As vitaminas são compostos orgânicos que no organismo humano atuam como controladores dos mecanismos de crescimento e de manutenção da saúde. Elas não são sintetizadas no organismo humano e devem ser obtidas em quantidades adequadas através da dieta. Diante desse contexto, sobre as metodologias para determinar algumas das principais vitaminas, analise as afirmativas a seguir: I- A determinação de vitamina B1 é fundamentada na quantificação da fluorescência produzida em condições padronizadas, do composto tiocromo que é originário da oxidação da tiamina com solução alcalina de ferricianeto de potássio. II- O método para determinação de Vitamina A consiste na extração com solvente orgânico, remoção dos ácidos graxos e outros interferentes por saponificação, identificação e quantificação por picnometria de Hélio. III- A determinação espectrofotométrica por redução de íons cúpricos é aplicável para a quantificação de ácido ascórbico (vitamina C), em baixas concentrações em alimentos pigmentados, naturais e industrializados. IV- O método para determinação de vitamina B2 é aplicado para cereais e alimentos enriquecidos. A riboflavina apresenta fluorescência amarelo-esverdeada sob luz ultravioleta. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa I está correta. B As afirmativas II, III e IV estão corretas. C As afirmativas II e IV estão corretas. D As afirmativas I, III e IV estão corretas.
De acordo com o Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008), as determinações feitas na análise de óleos e gorduras são geralmente as dos chamados índices que expressam suas propriedades físicas ou químicas e não as porcentagens dos seus constituintes. Nesse contexto, sobre os índices determinados na análise de óleos e gorduras, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Índice de iodo. II- Índice de saponificação. III- Índice de acidez. IV- Índice de peróxido. ( ) É um dos métodos mais utilizados para medir o estado de oxidação de óleos e gorduras. É aplicável a todos os óleos e gorduras, incluindo margarina e creme vegetal. ( ) Pode fornecer um dado importante na avaliação do estado de conservação do óleo, pois um processo de decomposição, seja por hidrólise, oxidação ou fermentação, altera quase sempre a concentração dos íons de hidrogênio. ( ) Esse índice é uma indicação da quantidade relativa de ácidos graxos de alto e baixo peso molecular. É útil para a verificação do peso molecular médio da gordura e da adulteração por outros óleos. ( ) A sua determinação é a medida do grau de insaturação de óleos e gorduras. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - IV - III. B IV - III - II - I. C IV - I - II - III. D I - III - II - IV.
As metodologias de análise de lipídeos podem envolver a extração da gordura por três métodos distintos: extração com solvente a quente; extração com mistura de solvente a frio (Métodos de Bligh-Dyer) e extração da gordura ligada a outros compostos, por hidrólise ácida e alcalina. Sobre as etapas do método de extração com solvente a quente, ordene os itens a seguir: I- Eliminação do solvente por evaporação. II- Extração da gordura da amostra com solvente. III- A gordura extraída é quantificada por pesagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas do método de extração com solvente a quente:
A III - II - I. B I - III - II. C III - I - II. D II - I - III.
de proteína é realizada através de um fator. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- Na análise de proteína, os elementos analisados geralmente são o cobre ou oxigênio e os grupos são monossacarídeos e polissacarídeos. PORQUE II- O método mais comum para determinação de proteínas baseia-se na determinação de carbono, geralmente feita pelo método de Bligh-Dyer. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na análise de proteína, os elementos analisados geralmente são o cobre ou oxigênio e os grupos são monossacarídeos e polissacarídeos. II- O método mais comum para determinação de proteínas baseia-se na determinação de carbono, geralmente feita pelo método de Bligh-Dyer. A As asserções I e II são proposições falsas. B As asserções I e II são proposições verdadeiras. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Segundo Damodaran e Pakin (2017), a estrutura das proteínas é complexa. A diferenciação dos seus níveis de organização é feita através da natureza das interações necessárias para a sua manutenção. Assim, são caracterizados quatro níveis de organização existentes nas proteínas (estruturas primária, secundária, terciária e quaternária). A respeito estrutura secundária, assinale a alternativa CORRETA:
A Arranjos regulares e recorrentes da cadeia polipeptídica. B Arranjo espacial de duas ou mais cadeias polipeptídicas (ou subunidades proteicas) com a formação de complexos tridimensionais. C Pregueamento não periódico da cadeia polipeptídica, formando uma estrutura tridimensional estável. D Sequência linear na qual os aminoácidos constituintes são ligados covalentemente através de ligações peptídicas.
As fibras alimentares totais podem ser divididas em: fibras alimentares solúveis e fibras alimentares insolúveis. Essa classificação é útil para compreender as propriedades fisiológicas das fibras alimentares (ARGANDOÑA et al., 2017). Sobre as fibras alimentares, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Fibras alimentares solúveis. II- Fibras alimentares insolúveis. ( ) Estas fibras permanecem praticamente intactas através do trato gastrointestinal. ( ) Estas fibras tendem a formar géis em contato com a água, aumentando a viscosidade dos alimentos e são parcialmente digeridas no estômago. ( ) Estas fibras são quase completamente fermentadas pelas bactérias presentes no cólon. ( ) Estas fibras diminuem o tempo de trânsito no intestino, aumentam o bolo fecal e tornam as fezes menos consistentes, diminuindo a constipação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: I- Fibras alimentares solúveis. II- Fibras alimentares insolúveis. ( ) Estas fibras permanecem praticamente intactas através do trato gastrointestinal. ( ) Estas fibras tendem a formar géis em contato com a água, aumentando a viscosidade dos alimentos e são parcialmente digeridas no estômago. ( ) Estas fibras são quase completamente fermentadas pelas bactérias presentes no cólon. ( ) Estas fibras diminuem o tempo de trânsito no intestino, aumentam o bolo fecal e tornam as fezes menos consistentes, diminuindo a constipação. A II - II - I - I. B II - I - I - II. C II - I - II - I. D I - I - II - II.
Diante desse contexto, sobre a densimetria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 7 8 9 ADUJOU? Dê um LIKE aqui no Passei Direto 13/09/2023, 10:01 Avaliação II - Individual about:blank 5/5 ( ) Esse método é baseado na medida da densidade de uma solução açucarada, que é uma função da concentração de açúcar em uma temperatura definida. ( ) É um método gravimétrico baseado na redução de cobre pelos grupos redutores dos açúcares. ( ) Nesse método utiliza-se o refratômetro que mede o índice de refração da solução de açúcar, determinando açúcar total como sólidos solúveis. ( ) Nesse método, utiliza-se o polarímetro que mede a rotação óptica de uma solução pura de um açúcar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Esse método é baseado na medida da densidade de uma solução açucarada, que é uma função da concentração de açúcar em uma temperatura definida. É um método gravimétrico baseado na redução de cobre pelos grupos redutores dos açúcares. Nesse método utiliza-se o refratômetro que mede o índice de refração da solução de açúcar, determinando açúcar total como sólidos solúveis. Nesse método, utiliza-se o polarímetro que mede a rotação óptica de uma solução pura de um açúcar. A V - V - F - F. B F - V - F - V. C V - F - F - F. D V - F - F - V.