Buscar

PLATAFORMAS MOLECULARES PARA AS ATIV BIOLÓGICAS 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: PLATAFORMAS MOLECULARES PARA AS ATIV. BIOLÓGICAS   
	Aluno(a): ELTON DOS SANTOS PEREIRA
	202001075763
	Acertos: 8,0 de 10,0
	16/11/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	São exemplos de ácidos nucleicos:
		
	
	Adenina e guanina;
	
	Timina e uracila.
	 
	DNA e RNA;
	
	Proteínas e lipídios;
	
	Monossacarídeos e dissacarídeos;
	Respondido em 16/11/2020 20:30:41
	
	Explicação:
As demais alternativas fornecem exemplos de outras macromoléculas ou bases nitrogenadas.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A reação em cadeia da polimerase (PCR) tem como base a:
 
		
	 
	amplificação de moléculas de DNA.
	
	termorreação para hidratação do DNA.
	
	identificação de proteínas.
	
	degradação do DNA.
	
	amplificação de moléculas de RNA.
 
	Respondido em 16/11/2020 20:34:55
	
	Explicação:
PCR é uma técnica de amplificação do DNA que permite a detecção de moléculas e sequências de nucleotideo alvo
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Polícia Científica, PE, 2016): A respeito de eletroforese, uma metodologia amplamente empregada para separação, isolamento, análise e manipulação dos ácidos nucleicos, assinale a opção correta:
		
	
	Os ácidos nucleicos possuem uma carga geral total positiva, devido aos seus grupamentos fosfato do arcabouço e, consequentemente, quando aplicados em um gel de agarose ou poliacrilamida, migram em direção ao ânodo.
	 
	A quantificação de DNA em gel de agarose é uma técnica de menor precisão, comparada a eletroforese em acrilamida, sendo utilizada como instrumento para averiguação de êxito na etapa de extração;
	
	A eletroforese em gel de agarose é usada para separar proteínas de tamanhos diferentes, que podem ser detectadas por fluorescência;
	
	A identificação dos fragmentos amplificados de DNA não pode ser realizada em gel de poliacrilamida;
	
	A eletroforese consiste na migração das partículas de uma solução coloidal sob a influência de um campo magnético onde a polaridade negativa atrai as moléculas;
	Respondido em 16/11/2020 20:39:52
	
	Explicação:
A eletroforese em gel de agarose destina-se apenas a ácidos nucleicos, enquanto a eletroforese em gel de poliacrilamida pode ser empregada para ácidos nucleicos e proteínas. Na técnica de eletroforese, graças à aplicação de campo elétrico, as partículas são induzidas a migrar no polímero. O movimento das partículas é determinado em função da repulsão do pólo negativo uma vez que, em função dos seus respectivos grupamentos fosfato, o DNA possui cargas semelhante.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(INCA, 2014): Qual afirmação descreve com precisão o processo de PCR?
		
	
	O peso molecular do fragmento de DNA não é diagnóstico de especificidade de um PCR;
	 
	É necessário um par de primers para a amplificação de um fragmento de DNA;
	
	A reação de PCR requer um tipo especial de enzima de restrição;
	
	Os produtos de PCR são inibidores da reação em cadeia da polimerase;
	
	A reação de PCR amplifica geometricamente um fragmento de DNA.
	Respondido em 16/11/2020 20:41:16
	
	Explicação:
Os produtos de uma etapa da reação de PCR servem como substrato para as etapas subsequentes. Não é necessário utilizar enzima de restrição para essa metodologia. O uso de pesos moleculares auxilia na deteção de amplificações inespecíficas. A amplificação é considerada exponencial.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(FGV, 2010): Num estudo para verificar se a espécie "A" de bactéria apresenta e expressa um gene similar ao gene tox da espécie "B", seria correto afirmar que:
		
	
	uma hibridação tipo Northern-blot com sonda tox marcada empregando amostras de RNA total da espécie "A", indicaria que de fato este gene é traduzido na espécie "A";
	
	uma hibridação tipo Western-blot com sonda tox marcada empregando amostras de DNA total da espécie "A", indicaria que um DNA similar a este gene está presente no genoma da espécie "A".
	 
	uma hibridação tipo Southern-blot com sonda tox marcada com DNA total, indicaria que um DNA similar a este gene está presente em "A" sem informação sobre transcrição ou tradução do mesmo;
	
	a obtenção de um produto de PCR amplificado a partir de iniciadores para tox da espécie "B" comprova a presença de um gene tox sendo expresso na espécie "A";
	
	uma hibridação tipo Southern-blot com sonda tox marcada empregando amostras de DNA total da espécie "A", indicaria que de fato este gene é expresso na espécie "A";
	Respondido em 16/11/2020 20:46:11
	
