Buscar

bioquimica - ME.

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Bioquímica.
Unidade 1.
Disciplina: Bioquímica Básica
Curso: Enfermagem
Período: 2019.2
Prof. Dr. Jaim Simões Oliveira
1) Explique a hierarquia estrutural das biomoléculas nas células dos organismos vivos, explicando o que são unidades monoméricas, macromoléculas e estruturas supramoleculares?
R: Todos os organismos vivos constroem suas moléculas a partir do mesmo tipo de subunidades monoméricas. No contexto dessa definição, uma “unidade monomérica” significa a forma reativa do monômero de partida dentro do polímero. As macromoléculas também podem ser chamadas de polímeros, elas se dividem em macromoléculas naturais e sintéticas. São as seguintes; Glicídios, Lipídios e Proteínas. As estruturas supramoleculares são definidas como a química dos arranjos moleculares e das ligações intermoleculares, e está interessada em mais entidades de grande complexidade que resultam da associação de duas ou mais espécies químicas mantidas e unidas por forças intermoleculares. 
2) Quais são as unidades monoméricas (unidades precursoras) dos carboidratos glicogênio e amido?
R: O amido é um polímero natural formado por várias sequências de dois polissacarídeos – amilase e amilopectina, ou seja, são várias moléculas de glicose unidas por ligações químicas simples. O amido é a principal forma de armazenamento de energia das plantas, devido a sua estrutura em hélice que permite que este assuma uma forma mais compacta.
O glicogênio é um polissacarídeo de armazenamento. O excesso de glicose é transformado em glicogênio, um polímero ramificado, os monômeros de glicose são interligados por ligações glicosídicas alpha (-1>4) e nos pontos onde encontra ramificações as ligações glicosídicas são do tipo alpha (1->6).
3) Quais são as unidades monoméricas (unidades precursoras) das proteínas no organismo humano?
R: As unidades monoméricas das proteínas chamam-se aminoácidos. Os aminoácidos necessários, essenciais ao ser humano são; fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, trianina, treptofano, histidina e valina.
4) Quais são as moléculas precursores dos triglicerídeos (triacilgliceróis), os quais são armazenados nas células adiposas?
R: Os triglicerídeos são os lipídios mais abundantes na natureza. São compostos por uma molécula de glicerol ligada a três ácidos graxos esterificados. Os trigliceróis podem sofrer hidrólise, liberando ácidos graxos e glicerol. Se essa reação é feita em meio alcalino, há formação de sais de ácidos graxos, esse processo é conhecido como saponificação. Por serem constituídos em sua maioria por compostos apolares permitem o armazenamento, além disso, liberam bastante energia quando oxidados, já que são compostos altamente reduzidos, são depositados no tecido adiposo e tem funções de isolante térmico, proteção contrachoque mecânico e sustentação de órgãos. 
5) Diferencie macronutrientes de micronutrientes. A seguir liste os macronutrientes e os micronutrientes para o organismo humano?
R: Os micronutrientes são vitaminas e minerais que são essenciais para o perfeito funcionamento do nosso organismo.  Eles devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Alguns deles são: cálcio; cobre; ferro; fósforo; magnésio; potássio; no sódio e no zinco. Os macronutrientes são nutrientes necessários e fundamentais para o desenvolvimento do nosso organismo. Devemos ingeri-los em maior quantidade para proporcionar o melhor funcionamento do nosso organismo. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios. Cada uma delas possui papel fundamental.
6) Na digestão das seguintes macromoléculas presentes nos alimentos, proteínas, amido, glicogênio e triglicerídeos, quais são as unidades monoméricas, também chamadas de unidades precursoras, que resultam dessa digestão?
R: proteínas; aminoácido, amido; glicose, glicogênio; glicose, triglicerídeos; ácidos graxos
7) Quando os carboidratos sacarose, lactose e maltose, que são dissacarídeos, são digeridos pelas enzimas digestivas sacarose, lactase e maltase, presentes no intestino delgado, quais são os monossacarídeos resultantes, respectivamente?
R: Sacarose: açúcar da cana (glicose + frutose)
Lactose: açúcar do leite (glicose + galactose).
Maltose: açúcar do malte (glicose + glicose)
8) Cite as diferentes funções exercidas pelas proteínas no organismo humano? Dê exemplos de proteínas de cada tipo.
R: As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo e são encontradas em todas as estruturas da célula, substâncias intersticiais, anticorpos, entre outros. Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios. Entre os alimentos que se destacam pela grande quantidade desse nutriente, podemos citar as carnes, leite, ovos, cereais integrais, feijão, legumes e vegetais folhosos.
As proteínas globulares formam estruturas com formato esferoide, onde são encontrados enzimas e anticorpos. Proteínas fibrosas organizam-se em forma de fibras ou lâminas e são pouco solúveis em água. Proteínas simples apresentam apenas aminoácidos. Nas proteínas conjugadas apresentam aminoácidos. As proteínas derivadas por processos de degradação de proteínas simples ou conjugadas.
9) Qual a função dos ácidos graxos e dos triglicerídeos no organismo humano?
R: Os ácidos graxos e triglicerídeos são chamados de essenciais por não serem produzidos pelo organismo, por isso é necessário que eles façam parte da nossa alimentação, para;
· Reserva de energia;
· Manter os níveis de lipídios em uma quantidade normal no sangue;
· Ajudam, de forma geral, no controle de inflamações, infecções e lesões;
· Auxiliam na regulação da pressão arterial,
· Favorecem a coagulação adequada do sangue;
· Favorecem a produção de hormônios;
Favorecem a produção de anticorpos
10) Relacione a função da glicose no organismo humano com a Doença Diabetes mellitus?
R: Glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia para o corpo. A glicose é o açúcar encontrado no sangue e obtido através dos alimentos. Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas.  A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
11) Quais os principais tipos de nutrientes utilizados pelo organismo humano como combustível orgânico para extração de energia? 
R: Apesar das gorduras serem a maior fonte de fornecimento de energia, a nossa primeira e principal fonte são os carboidratos, são compostos orgânicos constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio ([C(H2O)]n) e são encontrados nos cereais, arroz, milho, farinha, macarrão, pão e em vegetais que contêm fécula de batata, mandioca ou inhame. O carboidrato mais importante na biologia é a glicose, outra fonte de energia são os alimentos ricos em lipídios (ácido graxo e glicerol), pois possuem o conteúdo energético mais alto que o de alimentos relativamente isentos de gordura. Os lipídios são a nossa reserva de energia e podem ser encontrados nas gorduras em geral, como o óleo, o azeite, a manteiga, a margarina, o amendoim, as castanhas, o coco e o abacate.
12) Explique como as moléculas seguintes estão relacionadas:
a) aminoácidos e proteínas
R: Os aminoácidos são usados para a síntese de proteínas. Ocorre uma Ligação química (ligação peptídica) entre dois aminoácidos para a formação da proteína.
b) monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos
R: Monossacarídeos: podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem em suas moléculas. Os monossacarídeos mais simples são as trioses, os quais possuem 3 carbonos em sua molécula. As tetroses(4 carbonos), pentoses (5 carbonos), dexoses (6 carbonos). Os principais monossacarídeos são as pentoses e hexoses. Entre as pentoses, destaca-se a ribose, enquanto nas hexoses destaca-se a glicose.
Dissacarídeos: este é constituído por 2 monossacarídeos que se unem através de uma ligação covalente chamada O – glicosídica.
Polissacarídeos: polímero grande
Oligossacarídeos: polímero curto de monossacarídeos, com ligação glicosídica.
 
c) glicerol, ácidos graxos e triglicerídeos
R: Os triglicerídeos são um material graxo, que no cotidiano corresponde a óleos ou gorduras indispensáveis à nossa alimentação, pode ser de origem vegetal ou animal, eles circulam em nossa corrente sanguínea e se armazenam no organismo, no tecido adiposo. É obtido através de reações entre um glicerol e ácidos graxos. 
13) Organismos como plantas e bactérias são capazes de biosintetizar os 20 L-aminoácidos que compõe suas proteínas. Como são classificados os aminoácidos na maioria dos vertebrados, mamíferos incluindo o ser humano de acordo com sua capacidade de biossíntese. Explique as definições das diferentes classes e dê exemplos de aminoácidos de cada classe.
R: Processo de quebra dos alimentos e a transformação deles em energia para o corpo humano, através da digestão e eliminação de resíduos. O Metabolismo Global é responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem dentro de uma pessoa ou organismo vivo, sendo dividida em duas etapas, a primeira parte é chamada de "Catabolismo", que é o processamento dos alimentos para a geração de energia ao corpo. A outra etapa é chamada de "anabolismo", onde o corpo da pessoa utiliza o alimento, a fim de reparar ou construir as células.
14) Explique a função do metabolismo do organismo humano.
R: O metabolismo refere-se ao conjunto de reações bioquímicas que controla a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo, o metabolismo é fundamental para a manutenção de todas as atividades do nosso organismo.
15) Qual a importância da respiração celular no organismo humano? Qual a importância do oxigênio, da proteína hemoglobina para este processo?
R: A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, a organela responsável por essa respiração é a mitocôndria. A importância da proteína hemoglobina das hemácias se ligam a moléculas do gás (oxigênio), formando o complexo chamado oxiemaglobina posteriormente o gás carbônico (CO2) gerado na respiração celular, é difundido das células para o sangue e reage com água no interior das hemácias.
15) Explique importância para o organismo da síntese da adenosina-adenina-de nucleotídeo (ATP), que ocorre na respiração celular?
R: A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas.
16) Explique qual a função das enzimas no metabolismo humano? Mas, antes, explique o que é metabolismo?
R: As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas as quais ocorrem em seres vivos.
Elas aceleram a velocidade das reações, o que contribui para o metabolismo. Sem as enzimas, muitas reações seriam extremamente lentas. O metabolismo refere-se ao conjunto de reações bioquímicas que controla a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo.
17) Diferencie em detalhes catabolismo de anabolismo. (Dica para não errar: pesquise em livro de bioquímica e não na internet 
R: - O anabolismo refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso. Já o catabolismo é o conjunto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo, ou seja, o anabolismo é um processo construtivo, enquanto o catabolismo é um processo destrutivo.
18) Explique as três etapas do catabolismo no organismo humano? Dê exemplos de vias metabólicas do tipo catabólica.
R: O catabolismo pode ser dividido em 3 colunas principais:
*Fase 1 – fase da digestão; as grandes moléculas orgânicas gostam de proteínas, lipídios e polissacarídeos, são digeridas em seus componentes menores para as pilhas. As enzimas digestivas utilizadas como hidrolise do heterásido que digerem os polissacarídeos em monossacarídeos ou em açúcares simples.
*Fase 2 – Liberação de energia; uma vez que essas moléculas são divididas, elas são pegadas por pilhas e convertidas para outras moléculas menores, geralmente em enzima A do acetil (acetilco A), que liberam alguma energia.
*Fase 3 – O grupo do acetil no CoA é oxidado e dióxido de carbono no ciclo de ácido cítrico e na corrente de transporte de elétrons, liberando uma energia que é armazenada de acordo com o armazenamento de dados ou de nucleotídeo de adenina de nicotinamida da enzima (NAD+) no NADH.
As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou sinais de outras células. As reações catabólicas, são reações químicas que produzem grandes quantidades de energia (ATP) a partir da decomposição ou degradação das moléculas mais complexas.
19) O que são vias metabólicas?
R: Vias metabólicas se trata basicamente do processamento de biomoléculas. Isto é a construção de biomoléculas. Isto é a construção de moléculas grandes ou complexas a partir de pequenas partículas ou oposto, a degradação dessas macromoléculas em partes menores. Nesse contexto, esses dois caminhos são nomeados, respectivamente como anabolismo ou vias Biosintética, catabolismo ou vias de gradativas. 
20) Defina anabolismo. Qual a importância do ATP para o anabolismo? Qual a relação do anabolismo com o catabolismo?
R: Anabolismo, fase do metabolismo concernente as reações de biossíntese e dependente de energia dos componentes celulares a partir de moléculas precursoras menores e mais simples.
A importância do ATP é que ele reside na grande quantidade de energia livre, que acompanha a quebra das suas ligações fosfoanidrido. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese para consumo posterior. A molécula atua como uma moeda celular, ou seja, é uma forma conveniente de transportar energia.
O anabolismo refere-se ao processo que constrói moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso. Já o catabolismo é composto de reações envolvidas na degradação ou quebra de moléculas complexas em moléculas menores. Esse processo geralmente fornece energia para o organismo.
21) Os exames de um bebê de 48 horas mostraram uma alta quantidade de fenialanina no plasma e um odor de mofo e de camundongo na urina, indicando fenilcetonúria. Explique em termos metabólicos as possíveis causas dos resultados dos exames, descrevendo a reação enzimática, o nome da enzima e os aminoácidos envolvidos. Qual seria o tratamento indicado para este paciente e por quanto tempo? Justifique sua resposta.
R: Deficiência de fenilalanina hidroxilase que metaboliza a fenilalanina. O odor é devido ao ácido fenilpirúvico (metabolito secundário de fenilalanina que causa danos cerebrais). Tratamento é dietético, dieta pobre em fenilalanina (fórmula). O tempo varia, mas a abstenção é total até 2 anos e depois mínima até os 22 anos (alguns recomendam). Mas o ideal é após 2 anos diminuir ao máximo, quase isenta.
22) O organismo humano necessita diariamente repor aminoácidos essenciais. Consumindo uma variedade de alimentos proteicos há como obter aminoácidos essenciais. Fontes de proteína animal, como carnes, peixes, ovos e lácteos, são consideradas proteínas completas, pois contêm todos os aminoácidos essenciais. Alimentos de origem vegetal também contém proteínas, entretanto, no geral essas proteínas são pobres em pelo menos um dos aminoácidos essências. Por exemplo, o feijão apresenta pouco do aminoácido metionina; o arroz e o trigo, pouco do aminoácido lisina; o milho e cereaistêm pouca lisina e triptofano; e os legumes, pouco triptofano. Assim, os vegetarianos necessitam de boas combinações de alimentos de origem vegetal para obter todos os aminoácidos essenciais. Lembrando que, um aminoácido classificado como não essencial, não significa que ele não seja necessário ao organismo, explique o que são aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais?
R: Os aminoácidos essenciais são aqueles que não produzimos, sendo necessária a ingestão de determinados alimentos. São eles; triptofano, valina, fenilalanina, tiamina, lisina, isoleucina, leucina, histidina e metionina. A maioria deles nós encontramos em alimentos de origem animal: carne, leite, ovos, etc.
Os aminoácidos não essenciais são os que nós humanos conseguimos sintetizar em nosso organismo.
Os aminoácidos condicionalmente essenciais são aqueles que o organismo humano não é capaz de sintetizar, mas é necessário para seu funcionamento. O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns, a este convencionou-se a designação condicionalmente essenciais.
23) Quais os objetivos principais do catabolismo?
R: Os objetivos principais do catabolismo é fazer a reação catabólicas, são particularmente importantes para a liberação de energia armazenada na célula. Assim como também tem a degradação de nutrientes ou substâncias armazenadas nas células normalmente com o objetivo de liberar moléculas mais simples e render energia. 
24) A adenosina-trifosfato (ATP) pode ser produzido aerobiamente no organismo humano por meio do processo chamado fosforilação oxidativa. Qual a importância da produção de ATP no organismo humano? Onde dentro das células eucarióticas ocorre este processo?
R: A importância do ATP é utilizada para denominar a adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos. Essa molécula é encontrada em todos os seres vivos e constitui principal forma de energia química. Uma vez que sua hidrólise é altamente orgânica (libera energia livre).
A recuperação divide-se em duas etapas: a anaeróbia, que compreende a etapa da glicólise que ocorre na presença de oxigênio no citoplasma das células eucarióticas e procarióticas, é aeróbia que ocorre na presença do oxigênio. A fase aeróbia divide-se em duas etapas: O ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma de células procarióticas e a cadeia respiratória que ocorre nas cristas mitocondriais e próxima à face interna da membrana plasmática, em eucariotas e procariotas respectivamente.
25) O composto adenosina-trifosfato (ATP), chamado de “moeda energética” do organismo humano, também pode ser produzido anaerobicamente (não dependente de oxigênio) no organismo humano. Descreva quais as vias metabólicas, reações e enzimas envolvidas nesse processo?
R: As vias metabólicas mais importantes no processo de ATP são: glicólise – oxidação da glicose a fim de obter o ATP.
Ciclo de Krebs: oxidação do acetil - CoA a fim de obter energia.
Fosforilação oxidativa: eliminação dos elétrons liberados na oxidação da glicose e do acetil coa. Grande parte da energia liberadas nesse processo pode ser armazenada na célula sob a forma de ATP.
26) Qual a importância da produção de ATP pela via metabólica glicólise anaeróbica (fermentação lática), durante um infarto do miocárdio?
R: A creatina quinase (CK) é uma enzima responsável pela fosforilação reversível da creatina pela adenosina trifosfato (ATP). Gera ATP nos sistemas de contração ou transporte.
A CK é composta por um dímero com duas subunidades B (cérebro) e M (músculo), que quando associados, formam três isoenzimas depositadas no citosol ou nas estruturas miofibrilares: a enzima CK-BB é encontrada abundantemente no cérebro, a CK-MM encontra-se em maior parte no músculo cardíaco e a CK-MB encontra-se predominantemente no músculo cardíaco.
27) A incidência mundial da doença fenilcetonúria, um erro inato do metabolismo dos aminoácidos, varia de 1:10000 a 1:20000 nascidos vivos. Nesta doença, altas concentrações de fenilalanina e de seus metabólitos prejudicam o desenvolvimento normal do encéfalo no início da vida, causando grave retardo mental. Isso pode ser causado pelo excesso de fenilalanina, que compete com outros aminoácidos pelo transporte através da barreira hematoencefálica, resultando em um déficit de metabólitos necessários. 
Explique bioquimicamente por que a quantidade de fenilalanina está aumentada no sangue e urina de portadores dessa doença não tratados, citando o nome da enzima envolvida e qual reação ela catalisa? Qual a dieta indicada para o tratamento deste paciente e por quanto tempo?
R: A fenilcetonúria é causada por uma mutação genética, autossômica recessiva, causada por mutações no gene localizado no cromossomo 12q 22q 24, o qual codifica a enzima hepática fenilalanina – hidroxilase (FAH). A ausência ou deficiência dessa enzima impede a conversão hepática de fenilalanina (FAL), um dos aminoácidos essenciais e mais comum, em tirosina, causando acumulo de fenilalanina no sangue. A fenilcetonúria é o mais frequente erro inato do metabolismo dos aminoácidos. O alto nível sanguíneo leva a excreção urinária aumentada de fenilalanina e de seus metabólitos. As fenilcetonas, fenicetato e fenilactato. Aproximadamente 75% do catabolismo da fenilalanina da dieta é realizada por via fenilalanina hidroxilase, que catalisa sua conversão em tirosina. O tratamento deve ser iniciado tão cedo quanto possível, idealmente até o décimo dia de vida. O aleitamento materno deve ser encorajado e associado ao uso de fórmula isenta de fenilalanina. Os níveis de fenilalanina devem ser diminuídos rapidamente. O tratamento dietético restritivo em alimentos que contém fenilalanina deve ser mantido por toda vida. Dessa maneira, a adesão à dieta é um dos fatores mais críticos a serem abordados pelas equipes multidisciplinares e gestores de saúde pública que lidam com esta doença.
28) Relacione a função da proteína hemoglobina no organismo humano com a respiração celular, que ocorre na mitocôndria?
R: A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal, o transporte de gases pelo nosso corpo. Apesar dessa característica marcante, essa não é a única função da hemoglobina, que também está relacionada com o transporte de gases e o equilíbrio ácido-base. Também a sua principal função é o transportar oxigênio dos pulmões para todo tecido do corpo. Ao mesmo tempo transporta parte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.
A função da mitocôndria é realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula). A quantidade de mitocôndrias é variável dependendo da demanda energética da célula. Células musculares apresentam grande quantidade de mitocôndrias, tendo em vista o seu consumo energético.
29) A avaliação da glicemia após jejum de 12 horas é um exame no qual a concentração da glicose em miligramas por decilitro (mg/dL) é avaliada no plasma ou soro sanguíneo. 
a) Quais são os valores de referência utilizados para a interpretar osresultados? 
R: Glicose plasmática jejum > 110 mgdl e < 126 mgdl.
Glicose plasmática <110 mgdl e na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade > 45 anos.
b) Explique como é realizada a interpretação dos resultados.
R: O procedimento diagnóstico empregados são a medida da glicose no soro ou plasma após jejum de 8 a 12 horas e o teste padronizado da tolerância a glicose (TTG) após administração de 75 gramas de glicose anidra ( ou dose equivalente, por exemplo, 82,5 g de Destrosol) por via oral , com medidas de glicose no soro ou plasma nos tempos. 0 a 120 minutos após a ingestão. A determinação da glicose é feita preferencialmente no plasma, sendo o sangue coletado em tubo de fluareto de sódio. Isso sendo possível , a glicose deverá ser determinada logo após a coleta, o tubo deverá ser mantido a 4 c por no máximo duas horas.
30) Explique o mecanismobioquímica da intolerância a lactose. (Dicas: qual a enzima responsável pela digestão da lactose? Quais os dois monossacarídeos formados após a digestão da lactose no intestino delgado?
R: A intolerância a lactose é um quadro no qual a pessoa não produz uma enzima denominada lactase. A lactase é responsável pela quebra da lactase em galactose e glucose. Os dois monossacarídeos que são formas mais simples de açúcar, formado por molécula de glicose e outra de galactose.
31) Explique o significado da medida pH.
O PH significa potencial hidrogeniônico, uma escala logarítmica que mede o grau de 
acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
32) Quais o valor de referência para o pH sanguíneo?
R: Valor de referência para o PH sanguíneo de 7,35 a 7,45.
33) Um paciente com pH sanguíneo de 7,2 está com uma alcalose ou acidose?
R: O PH 7,2 o paciente está com acidose.
34) Em relação ao pH sanguíneo, diferencia acidose de alcalose?
R: A acidose e alcalose são estados anormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue. O PH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35 – 7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos e para liberação de quantidades corretas de oxigênio nos tecidos. A acidose é excesso de ácido no sangue, com PH baixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue com PH acima de 7,45.

Continue navegando