Buscar

prova biologia molecular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Quais elementos quantitativos dos trabalhos de Chargaff foram fundamentais à concepção do modelo da dupla-hélice proposto porWatson e Crick?
(5 Pontos)
2.Por que o DNA e o RNA são considerados ácidos?
(5 Pontos)
3.Parte de uma fita de uma molécula de DNA de dupla hélice possui a sequência 5'-GATTACAGCCTTAGTTAAATTCTAAGGCTGGTA-3'. Escreva a sequência da fita de DNA complementar.
(5 Pontos)
4.A replicação é um processo complexo e essência para perpetuação das espécies, este é realizado por um conjunto de enzimas que tem funções específicas, descreva a função da primase, helicase e topoisomerase na replicação.
(5 Pontos)
5.Segundo o dogma da Biologia Molecular o RNA mensageiro será traduzido em proteína a partir da leitura desta molécula utilizando o código genético. Baseado nisto, qual sequência de aminoácidos que será produzida a partir da sequencia deste RNA mensageiro? 5'-AUGCCUCGUCAGGUGUAAAGUCAGGCUUGA-3'
(5 Pontos)
6.Descreva o que são promotores e a sua função na expressão da informação genética.
(5 Pontos)
7.O DNA serve como material genético. Cite três papéis na célula do RNA.
(5 Pontos)
8.Descreva o código genético, e explique a importância dele ser degenerado.
(5 Pontos)
Código genético é a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína, O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a sequência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. a importância dele ser degenerado é que todos os códons diferentes podem codificar o mesmo aminoácido, ou seja, o código genético é universal porque é o mesmo para todos os seres vivos.
A helicase ou DNA helicase é uma enzima que promove a abertura da hélice de DNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação. A helicase quebra as ligações de hidrogénio entre as bases azotadas (purinas ou pirimidinas) de ambas as cadeias de DNA, fazendo com que estas se separem.
A topoisomerase é uma enzima que quebra a fita de DNA, ela funciona como uma tesoura que desenrola a fita de DNA e corta ela. ela insere um Pi na ligação fosfodiester, clivando uma das fitas que permanece ligada à enzima, permite que uma fita gire livremente entorno da outra, a fita não clivada serve de suporte, Regenera a ligação fosfodiester.
MET PRO ARG GIN VAL STOP SER GIN ALA STOP
Um promotor é uma região do DNA que inicia a transcrição de um determinado gene. Os promotores estão localizados perto do sítio de início da transcrição de genes, na mesma fita e a montante no DNA (para 5' da fita código). Os promotores podem ter por volta de 100-1000 pares de bases de comprimento.
Função: Promotores contêm sequências de DNA específicas como sequências consenso, que fornecem um sítio seguro de ligação para a RNA polimerase e para proteínas chamadas fatores de transcrição que recrutam a RNA polimerase. Estes fatores de transcrição têm sequências ativadoras ou repressoras de aminoácidos que se anexam a promotores específicos e regulam a expressão do gene.
Armazenar e transmitir as informações genéticas, Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.
é fundamental para a síntese de proteínas, uma vez que contém as informações que comandam a síntese de RNA.
Código gen
Os elementos usados por charg
porque ambos tem moléculas orgânicas consideradas macromoléculas, formadas por monômeros( Nucleotídeos ) formados por radical fosfato, açúcar e ambos tem as bases nitrogenadas.
3' - CTAATGTCGGAATCAATTTAAGATTCCGACCAA - 5'

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais