Buscar

Mobilização Precoce

Prévia do material em texto

Mobilização precoce
A mobilização tem feito parte do tratamento fisioterapêutico aplicado ao doente crítico. Essa se refere a uma atividade física suficiente para provocar efeitos fisiológicos agudos como melhora da ventilação, perfusão central e periférica, circulação, metabolismo muscular e prevenção de estase venosa e trombose venosa profunda.
A estratégia é conciliar repetição com intensidade incluindo movimentos ativos e passivos e movimentações no leito, exercícios ativos assistidos e ativos livre, sentar no leito com as pernas para fora, ortostatismo, transferência da cama para cadeiras, exercícios com a cadeira e deambulação. Essas atividades são seguras e de fácil execução para serem aplicadas precocemente.
Para pacientes lesados medular, a utilização de cintas abdominais melhora a capacidade vital e otimiza os exercícios respiratórios.
A VNI pode ser utilizada durante os exercícios para maior tolerância aos mesmos. Para pacientes recém-desmamados da VM, os exercícios com membros superiores aumentam os efeitos da fisioterapia respiratória para endurance e tolerância a dispnéia.
Recomendações:
Mobilização ativa ou passiva e treinamento muscular devem ser instituídos precocemente no paciente de UTI.
Posicionamento, órteses, mobilização passiva e alongamentos devem ser utilizados para preservar a ADM articular e alongamento muscular em pacientes incapacitados de se movimentarem ativamente.
Estimulação elétrica muscular deve ser indicada quando há disponibilidade de equipamento para pacientes incapacitados de se movimentarem ativamente com alto risco de disfunção muscular.
Técnicas de posicionamento e transferências de pacientes devem ser realizadas pela equipe multiprofissional para se evitar acidentes com sondas e cateteres.
O fisioterapeuta deve ser responsável pela prescrição e implementação de exercícios em conjunto com os demais fisioterapeutas da equipe e com a equipe médica responsável.
Definição
 (
A mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada, reduzindo a incidência de complicações pulmonares, acelerando a recuperação e diminuindo a duração da ventilação mecânica (VM)
)
A mobilização precoce, atualmente, tem se destacado como atuação benéfica para evitar justamente a incidência dos fatores adversos decorrentes do imobilismo
Período prolongado de internamento na UTI demonstram graves limitações físicas e mentais.Na tentativa de reduzir ou prevenir essas seqüelas , no intuito de melhorar a qualidade de vida e reduzir o tempo de internamento.
O avanço tecnologia com diversos recurso porem com desafio da falta de material nas unidades. Então é preciso criatividade para encontrar novas soluções inovadoras, rompendo então a visões mais tradicionais.
PRINCIPAIS INOVAÇOES TECNOLOGICAS APLICADAS A MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE CRITICO
Alguns recursos podem ser empregados para otimizar os resultados da reabilitação precoce no doente crítico. Os mais utilizados são: 
· Eletroestimulação; 
· Prancha ortostática;
· Ciclo ergômetro
· Dispositivo para auxilio ao sentar e levantar e á deambulação
· Dispositivos para treinamento de força em membros inferior
· Exoesqueletos
· Guindaste, suporte de peso e cama automática
· Realidade virtual (RV) na UTI
· Criatividade nos programas de mobilização precoce
· Cadeira beira- leito
· Plataforma vibratória de corpo inteiro

Continue navegando