	Explicação:
A obtenção de produtos de PCR amplificados utilizando-se iniciadores para tox apenas detecta a presença do gene, assim como a hibridização por Southern Blot. Para avaliação da expressão gênica por hibridização, seria necessário realizar a técnica de Northern Blot. Para avaliação da tradução do gene por técnica de hibridização, seria necessária a realização de Western Blot.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma técnica de grande utilidade e resolução utilizada em laboratórios de bioquímica e biologia molecular é a eletroforese bidimensional. Sobre essa técnica, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir:
( ) Em uma das dimensões da eletroforese bidimensional, as moléculas são separadas em função de seus pontos isoelétricos.
( ) Em uma das dimensões da eletroforese bidimensional, as moléculas são separadas de acordo com sua massa molecular.
( ) Proteínas isoladas por essa técnica podem ser, a seguir, analisadas por espectrofotometria de massas, permitindo que sejam calculadas as massas moleculares de peptídeos derivados.                                                                                                                                    ( ) Não é possível realizar western blotting a partir de um gel bidimensional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:
		
	
	 V-V-V-V
	 
	​​​​​V-V-V-F
	
	F-V-F-V
	
	F-V-V-F
	
	V-V-F-V
	Respondido em 16/11/2020 20:43:52
	
	Explicação:
A eletroforese 2D também pode ser utilizada para separação de proteinas que precede o Western Blot 
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(Adaptada de CESPE, 2013): Considerando que o esquema abaixo apresenta o sequenciamento de DNA, processo responsável por uma verdadeira revolução nas ciências biológicas, avalie o gel abaixo: 
Pelo perfil apresentado no gel, a ordem correta de bases nitrogenadas do fragmento sequenciado é:
		
	 
	5´-TGCCAT-3´
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	5´-TACCGT-3´
	
	5´-ACGGTA-3´
	 
	5´-ATGGCA-3´
 
	Respondido em 16/11/2020 20:49:03
	
	Explicação:
Para elucidar a ordem das bases nitrogenadas, o gel deve ser lido de baixo para cima, ou seja, do menor fragmento para o maior fragmento. Além disso, o resultado respeita o sentido 5´-3´ de polimerização.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(UFAM, 2016): A clonagem molecular é caracterizada pela produção de muitas cópias de um fragmento de DNA alvo (amplificação), por meio da tecnologia do DNA recombinante. Sobre essa técnica, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Um vetor de clonagem molecular pode conter mais de um marcador de seleção;
II. A região do gene repórter deve conter sítios de restrição enzimática para clonagem;
III. Em uma placa de Petri, o número de clones recombinantes não excede o número de clones não recombinantes;
IV. Uma das características exigidas para a clonagem molecular é que as células utilizadas como hospedeiras sejam organismos não patogênicos;
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I,II e IV estão corretas;
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	Respondido em 16/11/2020 20:51:22
	
	Explicação:
O processo de clonagem pressupõe a existência de falhas nos processos de clonagem
em vetor e transformação em organismos competentes. Dessa forma, as concentrações de vetor com inserto e bactéria são otimizadas de forma a otimizar a produção de clones recombinantes.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(FUVEST, SP): "Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami. Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezembro, obteve a confirmação do fato através de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como "Bebê 81" por ser o 81º sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes." Folha online, 14/02/2005 (adaptado).
 
Algumas regiões do DNA são seqüências curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padrões de fragmentos de DNA que são ¿uma impressão digital molecular¿. Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai.
 
Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?
 
		
	
	Casal D;
 
	
	Casal B;
	 
	Casal C;
 
	
	Casal A;
	
	Casal E.
	Respondido em 16/11/2020 20:53:39
	
	Explicação:
Para todos os outros supostos casais, sempre encontraremos alguma banda no bebê 81 para a qual não haverá correspondência nem materna nem paterna.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Enade, 2016): Desenvolvida recentemente, a técnica de edição de genoma denominada CRISPR/Cas9 mostra-se bastante promissora nas áreas de Biotecnologia e Medicina. Por engenharia genética, é possível direcionar o sistema CRISPR/Cas9 para clivar o DNA em um ponto específico dos genomas de vírus, de plantas, de fungos e de animais, inclusive de embriões humanos, o que tem gerado discussões a respeito dos aspectos éticos de sua utilização.
(YANAGUI, K. Novas tecnologias, novos desafios. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 68, n. 3, set. 2016 (adaptado)).
Em relação às questões bioéticas envolvidas na edição genética, avalie as afirmações a seguir.
I. No Brasil, não é permitido o uso de técnicas para a edição genética de embriões humanos; os estudos científicos nessa área devem ter como objetivo tratar e curar problemas de saúde e não alterar o genoma ou realizar clonagens;
II. A despeito do caráter promissor da edição genética no tratamento de doenças graves, as intervenções feitas por meio da técnica de CRISPR/Cas9 em embriões podem ser passadas às gerações futuras, por esse motivo, a prática é considerada eugenista, o que ensejou a proibição de estudos desse tipo em embriões humanos em alguns países;
III. Em alguns países, inclusive no Brasil, são permitidas por lei a manipulação e a modificação genética de embriões humanos para fins de pesquisa, entretanto, esses embriões devem ser descartados dentro do prazo de duas semanas.
É correto o que se afirma em:
		
	
	I, II e III.
	
	II e III, apenas;
	
	III, apenas;
	 
	I e II, apenas;
	
	I, apenas;
	Respondido em 16/11/2020 20:52:54
	
	Explicação:
No Brasil, a legislação veta qualquer experimento que envolva a manipulação genética de embriões humanos. A Lei de Biossegurança (11.105/2005) proíbe em seu artigo 6, inciso III, a ¿engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano¿.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais