Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 3a aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 3a aula
O processo de planejamento, a partir do que vimos na aula anterior, envolve ainda a discussão das seguintes etapas: definição do negócio, missão, visão, valores, diretrizes estratégicas e objetivos estratégicos; definição das ações/estratégias; definição dos responsáveis, prazos e orçamentos; definição dos planos de contingência; definição dos mecanismos de implantação e de monitoração e avaliação. Já os níveis de planejamento compreendem os níveis estratégico, tático e operacional e os tipos de planos são traduzidos em procedimentos, orçamentos, programas, regras ou regulamentos.
Resumo do conteúdo
As etapas para a implantação de um planejamento organizacional com seus desdobramentos táticos e operacionais; os benefícios que as empresas podem obter com um planejamento eficientemente implementado; A abordagem do planejamento tático de uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo.
	 1a Questão
	Estabelece as linhas de orientação e limites para a ação dos indivíduos responsáveis pela implementação dos planos. Podem ser de forma escrita ou de forma implícita, conferindo assim flexibilidade aos tomadores de decisão no nível gerencial. Neste contexto estamos tratando em uma empresa de:
		
	 
	Políticas
	
Explicação: Os planos táticos são implementados por meio de políticas. A política é uma definição de propósitos comuns de uma empresa. Ela estabelece linhas de orientação e limites para a ação dos indivíduos responsáveis pela implementação dos planos. As políticas podem ser escritas ou apenas implícitas, conferindo assim flexibilidade aos tomadores de decisão no nível gerencial.  
	
	 2a Questão
	
	Assim como o processo decisório, a decisão envolve um diagnóstico do problema, a procura de soluções e alternativas para o problema, a análise e comparação dessas alternativas, a seleção e escolha da melhor. As decisões podem ser classificadas em:
		
	 
	Programadas e não programadas
	
Explicação: O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e, por isso, via de regra o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.  Já as decisões podem ser programadas (computacionais) e não programadas (baseadas em julgamentos). As decisões podem defrontar-se ainda com estados da natureza, apresentados sob três formas, incerteza, risco e certeza.
	
	 3a Questão
	
	Estudamos que os Planos Operacionais recebem diferentes denominações, de acordo com o que estejam relacionados. Sendo assim, marque nas opções abaixo a denominação daquele que está relacionado com Método:
	 
	Procedimento
	
Explicação: Chamamos de Procedimento o Plano Operacional relacionado a Método.
Orçamento é com Dinheiro.
Programa é com Tempo.
Regulamento é com Comportamento
Planejamento é a denominação geral da Função Administrativa envolvendo Estratégico, Tático e Operacional.
	
	 4a Questão
	
	Assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA sobre o processo de decisão
		
	 
	O tomador de decisão busca sempre excelentes alternativas 
 
	Explicação: Conforme apresentado na aula 3, o tomador de decisão busca sempre alternativas satisfatórias até por ter restrições de tempo e recursos
	
	 5a Questão
	
	O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. Entre seu tipo está o planejamento operacional. Qual das alternativas se relaciona a esse tipo de planejamento?
		
	 
	Projeção de objetivos e metas utilizando processos organizacionais para obter resultados a curto prazo.
	
Explicação: As demais alternativas se referem ao planejamento estratégico, com exceção da resposta que diz respeito ao planejamento operacional.
	
	 6a Questão
	
	As atividades planejamento são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento, ou seja, no estratégico, tático e operacional. O planejamento operacional apresenta a seguinte característica:
		
	 
	Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
	
Explicação: O planejamento operacional é elaborado no nível operacional, voltado para o curto prazo, procura orientar as tarefas básicas e diárias a serem executadas no setor.
	
	 7a Questão
	
	Assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA sobre o planejamento operacional
		
	 
	É montado à base de processos não programáveis e com técnicas estatísticas
	
Explicação: Conforme apresentado na aula 3, o planejamento operacional é montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais
	
	 8a Questão
	
	O planejamento tático representa a ligação entre o plano estratégico e os planos operacionais. Procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional. Em decorrência podemos acrescentar qual particularidade a um plano tático?
		
	 
	É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
	
Explicação: Dentre as duas principais características do planejamento tático, mencionadas na aula 3, consta: É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. As demais opções de resposta não são características do planejamento tático.

Outros materiais