Buscar

Diferença entre Surdez e Deficiência Auditiva

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Requer avaliação
	
	
	
	Nesta primeira unidade vimos a importância dos conceitos de deficiência auditiva e de surdez para compreender a cultura surda e a sua contextualização histórica. Além disso, você identificou os mitos e as verdades acerca dessa condição física, vendo o quanto é possível para um surdo viver em sociedade.
PROPOSTA
- Pensando nisso, você conhece alguma pessoa surda ou já ouviu casos sobre essa deficiência?
Faça um texto dissertativo, com no mínimo 500 palavras, ou 10 linhas.
As dúvidas devem ser enviadas no canal "Fale com o professor".
 
Critérios de avaliação
1) Apresentação de resposta por meio de um texto de no mínimo, 500 palavras ou 10 linhas.
2) Cópias, transcrições integrais e ou análises cujo fundamento resida na utilização de ideias de terceiros não serão consideradas. Nesse caso, o (a) aluno (a) terá a sua participação zerada. Por essa razão, peço que evite a cópia integral ou parcial de trabalhos disponíveis na Internet, de obras de referência ou até mesmo de colegas. Fique atento (a) a essa informação. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os devidos créditos ao autor da produção original, seguindo as normas da ABNT (acesse o seguinte link para obter informações a respeito do uso de referências em trabalhos acadêmicos: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm).
Lembre-se que você pode, sim, complementar suas respostas, mas a correção e avaliação tomará como base sua reflexão sobre o tema em foco.
3) Estrutura do argumento: deve apresentar desenvolvimento e conclusão sobre a proposta da atividade.
4) Aderência ao conteúdo.
5) Criatividade e autonomia.
6) Clareza: as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências, e dialogar com o foco geral da atividade.
7) Atente à norma culta da Língua Portuguesa
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Tive o prazer de conhecer, em meu trabalho, há duas pessoas (servidores) nessas condições, contudo eu nunca soube distinguir e saber a diferença entre um e outro. Um realmente falava, mas não escutava e o outro não falava e nem escutava. Estudando a matéria pude compreender a diferença entra ambos.
A surdez é a perda da audição e, consequentemente, a necessidade de comunicar-se pela língua de sinais; em muitos casos, pode ter a origem congênita. Ou seja: quem nasce surdo, não ouve nenhum som e, por conseguinte, tem dificuldade para adquirir a forma de comunicação expressa pela língua falada. Por sua vez, a deficiência auditiva pode acometer aqueles que nascem com a audição perfeita (ou quase perfeita), pois decorre de lesões ou doenças que causam perda auditiva.
É importante salientar que esta é uma diferença bastante relevada na comunidade surda. Os que nasceram surdos pertencem à cultura surda pela origem e são os que falam pela língua de sinais, desenvolvida durante seu crescimento. Por outro lado, os deficientes auditivos, que adquiriram a surdez em algum momento da vida, deverão aprender uma nova forma de comunicação – a língua dos sinais – para, só então, serem inseridos na cultura surda.
Com base nos estudos compreendi que Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.

Continue navegando