEREIRA
PROCESSO nº: 0010001-10.2017.518.0002
CONTRARRAZÕES RECURSAIS
Ínclita Câmara,
Meritíssimos Senhores Desembargadores do Trabalho,
O recurso ordinário interposto carece de reforma, ao passo que a Sentença proferida pelo juízo a quo não está em perfeita sintonia com as provas produzida nos autos, o merecendo reforma, como será demonstrado a seguir.
DOS FATOS
Conforme analise dos fatos e fundamentos, fica claro que não há necessidade ou cabimento da reforma da decisão do recuso conforme fatos e fundamentos que passo a expor.
O Recurso Ordinário intentado pelo Recorrente é manifestamente improcedente, devendo assim prevalecer à decisão do Juiz da Vara do Trabalho de Goiânia/GO.
DO DIREITO
A Súmula nº 308 do TST reza:
PRESCRIÇÃO QÜINQÜENAL (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 204 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005.
I. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores há cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato. (ex-OJ nº 204 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000)
II. A norma constitucional que ampliou o prazo de prescrição da ação trabalhista para 5 (cinco) anos é de aplicação imediata e não atinge pretensões já alcançadas pela prescrição bienal quando da promulgação da CF/1988. (ex-Súmula nº 308 - Res. 6/1992, DJ 05.11.1992).
Deve prevalecer o entendimento do nobre julgador, reconhecendo em parte o pedido do reclamante, amparado pelo principio da livre iniciativa. Sobre a noção de livre iniciativa diz Celso Ribeiro Bastos, no seu Direito Econômico Brasileiro, São Paulo: Celso Bastos Editor, 2000, na pag.119:
“A liberdade de iniciativa consagra tão-somente a liberdade de lançar-se à atividade econômica sem encontrar peias ou restrições do Estado. Este princípio conduz necessariamente à livre escolha do trabalho, que, por sua vez, constitui uma das expressões fundamentais da liberdade humana”.
Reconhecimento dos acordos e convenções coletivas, previsto no artigo 170 da CF e no artigo 7ª, XXVI, da CF, que superou a sumula 437 item II do TST, reconhecendo o entendimento da reclamada em relação ao intervalo intrajornada, prevalecendo também o entendimento da Sumula 366 do TST.
CARTÃO DE PONTO. REGISTRO. HORAS EXTRAS. MINUTOS QUE ANTECEDEM E SUCEDEM A JORNADA DE TRABALHO (nova redação) - Res. 197/2015 - DEJT divulgado em 14, 15 e 18.05.2015
Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário do registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. Se ultrapassado esse limite, será considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal, pois configurado tempo à disposição do empregador, não importando as atividades desenvolvidas pelo empregado ao longo do tempo residual (troca de uniforme, lanche, higiene pessoal, etc).
DOS PEDIDOS
Diante do exposto requer:
a) que seja mantida na integra a decisão de primeiro grau;
b) que seja negado o provimento ao recurso interposto pelo reclamante.
Termos em que pede juntada de ferimento. 
Data, assinatura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando