Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE TOXICOLOGIA AMBIENTAL
Aluna: Melanie de Agrela Barbosa
Quando falamos em poluição atmosférica, nos referimos a qual camada da atmosfera? Troposfera
 O que é poluição atmosférica? É a alteração qualitativa e quantitativa da composição dos gases da troposfera, ocasionada por fenômenos naturais ou antropogênicos.
Defina “smog”. Como pode ser favorecida a ocorrência de “smog”? Qual a composição? Quais os efeitos à saúde?
Smog é a junção da palavra fumaça e neblina, utilizada para definir o acumulo da poluição do ar nas cidades que formam grandes neblinas. Existem dois tipos de smog que são o fotoquímico e o industrial, no smog industrial a inversão térmica contribui mais do que no fotoquímico. No smog fotoquímico ocorre liberação de gases altamente tóxicos ( NO, NO2) e ao entrarem em contato com a luz geram outros poluentes ( O3, HNO3). O smog industrial produzido pela fumaça das industrias e ocorre em aglomerados espaços urbanos densamente povoados, gerando acúmulo de gases tóxicos. 
Na saúde podem causar asma, irritação no olho, dor de cabeça, secura de membranas na região do nariz.
Como são classificados os poluentes do ar e suas fontes emissoras?
Podem ser classificados de acordo com sua origem ( primário e secundário), composição (orgânicos e inorgânicos) e estado físico. As fontes emissoras podem ser classificadas em móveis ou fixas. As móveis são aquelas que estão em movimento como por exemplo: o carro, moto, avião. As fixas
Quais os indivíduos mais vulneráveis na exposição à poluição atmosférica?
Idosos, crianças, gestantes e pessoas portadoras de deficiência respiratória ou cardíaca.
Quais efeitos agudos e crônicos são esperados como resultado da exposição a altos níveis de poluentes no ar? Agudo diminuição da capacidade física, lacrimejamento, dificuldade de respiração.
Crônico asma, bronquite, doenças cardiovasculares, enfisema pulmonar, câncer pulmonar, alteração da acuidade visual, alteração da ventilação pulmonar.
Como os gases irritantes SO2, NO2 e O3 levam a efeitos tóxicos no nosso organismo? Quais os principais órgãos afetados?
Eles possuem ação local que agridem o aparelho respiratório e os olhos, podendo levar a inflamação tecidual.
Como se forma a chuva ácida e quais suas consequências?
Os principais componentes da chuva ácida são os óxidos de enxofre( SO2 e SO3) e de nitrogênio, além do dióxido de carbono. Ao serem liberados através da queima de combustíveis fosseis entram em contato com as gotas de água da atmosfera e formam ácidos. Esses ácidos provocam um aumento da acidez da água da chuva. Em consequência disso temos : destruição da vegetação, acidificação dos solos, degradação dos lagos, problemas respiratórios para o homem.
Por que o monóxido de carbono é um gás asfixiante químico?
Porque a hemoglobina possui uma afinidade maior com o monóxido de carbono do que com gás oxigênio, desta forma o fornecimento de O2 fica prejudicado levando a uma asfixia.
Quais os efeitos da exposição ao CO e como pode ser monitorada a exposição?
Os efeitos variam de acordo com as concentrações inaladas, em torno de 50 ppm pode causar dores de cabeça leve, náuseas e sintomas de envenenamento moderado. A 440ppm causam fraqueza, tontura, vômitos, fortes dores de cabeça. Se prosseguir a níveis elevados o quadro de intoxicação pode levar a convulsões, morte, alteração no ritmo cardíaco, dificuldades na respiração.
Como o material particulado presente no ar pode ser classificado? pode ser dividido em duas categorias. O PM2,5 é formado por partículas cujo tamanho chega até 2,5 micrômetros PM10, com partículas de tamanho entre 2,5 e 10 micrômetros.
Quais efeitos à saúde podem resultar da exposição ao material particulado atmosférico?
Morte prematura de cardíacos, problemas do coração como ataques cardíacos e arritmia cardíaca, irritação das vias aéreas, tosse,dificuldade de respiração, asma.

Mais conteúdos dessa disciplina