Buscar

Estudo Dirigido_Artrites_Respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os Estudos Dirigidos têm o objetivo de orientar o aluno nos pontos fundamentais dos conteúdos. A realização do estudo facilitará na realização da prova. Não deixe o conteúdo acumular.
ESTUDO DIRIGIDO – ARTRITE REUMATOIDE (AR), ARTRITE PSORIÁSICA (AP), ARTRITE REATIVA, ARTRITE SÉPTICA (AS)
1. Classifique a AR quanto as características: número de articulações comprometidas, simetria, padrão de evolução do acometimento das articulações, manifestações articulares e manifestações sistêmicas.
Poliartrite crônica simétrica de grandes e pequenas articulações.
Número de articulações comprometidas: poliarticular (mais de 4 regiões afetadas). Eventualmente monoarticular ou oligoarticular
Simetria: artrite simétrica
Padrão de evolução do acometimento das articulações: artrite aditiva - a artrite costuma ter padrão cumulativo (acomete progressivamente novas articulações, sem deixar de inflamar as anteriormente afetadas); 
Manifestações articulares: sinovite, rigidez matinal prolongada (mais de 1 hora), dor, edema e limitação dos movimentos das articulações acometidas, derrame intra-articular, calor e, eventualmente, rubor.
Manifestações sistêmicas: quadros cutâneos, oculares, pleuropulmonares, cardíacos, hematológicos, neurológicos e osteometabólicos. Fadiga, astenia, febre, mialgia e perda de peso.
2. Liste as comorbidades presentes em pacientes com AR.
Hipertensão arterial sistêmica (HAS), dislipidemia e diabetes mellitus (DM) tipo 2. Doenças cardiovasculares – arterosclerose, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca congestiva, Síndrome Metabólica. Trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP). Câncer de pulmão e neoplasias hematopoiéticas, linfoma. Osteoporose, fraturas de quadril e coluna. Linfonodomegalia, nódulos reumatoides, vasculite cutânea, doença intersticial pulmonar, serosite, episclerite e escleromalácia perfurante.
3. Qual o nome deste teste e sua importância na avaliação da AR?
O teste do aperto (Squeeze test) é um teste com elevada sensibilidade para avaliar a dor de maneira mais objetiva, sendo referida após o examinador comprimir as articulações metacarpofalangeanas ou metatarsofalangeanas.
4. Identifique as alterações presentes nas imagens: 
3
1
2
4
1 – Nódulos de Bouchard
2 – Nódulo de Heberden
3 – Dedos em boteira
4 – Dedos em pescoço de cisne
5. Cite e explique a finalidade de cada avaliação funcional que pode ser realizada na AR.
Comprometimento musculoesquelético, com impotência funcional. Tais fatores contribuem para a incapacidade e para a ineficiência física desses pacientes. Exercícios físicos que aborda o desenvolvimento da amplitude do movimento, da funcionalidade, da capacidade cardiovascular e da força muscular. Sentar e alcançar: avaliar a amplitude articular de movimento da cadeia muscular posterior dos membros inferiores. Teste de agilidade ou equilíbrio corporal dinâmico tem origem na análise da capacidade de execução de tarefas motoras básicas relacionadas à funcionalidade de idosos. Dinamometria manual são usados como parâmetro de avaliação da força muscular geral. Sentar e levantar da cadeira foi desenvolvido para avaliar o condicionamento de força muscular. Teste de rosca bíceps unilateral foi desenvolvido para avaliar o condicionamento de força muscular de membros superiores. O teste de seis minutos de caminhada tem como objetivo avaliar a capacidade funcional e cardiovascular.
6. Defina Psoríase e AP.
Psoríase: afecção cutânea inflamatória poligênica com fatores desencadeantes como traumas, infecções e medicações que podem levar a diferentes manifestações clínicas. Caracteriza-se pela presença de placas eritematosas e descamativas de bordos bem definidos que atingem principalmente áreas de extensão de membros como joelhos e cotovelos.
Artrite psoriásica: doença inflamatória crônica das articulações sinoviais associada à psoríase, artrite de articulações periféricas e do esqueleto axial e entesite. A doença é subdivida em relação ao padrão de envolvimento articular em artrite predominante de articulações interfalangeanas distais, oligoartrite assimétrica, poliartrite simétrica, espondiloartropatia e artrite mutilante.
7. Cite as manifestações articulares e extra-articulares da AP. Descreva as características do edema presente na AP que o diferencia dos demais.
Manifestações articulares: tendinite (inflamação dos tendões), edema periarticular (tecido circulante, tendões e ligamentos).
Manifestações extra-articulares: dactilite (inflamação de um dedo em sua totalidade, dedo em salsicha), entesite (inflamação nos locais onde os tendões e os ligamentos se ligam aos ossos), edema periférico, inflamações oculares, ulcerações orais, uretrite, doença da válvula aórtica e distrofia ungueal.
8. Identifique as alterações presentes na AP em cada umas das imagens.
	a) 
 
	b)
 
	c) 
 
	d) 
 
a) Placas eritematodescamativas
b) Lesão ungueal
c) Artrite Mutilante - Reabsorção óssea das falanges (osteólise)
d) Deformidade lápis na xícara – erosão central da falange distal.
9. Defina Artrite Reativa e os agentes etiológicos desta artrite.
Artrite Reativa acontece após episódio de infecção génito-urinária ou gastrointestinal pela bactéria Chlamydia trachomatis (mais frequente), Salmonella, Shigella, Campylobacter e Yersina.
10. Qual a tríade presente na Artrite Reativa? Quais as manifestações articulares e extra-articulares?
Tríade: artrite, uretrite e conjuntivite. 
Manifestações articulares: Aguda: oligoatrite aguda, assimétrica, afeta joelhos, articulação tíbio-társica e metatarso-falângicas. Dor, rigidez após repouso prolongado e alivio com o exercício. Lombalgia, dactilite (dedo em salsicha) e entesite (inflamação do ligamento ou do tendão no local de inserção do osso, com dor local e edema. Crônica: sacroileite e espondilite anquilosante.
Manifestações extra-articulares: queratoderma blenorrágico; alterações ungueais; balanite circinada, vulvite ulcerada: lesões de pele; lesões orais: erosões no palato e na mucosa oral. Erosões no intestino delgado e cólon. Alterações das válvulas cardíacas.
11. Identifique as alterações presentes na Artrite Reativa em cada umas das imagens.
	a)
	b)
a) Dactilite do 4º dedo, queratoderma blenorrágico, alteração ungueal.
b) Queratoderma blenorrágico na planta do pé.
12. Defina Artrite Séptica e os agentes etiológicos desta artrite.
Artrite séptica ocasionada partir de um foco distante da infecção por bactérias, como um furúnculo, vias aéreas superiores e ouvido médio. Crianças pequenas os agentes mais comuns são os Estafilococos Aureos, Estreptococos, Pneumococos, Haemophylos Influenza, Salmonela. Nos adultos os agentes mais comuns são: Estafilococos aureos, Pneumococos, gonococos. Aparece mais freqüentemente em neonatos, lactentes e crianças entre 1-3 anos de idade (com maior incidência as imunodeprimidas). 
13. Descreva brevemente a fisiopatologia de cada Artrite, diferenciando-as.
Artrite Reumatoide: doença inflamatória sistêmica, crônica e progressiva, que acomete preferencialmente a membrana sinovial das articulações, podendo levar à destruição óssea e cartilaginosa. Ocorre em pacientes entre a quarta e sexta décadas de vida. 
Artrite Psoriásica: doença inflamatória crônica das articulações sinoviais associada à psoríase. Predisposição genética se dá pela presença de antígenos leucocitários humanos (HLA), principalmente o HLA-Cw6. O alelo MICA-002 (complexo de histocompatibilidade maior (MHC) classe I associado ao gene A - MICA) favorecer o desenvolvimento de AP. Além do fator genético, elementos ambientais e imunológicos interagem para o surgimento da doença, como traumas, infecção bacteriana, uso de medicamentos indutores de psoríase (carbonato de lítio, o interferon, os β-bloqueadores e os antimaláricos), consumo aumentado de álcool, tabagismo, obesidade e estresse.
Artrite Reativa: depende da interação entre os elementos infecciosos e imunológicos. Presença de bactérias e dos seus produtos na articulação e resposta imunológica local. Existe um desequilíbrio
entre as citocinas, factor de necrose tumoral-α, interleucina (IL)-2, IL-10, interferon.
Acontece após episódio de infecção génito-urinária ou gastrointestinal pela bactéria Chlamydia trachomatis (mais frequente), Salmonella, Shigella, Campylobacter e Yersina.
Artrite Séptica: A fonte mais comum de artrite séptica em crianças é à partir de um foco distante da infecção, como um furúnculo, vias aéreas superiores e ouvido médio. Infecção articular provocada por bactérias com disseminação via hematogênica; devido a uma osteomielite metafisária (contaminação por contigüidade) ou Inoculação direta (durante uma aspiração intra-articular, ou por uma ferida acidental). Crianças pequenas os agentes mais comuns são os Estafilococos Aureos, Estreptococos, Pneumococos, Haemophylos Influenza, Salmonela. Nos adultos os agentes mais comuns são: Estafilococos aureos, Pneumococos, gonococos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando