Buscar

Disciplina Leitura de Imagem

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Leitura de Imagem (ART24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648737) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26849101
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que a leitura de imagem seja efetiva, o olhar atento e minucioso do observador é fundamental. Além disso, estar diante de obras de arte em galerias, Museus de Arte e exposições diversas pode proporcionar uma visualização mais detalhada e nítida, diferente da observação de uma imagem reproduzida ou impressa das obras de arte. Atualmente, vários Museus disponibilizam seus acervos virtualmente, facilitando o acesso de todos os públicos. A respeito da relação entre os museus e espaços culturais que disponibilizam seus acervos virtualmente e a leitura de imagem, avalie as asserções a seguir:
I- Existem ferramentas virtuais que possibilitam visitas a diversos Museus em todo o mundo, alguns com recursos inovadores como alta resolução o que permite que o observador acesse com o zoom e perceba vários detalhes das obras, o que não perceberia nem mesmo se estivesse na frente destas.
PORQUE
II- Todos esses recursos são instigantes e aproximam o público da arte, porém essa democratização traz uma consequência, que é retirar dela a sua "aura", o caráter de não se repetir, ser exclusiva no tempo e no espaço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	Leia atentamente o texto a seguir:
A lenda do Saci é uma das mais difundidas no Brasil. Segundo muitos autores, o Saci é um menino travesso, de cor negra, que possui apenas uma perna, usa uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo. Costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e dar nó em suas crinas. O Saci Pererê pode também aparecer e desaparecer misteriosamente, é muito irrequieto e não para um instante sequer, pois fica pulando de um lugar para outro e toda vez que apronta as suas travessuras, ele dá risadas alegres e agudas e gosta de assobiar, principalmente quando não existem as noites de luar. Ao Saci Pererê são atribuídas às coisas que dão errado. [...] Seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem. Dizem que ele veio do meio de um redemoinho e para espantá-lo as pessoas atiram uma faca no redemoinho ou então o chamam pelo seu nome. Embora pertença ao folclore da região sudeste e sul, ele também foi introduzido ao folclore do norte por ser uma figura muito popular nesta região do país.
Lendas podem estar inseridas no mundo do simbolismo, como no caso do Saci Pererê que é um personagem muito conhecido, um símbolo presente na cultura brasileira. Sobre a relação entre a lenda do Saci Pererê e do símbolo ou da representação simbólica, avalie as asserções a seguir:
I- O ser humano é considerado um ser simbólico, pois ao produzir imagens no intuito de se comunicar, pode-se considerar que ele está imerso em processos de racionalização e de intelectualização. Isso irá refletir as experiências já vividas com os fenômenos, por meio de exageros, distorções, acentuações etc. As imagens traduzem valores e ideias humanas ressignificadas e repensadas.
PORQUE
II- O Saci Pererê aparece nesse caso como uma figura muito conhecida nacionalmente e seu significado é algo muito palpável, racional e lógico. Podemos interpretar nessa lenda a sua significação literal, uma característica dos símbolos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/>. Acesso em: 15 maio 2018.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	3.
	Com a teoria da Gestalt possível que se realize a leitura de imagens e se compreenda esse universo de interpretações diversas. Para isso, utiliza-se algumas leis que são necessárias para orientar essa maneira de ver as formas. Observe as leis de Gestalt, na imagem anexa, que se trata da obra Aquarela do artista Eric Christensen, e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa obra apresenta a lei da Segregação, pois é possível separar elementos como os copos, a garrafa, o pote com as frutas, entre outros elementos.
(    ) A lei do fechamento apresenta-se nessa obra pois algumas formas não estão fechadas, mas ao estarem próximas, conseguimos completar a figura.
(    ) A imagem apresenta alta pregnância da forma, pois, imediatamente consegue-se identificar a composição e os elementos que a compõem.
(    ) Nessa obra aparecem vários elementos iguais, dispostos de maneira linear e ordenada, sendo visível a lei da Unificação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://maringapost.com.br/ahduvido/estas-33-obras-hiper-realistas-parecem-fotografias-mas-sao-realmente-feitos-a-mao/. Acesso em: 14 maio 2019.
	
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A cor tem sido ao longo do tempo um elemento fascinante de descobertas para o homem, principalmente para aqueles que a utilizam como elemento de construção nas artes. Sendo assim, analise as seguintes sentenças:
I- As cores possuem uma linguagem própria por meio de significados e sensações percebidas.
II- Muitos autores abordam o estudo da cor de uma forma apenas artística, não explicando o seu processo físico.
III- A cor é vista, impressiona a retina. É sentida, provoca emoção.
IV- A cor passa a ser um código cultural que traz informações e significados variantes de cultura para cultura.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Para realizar o processo de leitura de imagem, diversos autores desenvolveram métodos, um deles foi criado por Roberto Willian Ott, também conhecido como sistema de crítica artística Image Watching. Esse método refere-se ao ensino de arte em Museus, ou seja, a leitura de imagem é realizada a partir do contato dos observadores com as obras de arte. O Image Watching consiste em um sistema composto por seis momentos, integrados e articulados entre si e geram conceitos que contribuem para a análise crítica das obras artísticas, unindo criação e criticidade no intuito de desenvolver o aprendizado em arte/educação. Sobre o método de Robert Willian Ott, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O método de Ott apresenta as categorias: observando, interpretando, revelando, construindo e criticando. Essas categorias articuladas entre si auxiliam o observador a ler a obra de arte.
	 b)
	O método de Ott é composto pelas categorias: observando, analisando, fruindo, interpretando e revelando. Esse método tem origem na Abordagem Triangular do Ensino da Arte.
	 c)
	Esse método apresenta as categorias: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando. O método de Ott é condizente com a Abordagem Triangular do Ensino da Arte.
	 d)
	Esse método é constituído pelas categorias: analisando, criando, interpretando, compreendendo e fruindo. Esse método auxilia o observador a ler e criar obras de arte expressivas.
	6.
	A capacidade de um signo produzir algo numa mente qualquer, isto é, seu potencial sígnico, é o interpretante imediato. Paraque se dê um processo de semiose é necessário que esse potencial se realize, sempre parcial e singularmente, na mente de alguém ou de um dispositivo interpretativo, ou seja, que se realize um interpretante dinâmico. Se ao signo fosse dada toda condição de realizar-se plenamente, o que é uma situação idealizada, tratar-se-ia de um interpretante final. O processo de apreensão e compreensão de um signo é chamado de semiose. Ela envolve um movimento espiralado, na medida em que toda apreensão sígnica pode tornar-se o reinício de uma semiose. A respeito do processo da semiose, avalie as asserções a seguir:
I- Para que a semiose aconteça, é necessário que exista o signo, que representa algo e pode ser interpretado, e também seu interpretante, que não necessariamente é o indivíduo que interpreta, ambos participam do processo de entendimento, a busca pelo significado oculto.
PORQUE
II- Na semiose que consiste em um estudo científico sobre as cores, muitos autores explicam o processo físico relacionado à comunicação visual. A leitura dos signos depende da luminosidade que incide sobre as cores e a aplicação realizada nas obra de arte.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2895111/mod_resource/content/1/Apostila%20de%20semi%C3%B3tica.pdf. Acesso em: 1º ago. 2018.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	7.
	As imagens estão presentes em nosso cotidiano de maneira intensa e temos o desafio de observá-las e compreendê-las. As imagens planas, como a fotografia, a pintura, o desenho, o cinema e a televisão são as mais comuns, podem ser apreendidas por meio da percepção, o que é diferente da interpretação. Na percepção das imagens podem ocorrer algumas ilusões como a dupla realidade que, segundo Aumont, tornou-se tão corrente que é difícil evitar sua utilização. É preciso notar, entretanto, que ela é potencialmente perigosa: as duas "realidades" da imagem não são, em sentido absoluto, de natureza idêntica, já que a imagem como porção de superfície plana é um objeto que pode ser tocado, deslocado, e visto, enquanto a imagem como porção de mundo em três dimensões existe unicamente pela vista. É importante nunca esquecer o qualificativo "perceptivo" aplicado à dupla realidade das imagens, mesmo que implícito, pois, do contrário, essa expressão perde todo o sentido.
A respeito da "dupla realidade das imagens", avalie as asserções a seguir:
I- A dupla realidade das imagens se refere à percepção de uma imagem plana, bidimensional, como no caso de uma fotografia de uma paisagem natural. A partir dela, temos um fragmento do espaço tridimensional, do momento real. Essa imagem pode ser tocada e manipulada.
PORQUE
II- É uma representação da realidade tridimensional. A imagem da paisagem natural, presente no mundo em três dimensões, não pode ser tocada ou manipulada, apenas percebida pela visão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AUMONT, Jacques. A Imagem. Tradução Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas-SP: Papirus, 1993. (Coleção Ofício de Arte e Forma).
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	8.
	A atitude fenomenológica, segundo Santaella (1992), com base em seus estudos semióticos sobre Peirce, envolve as seguintes capacidades: contemplativa, de distinção e generalização das observações. Com base nesses estudos, analise as sentenças a seguir:
I- A capacidade de distinção é quando o olhar fica mais apurado, e busca-se o que é diferente.
II- Ver o que está diante dos olhos está ligado à capacidade contemplativa.
III- A partir das observações feitas nos signos, é possível ampliá-las em categorias gerais. Isto se refere à generalização das observações.
IV- A capacidade contemplativa não pode ser treinada, é inata.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	Quando pensamos em "maçã", imediatamente nos vem à mente a ideia de uma maçã, um conceito geral que consegue incluir todas as maçãs do mundo. A imagem a seguir nos apresenta três exemplos de maçãs de diferentes tipos. Pierce afirma que não podemos pensar sem signos e que eles remetem a algo. Tendo as maçãs como objeto de trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Índice da maçã
II- Ícone da maçã.
III- Símbolo da maçã.
(    ) Uma bala de maçã.
(    ) Cheiro de uma maçã após a primeira mordida.
(    ) Desenho de maçã utilizada como logotipo.
(    ) A palavra "maçã".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://belezaesaude.com/maca/>. Acesso em: 3 ago. 2016.
	
	 a)
	II - I - III - III.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	II - I - III - I.
	 d)
	I - II - III - III.
	10.
	A semiótica moderna apresenta diversas correntes, por isso é imprescindível conhecê-las e distingui-las, pois disso depende a definição da semiótica, os conceitos e a maneira como eles serão aplicados ao entendimento de outros campos do saber humano. No que tange às correntes semióticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A semiótica peirceana foi criada pelo pesquisador Rudolf Arnheim, tendo como base na teoria da fenomenologia dos signos.
(    ) A semiótica greimasiana busca abordar um discurso aprofundado acerca dos processos de emissão e recepção das mensagens e como se organizam.
(    ) A semiótica russa também é conhecida como semiótica da cultura e tem como foco a globalização da cultura.
(    ) A semiótica peirceana tem relação com o sistema econômico e político de Stalin, com trabalhos intensos nessa área.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2011) Nas últimas décadas, crescem os questionamentos acerca da cultura, principalmente com temas que destacam as inúmeras dimensões da visualidade, sua relevância na constituição de identidades e subjetividades e, sobretudo, os novos modos de perceber e pensar as imagens e as visualidades contemporâneas.
Suponha que a professora Rosa, com o objetivo de aproximar essa reflexão dos processos de criação de poéticas, a partir de diferentes suportes e meios, apresentou aos estudantes a obra da artista Jac Leiner. A artista fez uma instalação com sacos plásticos de inúmeras procedências, reunindo sacolas de museus e livrarias de arte, criando um patchwork, que ocupava toda uma parede.
Após a apresentação da imagem, seria correto a professora informar aos seus estudantes que a visualidade contemporânea compreende:
FONTE: Da série "Nomes", sacolas plásticas, 1989. Jac Leiner.  Disponível em: www.cultura.gov.br/brasil_arte_contemporanea/?page_id=101. Acesso em: 10 set. 2011.
	
	 a)
	A representação do cotidiano na arte, sem a incorporação de objetos prontos.
	 b)
	O uso de novos meios tecnológicos para expressar novas ideias.
	 c)
	A unidade que resulta de um núcleo interior profundo da montagem de fragmentos.
	 d)
	Um texto híbrido que engloba arte, mídia, imagens do cotidiano e uma forma de ver culturalmente construída.
	12.
	(ENADE, 2014) Em 2004, o artistabritânico Banksy realizou um stêncil provocante no qual apresenta os personagens Ronald McDonald e Mickey Mouse de mãos dadas com a vietnamita Kim Phuc. A imagem da criança faz menção à conhecida fotografia de Nick Ut, que registrou crianças fugindo de um bombardeio de napalm durante a Guerra do Vietnã em 1972. Considerando as imagens apresentadas, avalie as afirmações sobre a obra de Banksy:
I- A obra apresenta uma das características marcantes da pós-modernidade: a apropriação de imagens.
II- A obra apresenta intertextualidades implícitas com a fotografia de Nick Ut e com a cultura de massa americana.
III- A obra, de forma satírica, faz uma crítica social e política ao modelo de sociedade americano.
É correto o que se afirma em:
FONTE DA FIGURA: Disponível em: <http://www.banksyposter.net/home>. Acesso em: 15 jul. 2014.
<http://www.npr.org>. Acesso em: 15 Jul.2014.
	
	 a)
	I e III, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I, apenas.

Continue navegando